VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Coluna / Bloco de Notas

Bloco de Notas – 1ª edição de setembro

Publicados

OPINIÃO

Por Paulo Borges

Corrida ao emprego ou à representatividade?

O período eleitoral brasileiro, além das amarras da lei, é a oportunidade para que muitos disputem um emprego. Uns para segurar o que já tem e outros para ocupar a vaga que surge. Quase todos representando a si próprio.

Quando falo isso, me baseio na falta de representatividade do eleito. Nem sempre por culpa do eleito, mas pelo que impõe um sistema eleitoral fajuto que admite uma dezena de partidos que nada significa, exceto para seus donos terem poder de barganha e conquistarem um lugar ao sol e dele se aproveitarem.

A reforma política tão necessária e decantada por todos não vem porque esse desejo é só conversa fiada. Ninguém larga o filé; o osso fica para nós, população.

Vale ressaltar que, apesar de tudo esse labirinto, existem bons políticos e conheço vários. Infelizmente a cacicada manda e desmanda e mama.

———————————————————————————————————————————

Original e o genérico

Nessa disputa à prefeitura tem muito candidato original, mas o que tem de genérico é uma grandeza. Tem aqui, em Vitória, pelo interior do nosso Estado e, com muita lábia e conversinha de travestido de gente boa, acabam – os genéricos – se elegendo. E pior, por mais que aumente a dose, não vão curar as doenças dos municípios e de seus cidadãos.

Inadimplente

A dívida bruta do governo do presidente Lula (PT), está batendo os R$ 8,8 trilhões. O Orçamento da União gira em torno de R$ 5,5 trilhões e metade disso é para pagar dívidas e juros. Já incluso as despesas da Janja com vestuário, bolsas de grife, perfumaria, penduricalhos e passeios pelo mundo.

Para saldar tanta gastança a saída é aumentar e criar novos impostos para nós, que trabalhamos, produzimos, pagarmos.

Eleições

Em Vitória, com o crescimento do Luiz Paulo (PSDB), haverá (sic), segundo turno. O prefeito Pazolini (Republicanos) liderada todas as pesquisas de opinião.

Em Santa Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), Romero Endringer (Podemos) e Genivaldo Potratz (PL) disputam a prefeitura. Mas a disputa fica mesmo entre Fernando e Romero (reeleição). Acredito que Fernando Rocha está tendo mais visibilidade com o uso das redes sociais.

Em Santa Teresa, acredita-se que o atual prefeito Kleber Medici (PSDB) se reelege. Os outros dois, Bruno Araújo (PL) e Claumir Zamprogno (PSB) disputam, mas não levam.

Em Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos) tenta a reeleição, mas as pesquisas apontam o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) já liderando o pleito. Quanto ao candidato do PL, Maurinho Rossoni, parece não ter muita chance de alcançar os líderes. O PT, que no início tinha o Zé Carlos (ex-prefeito), depois o Galego e agora Zé Carlos novamente e nesse momento sabe-se lá quem, não tem nenhuma possibilidade de se eleger. O município de Linhares a direita é forte, mas o seu maior representante ainda carece de maior visibilidade. Não é só isso. Bruno, cria de Guerino Zanon, e Lucas (que foi também no início da vida pública), se destacam mais junto ao eleitorado conservador do município que mais cresce no Espírito Santo.

Em Pedro Canário, o prefeito mais bem avaliado, Bruno Araújo (Republicanos), faz o sucessor com os pés nas costas. Kleilson Rezende (PSB), nascido em Paracambi (RJ) tem 44 anos, é produtor agropecuário com superior completo e tem mais de 70% do eleitorado canarense. Ele é o vice do atual prefeito e tem à prefeitura logo ali. Deve se eleger sob as graças de Bruno Araújo que tem a aprovação dos seus dois mandatos em benefício do seu município.

Leia Também:  Coluna Bloco de Notas - 1ª edição de março

Em São Mateus, o radialista e ex-deputado Carlinhos Lyrio (Republicanos) lidera todas as pesquisas que se conhece, após a inelegibilidade do ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB). Marcos da Cozivip (Podemos) disputa a sua primeira eleição e segue no segundo lugar. Os outros três candidatos (Nilis-PL; Zenilza-PT e Henrique Follador-PDT), são coadjuvantes.

Em Conceição da Barra Mateusinho do Povão (Podemos), Toninho de Deus (União), Erivan Tavares (PSB), Edmundo Norberto (PT), Geralda Professora (Psol), Manoel Pé de Boi ((Republicanos), Tarquínio de Medeiros (PL) e Noel Bikes (PRTB). Disputam o pleito eleitoral. Mateusinho, que vem para a reeleição, teve indeferida pelo TER a sua eleição, mas recorreu e se diz ainda candidato. Ao que parece Mateusinho, Erivan e Toninho de Deus são os mais fortes candidatos. Manoel Pé de Boi foi prefeito e agora vem para a disputa, mas os entendidos de eleição barrense, dizem que não é mais o mesmo que um dia foi chefe do Executivo de Conceição da Barra. Em seis de outubro saberemos.

Em Marechal Floriano, a disputa é entre cinco candidatos a prefeito do município. Os nomes são: Diony Stein (Podemos), Felipe Del Pupo (MDB), Lidiney Gobbi (PP), Maylson Littig (PDT) e Reginaldo Penha (PT). Quem ganha? Em seis de outubro dou a resposta.

Em Rio Bananal, disputam as eleições Bruno Pella (Podemos), Edimilson Eliziário (MDB), Jonacir Patrocínio (PL) e Judaci Bolsoni (PSB).  Lamento, mas não faço ideia de quem vence essa peleja.

O Espírito santo tem quase três milhões de eleitores. Tem voto para todo mundo, basta garimpá-los.

Atendimento de qualidade

A Saúde em Vitória tem seus problemas, mas é considerada muito boa. A Unidade Básica de Saúde de jardim Camburi é exemplo de bom atendimento, bons profissionais e boa gestão. A diretora Vivian Kecy e seus comandados são bem avaliados e têm o reconhecimento de quem procura e necessita dos serviços médicos daquela unidade.

Gatinha

O deputado estadual José Esmeraldo (PDT) acusou o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke Gatinha (PSB), de irresponsável pelo fato de ter adquirido uma enorme quantidade de Paviese e não fez nenhum metro de calçamento.

Deputado José Esmeraldo

O material está abandonado, num claro desperdício do dinheiro público. Como não há zelo da municipalidade e Gatinha não mia, as pessoas estão pegando os blocos de paviese e levando para calçarem suas propriedades.

O engenheiro e deputado José Esmeraldo, costuma visitar vários municípios e por onde passa abre bem os olhos para vê e saber o que de bom e de ruim acontece. Aonde tem sacanagem ele passa o rodo, sem dó e piedade.

O parlamentar disse não entender como a população de Santa Maria de Jetibá pode votar nesse tipo de político.

 

====================================================================================

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não pode.

Continuarmos acreditando que vivemos numa democracia plena, enquanto adversários são censurados, veículos de viés conservador perseguidos e um governo que não tem propósito para fazer o Brasil avançar.

Leia Também:  Bloco de Notas / 1ª edição de agosto

===================================================================================

Resumão

Prestígio – O governador Renato Casagrande (PSB) tem aprovação da sua gestão, em praticamente todo o Estado do Espírito Santo. É o reconhecimento a um governo que tem feito muitas entregas. /// Reconhecimento – Os vereadores de Santa Teresa têm demonstrado que podem apresentar relevantes serviços prestados aos munícipes. É uma Câmara muito atuante, propositiva, sem baixaria, um exemplo para muitas do nosso Estado. Acredito que seja uma questão de cultura. /// Vitória – A Câmara Municipal de Vitória também está nesse rol de boa gestão e de vereadores atuantes. Leandro Piquet (PP) se destaca como um verdadeiro presidente democrático. Em tempo: não vem para a reeleição. /// São Mateus – O atual prefeito do município, o devastador Daniel Santana (sem partido e sem noção) tem como grande realização nesses quase oito anos de governo, a destruição da cidade de São Mateus. É o que tem para apresentar. E ainda tem no Legislativo seis, de onze vereadores, que avalizam o seu caótico e corrupto governo. /// Os caras – Lula, um presidente inoperante; Alexandre de Moraes, um ministro operante demais… /// Escolhas – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um bom governo em vários segmentos devido as boas escolhas que fez para os ministérios. Os melhores exemplos: Teresa Cristina (Agricultura) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura). Por outro lado, o atual governo do PT só fez escolhas “pouco republicanas”. A última foi a deputada Macaé Evaristo, em substituição ao Silvio Almeida, nos Direitos Humanos (dos manos). Responde a 13 processos. /// “Terrorista” – O Pablo Marçal (PRTB) virou o terror da direita e da esquerda. Por isso, pode virar prefeito de São Paulo. /// Plim-Plim – Mais uma putaria na tela. A Globo lançou a novela “Mania de Você”. Mania de estar veiculando valores que são dispensáveis e que não edificam em nada. Só deseduca. /// Outra mania – O brasileiro precisa acabar com essa mentalidade de achar que o estado tem que defendê-lo. /// Desistência – O vereador de Santa Leopoldina, Jefferson Rodrigues (PSB), conhecido por Jefinho, teve a sua candidatura à reeleição indeferida. Nem quis entrar com recursos junto ao TRE e até mesmo no STF, para tentar reverter essa situação. É um parlamentar atuante e tem novos projetos a serem colocados em prática. Um é assumir uma secretaria municipal; outra um cargo no governo do Estado e o terceiro preparar uma futura “suposta” candidatura a deputado estadual em 2026. A quarta não disse, mas tem o sonho de vir a ser prefeito, em2028, de Santa Leopoldina. /// Me engana que eu gosto – Toda pesquisa em que o candidato contrata e paga, o coloca, se ele pedir, na liderança da disputa eleitoral. Os dados verdadeiros ele guarda para ele, mas os falsos ele, supostamente, divulga. /// Não pode – Jornalista que defende a censura é canalha. /// Volta – Na segunda quinzena deste mês de setembro voltaremos com a nossa 2ª edição desta coluna. Fui!.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OPINIÃO

