VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

A Igreja Católica tem um novo Papa

“Habemus Papa”: Leão XIV

Publicados

Mundo Cristão

Os católicos de todo o mundo têm um novo líder da sua igreja. O cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa, escolhido após o final do Conclave nesta quinta-feira (8). O nome adotado é Leão XIV.

Nascido em Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Francis Prevost tem 69 anos, é o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história. Em seu primeiro discurso, relembrou Francisco e pediu paz a todos os povos.

Um novo papa de vasta experiência internacional e conhecido como “pastor” de dois países. Assim se destaca o papa Leão XIV, eleito como novo líder da Igreja Católica e primeiro pontífice norte-americano da história, após conclusão do conclave, nesta quinta-feira (8/5).

Leão XIV também tinha forte proximidade com o papa Francisco. Foi o argentino quem o concedeu o título de cardeal. A decisão ocorreu há dois anos. Na posição que ocupava anteriormente, além de conhecer profundamente o funcionamento dos bastidores da Igreja, participava ativamente da nomeação de  bispos ao redor do mundo. A experiência mencionada era vista como um ponto forte na candidatura dele.

________________________________________________________

  • Da Redação / Com informações de agências internacionais / Vatican News
  • Fotos: Reprodução / Vatican News
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Canonização de Carlo Acutis movimenta comunidade católica
Propaganda

Mundo Cristão

Cristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV

Publicados

em

Água, resultante do derretimento de um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, é considerada um símbolo da urgência climática global

Por Raphael Fernandes* – Rio de Janeiro / RJ

Santuário Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe, nesta segunda-feira (03/11), uma quantidade de água abençoada recentemente pelo Papa Leão XIV.

No último mês de outubro, durante a conferência ”Raising Hope for Climate Justice” (”Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, em português), realizada em Castel Gandolfo, na Itália, o sumo pontífice da Igreja Católica abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, ilha situada na América do Norte, como símbolo da urgência climática global.

Posteriormente, com o derretimento do referido bloco de gelo, a água resultante dessa fusão foi devidamente preservada e trazida ao Brasil, iniciando sua peregrinação pelo país no último sábado (02/11), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Agora, o líquido chega ao Rio para, depois, ser levado a Belém, no Pará, onde estará na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, entre os dias 10 e 12 de novembro, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Leia Também:  Canonização de Carlo Acutis movimenta comunidade católica

No Cristo Redentor, na segunda-feira (3), houve uma celebração religiosa, presidida pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, vigário episcopal do Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade (Vemas), da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com a presença de representantes católicos, organizações da sociedade civil e lideranças socioambientais. Logo após, o tradicional monumento carioca será iluminado em azul.

________________________________

* Diário do Rio – Conteúdo

* Foto/Destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA