Reforma no Legislativo
Sede da Câmara de Vitória será reformada
Política
Obra está em fase de estudos; redes elétrica e tecnológica serão modernizadas
Por Julia Camim* – Vitória / ES
A sede da Câmara de Vereadores de Vitória, no bairro Bento Ferreira, será reformada após a mudança de endereço da Casa para o Centro da Capital ser cancelada. O objetivo é modernizar a estrutura física e tecnológica do edifício. As obras devem começar entre dezembro deste ano e janeiro de 2026.
A reforma é necessária porque, segundo o presidente do Legislativo Municipal, Anderson Goggi (PP), o espaço atual já não comporta as mais de 600 pessoas que circulam por lá. Para o parlamentar, isso é resultado do aumento da representatividade da Câmara.
Inaugurado em 1976, o Palácio Atílio Vivácqua compõe a Casa juntamente com o edifício Paulo Pereira Gomes, construído 2003. Lá estão o plenário, os gabinetes dos vereadores e os setores administrativos do Legislativo.
Para modernizar as construções, foi definido um grupo de trabalho para fornecer dados para o projeto de engenharia. O objetivo é otimizar o ambiente, refazer a rede elétrica e tecnológica e construir novas salas.
Segundo informações da Câmara, o Plenário, tombado como patrimônio histórico, será modificado visando à segurança e acessibilidade do público, mantendo a fachada original da construção. Já a renovação da rede elétrica é necessária para suportar as novas instalações.
Mudança para o Centro foi cancelada
Desde março deste ano, a Câmara negociava com a União a mudança da sede para o edifício Castelo Branco, que pertence à Caixa Econômica Federal, localizado no Centro de Vitória. A expectativa era se instalar no novo espaço até dezembro.
Além da necessidade de mais espaço, a mudança era justificada como uma possibilidade de fortalecer a economia local, visto que a alteração no endereço da sede do órgão contribuiria para a revitalização do bairro, movimentando os negócios da região.
Em maio, após reunião com a diretoria da Caixa, Goggi explicou que havia pedido a doação do prédio, mas como este trâmite seria mais demorado, ele propôs a cessão por 30 anos. A expectativa era receber uma resposta em poucos dias, mas o prazo se arrastou.
A negociação, no entanto, foi prejudicada pela ocupação do prédio por famílias que integram o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), iniciada em setembro.
Conforme explicação de Goggi, que foi a Brasília em outubro para se reunir com a direção da Caixa, “administrativamente estava tudo certo, mas politicamente havia problemas.”
“Eles disseram que cederiam (o edifício) apenas se eu me responsabilizasse por acolher as pessoas que invadiram o prédio em algum programa da prefeitura”.
Segundo o presidente, esta contrapartida é inviável para o município e injusta com as pessoas já cadastradas em programas habitacionais da prefeitura. Sendo assim, ele declinou a oferta e o acordo foi rompido.
________________________________
* Folha Vitória – Conteúdo
* Foto/Destaque: Reprodução / Internet
Política
Em novembro a União de Vereadores do Brasil realizará encontro em Conceição da Barra
A cidade de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo ira receber legisladores de todo o País. A União de Vereadores do Brasil (UVB) confirmou que a sua próxima edição do Encontro Nacional de Gestores e Legisladores Municipais será realizado em Conceição da Barra. A confirmação veio através do assessor da entidade, Anízio Amorim, em reunião com o prefeito do município, Erivan Tavares. O encontro tem data confirmada: 18 a 21 de novembro. Será uma realização da UVB com a poio da Câmara de Vereadores de Conceição da Barra.
De acordo com Anízio Amorim, a finalidade do encontro será o debate de estratégias, troca de experiências e conexão entre participantes de todo o País.
Ele será um espaço importante para o debate de estratégias, troca de experiência e conexão entre participantes de todo o País.
Conceição da Barra vai receber evento político nacional / Foto: Reprodução – Redes Sociais
Por sua vez, o prefeito Erivan Tavares enfatizou que o Encontro Nacional “será um importante momento de integração dos legisladores municipais em torno de questões que vão fortalecer ações municipalistas”. Destacou ainda, que o evento “vai promover a boa política, proporcionar momentos de confraternização e, principalmente, trazer mais conhecimento a todos. Será um momento único para o legislador barrense e motivo de orgulho para nós, poder apresentar para uma classe tão representativa, nosso município, repleto de atrativos turísticos e econômicos”.
O assessor jurídico da UVB disse que o Encontro tem também como objetivo “respeitar, valorizar e capacitar os vereadores, visando o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e a melhoria da gestão pública”.
——————————————————————–
- Da Redação
- Foto/Destaque: Reprodução / Redes Sociais
-
EVENTOS4 dias atrásCinema capixaba realiza oficina exclusiva para pessoas trans, travestis e não binárias
-
Brasil / Segurança7 dias atrás“Bunker do crime”: Cláudio Castro culpa decisões judiciais por refúgio de líderes no RJ
-
SEGURANÇA7 dias atrásGoverno do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro
-
SEGURANÇA4 dias atrásFamília e amigos se despedem de mulher morta com tiro na cabeça na Linha Amarela
-
Brasil / Segurança6 dias atrásGovernadores de direita anunciam “Consórcio da Paz” após megaoperação no Rio
-
BRASIL5 dias atrásPesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ
-
Política / Eleições4 dias atrásLíder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026
-
CIDADES4 dias atrásPraça dos Namorados agora conta com espaço dedicado aos pets