Bloco de Notas – 2ª edição de abril

Publicados

em

Por Paulo Roberto Borges

Assombrações

O prefeito de São Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), ao assumir o seu mandato em janeiro, achou que tudo seria “mais ou menos” tranquilo, sem grandes sobressaltos, exceto aqueles problemas que estão expostos como a questão previdenciária que atormenta vários colegas de outros municípios.

Acontece, porém, num dia chuvoso e de pouca luminosidade, se assustou, ao abrir um armário da Prefeitura, e descobrir três esqueletos que ali foram deixados pela gestão anterior. Conseguiu identificar a carcaça de um e já está procurando resolver a herança fúnebre deixada escondida naquele armário municipal.

Agora, ainda restam outros e, para amenizar o ambiente, não dispensa o incenso e nem mesmo um manual de afastar visagem.

Engarrafamento Político

Alguns prefeitos têm recebido a visita de parlamentares e dirigentes de órgãos públicos levando esperança e promessas de ajuda ao seu município. Todos têm a intenção de serem pré-candidatos ao pleito de 2026.

Os prefeitos têm à sua frente um cenário de vários pretendentes, mas sabe que promessas não realizam obras e espera que a esperança não seja a última que morre, até porque, alguns municípios estão com suas finanças mortinhas e não podem ficar na dependência dessas investidas e futurologia.

IPVA e o IPTU

Recentemente li um artigo do Roberto Motta sobre impostos como IPVA e IPTU. Achei interessante e relevante para a reflexão do cidadão, que é espoliado pelo Estado brasileiro de manhã, de tarde e à noite. Até em seu momento do sono sagrado, após um longo dia de labuta para manter e sustentar uma casta que manda, porém, nada produz.

O Motta, em seu artigo cita que há gente que ainda pensa que seu dinheiro do IPVA vai para melhorias das estradas. Ledo engano, vai para o caixa do estado e os governos fazem dele o que bem quiser.

O mesmo acontece com o IPTU.

É a mesma coisa com o IPTU. O imposto não foi criado para financiar “serviços prestados pelo Estado”. E surgiu assim, conta Motta:

“Um bando de guerreiros chegou em uma fazenda. O chefe deles colocou a espada no pescoço do fazendeiro e anunciou: “a partir de hoje metade do que você colher é meu”

Com o passar do tempo os guerreiros viraram o “Estado” e o pagador dos impostos virou “contribuinte”.

A lógica continua a mesma. E completa: “O que justifica o imposto é simplesmente a capacidade que o Estado tem de cobrar e de te punir – tomar sua propriedade e até te prender – se você não pagar.

O dinheiro do seu IPTU ou IPVA pode virar uma ponte desnecessária e superfaturada, uma viagem ao exterior, uma banheira de hidromassagem ou um jantar com lagosta.

 Entender a realidade é o primeiro passo para mudá-la”.

Beleza e Simplicidade

A Prefeitura de Santa Leopoldina e seus parceiros da iniciativa privada, bem como entidades da sociedade civil, promoveram uma bela festa pela comemoração dos 138 anos de Emancipação Política do município. O papel do prefeito Fernando Rocha (PDT) com seu dinamismo, conhecedor das necessidades e tradições da cidade e da população, foi fundamental para integrar todos em um só objetivo. Credibilidade é a palavra-chave.

Leia Também:  Bloco de Notas / 2ª edição de março

Viação Covid

A Viação São Gabriel, empresa de transporte urbano que monopoliza esse serviço na cidade de São Mateus, alegou ano passado, durante a CPI que investigava o contrato que tem com a Prefeitura, que tem a receber da municipalidade R$ 16 milhões. Isso foi durante a pandemia, o que levou a empresa a prestar um serviço deficiente aos seus usuários.

Se isso for verdade, consequentemente até hoje a pandemia continua presente em São Mateus.

Planeta Água

Para os moradores de Guriri, bairro conhecido como balneário de São Mateus, a sua parceira de sempre continua ao seu lado. São inseparáveis! Trata-se das enchentes constantes. As obras de macrodrenagem devem sair ainda neste século, pelo menos é o que desconfiam alguns moradores mais “apressadinhos”.

Hibernando

As tais lideranças da política de alguns municípios nunca se pronunciam diante de situações que acham contrárias aquilo que pensam e defendem. Ou são frouxas ou são omissas mesmo, esperando o período eleitoral para se pronunciarem e virem como salvadoras da pátria. Amigo urso também hiberna.

Lançamento de livro

O renomado escritor capixaba, Maciel de Aguiar, lançou mais uma de suas obras. Desta vez foi o livro O Velho Lobo do Mar. Este é o 144º de sua vasta produção literária.

O lançamento aconteceu dia 24, no Centro Cultural Triplex Vermelho, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória. Maciel fará lançamento do seu livro em outras cidades capixabas, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e, sua edição em Espanhol, pretende lança-la em Cuba. Já tem edição em Inglês.

============================================================

PODE ISSO, ARNALDO?!

Não, não pode.

Um roubo bilionário no INSS, em que o governo foi alertado pela AGU a sete meses e, quando a bomba estoura e vaza para a plateia, é tomada providencia por esse mesmo governo, dizendo que foi um ato imediato, Sete meses depois?!

O irmão do Lula, Frei Chico, é suspeito de fazer parte da quadrilha. Foi afastado apenas o presidente do INSS e não se demite o ministro Carlos Lupi?

============================================================

Resumão

Uma verdade – Para quem costuma viajar por algumas cidades do Espírito Santo, logo identifica o que tem de melhor nelas: sua população. Santa Leopoldina e Santa Teresa são alguns dos exemplos. /// Nessa toada – Seguindo essa linha, vale destacar a cordialidade e presteza dos funcionários das prefeituras e câmaras. /// Fechado – O espaço do autoatendimento da agência da Caixa Econômica Federal de Jardim Camburi, fica fechado aos sábados. Como nem todos sabem dessa norma da CEF, entram e saem sem dinheiro na carteira. A saída é uma casa lotérica ali perto, no Unique Mall. /// Novo visual – O plenário e a assistência da Câmara Municipal de Santa Leopoldina, ganhou um novo visual depois que assumiu a sua presidência o vereador Darley Espíndula (PP). Ele e a equipe daquela Casa de Leis, merecem todos os elogios da coluna. Vale lembrar que o nível dos debates melhorou, pois muitos dos parlamentares fazem uso da tribuna e participam dos debates. /// Eternidade – Para quem depende de ônibus para se deslocar em dias de feriados na cidade de Vitória passa raiva. A linha 121, de Jardim Camburi ao bairro Mário Cypreste faz muita gente chegar atrasada em compromissos. Nem todos ficam atoa em dias de feriados. Existem trabalhadores que não tendo todos os dias dinheiro disponível na carteira para pegar um taxi ou uber, necessitam fazer uso do transporte coletivo urbano. Alô alô, vereadores do bairro! /// Mas… – Os ônibus que circulam exclusivamente na capital são limpos, novos e tem ar-condicionado. Nem tudo é crítica e nem tudo está perdido. /// Disputa comunitária – As eleições da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) devem acontecer dia 25 de maio. Já estão enfileiradas várias chapas. /// Tem méritos – A vereadora de Vitória, Karla Coser (PT), tem algumas posições que enraivecem a oposição. Mas, uma coisa é fato: é uma parlamentar atuante e dignifica o seu mandato. /// Reclamação – Para quem pensa que às reclamações dos moradores da região serrana contra o DER-ES cessaram, não é verdade. Existem muitas queixas relacionadas as demandas não atendidas. /// Segurança – O tema é recorrente e o Conseg de Jardim Camburi, com a 12ª Cia Independente da Polícia Militar, realizou um encontro para debater e buscar soluções para esse problema no bairro. O evento foi realizado nas dependências da Estácio, dia 24. – /// Normal – Mais um escândalo de roubo que foi potencializado no governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Afanaram mais de R$ 6 bilhões do INSS. O Alckmin disse que a turma voltou ao local do crime. Pior é que ele também lá está. /// Grana – A repactuação do acidente da barragem de Mariana da Prefeitura de São Mateus com a Samarco vai deixar nos cofres do município a “mixaria” de R$ 197.826.936,20, pelos próximos 20 anos.

Leia Também:  Coluna / Bloco de Notas – 1ª Edição de Junho

____________

Para Reflexão

“Quebra-se uma mentira com uma verdade dita”

Autor desconhecido

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA