De Saída
Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
GERAL
Indicado por Dilma Rousseff em 2013, a aposentadoria de Barroso abre caminho para nova indicação de Lula
Por Pedro Grigori e Luana Patriolino* – Brasília / DF
O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9/10), que vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro, de 67 anos, poderia ficar na Corte até 2033, quando completaria 75 anos.
Em discurso de despedida, Barroso se emocionou e disse que “é hora de seguir outros rumos”. O anúncio foi feito no fim da sessão do STF. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, afirmou Barroso.
Com o anúncio da aposentadoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá indicar um terceiro nome para o Supremo. No ano passado, foram indicados os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin para a mais alta corte do Judiciário brasileiro.
Barroso assumiu a cadeira do STF em junho de 2013. Agora, o ministro disse que vai para um “retiro espiritual”.
Luís Roberto Barroso presidiu o STF nos últimos dois anos, até a semana passada, quando terminou ele concluiu o mandato e passou o bastão para o ministro Edson Fachin.
Nesta semana, durante um evento na Bahia, ele afirmou nesta segunda-feira que é “preciso saber a hora de sair”. A declaração ocorreu durante um seminário jurídico na Bahia.
Perfil
Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras-RJ e é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é professor titular de direito constitucional na Uerj, tem mestrado pela Universidade de Yale (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou como professor visitante em outras instituições, como na Universidade de Brasília (UnB). No STF, foi presidente de 2023 a 2025.
________________________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Antonio Augusto / STF
GERAL
EDP e Defesa Civil apresentam Plano Verão 2025/2026
Vitória / ES
A EDP e a Defesa Civil Estadual promovem, nesta quinta-feira (13), a apresentação do Plano Verão 2025/2026. Durante o evento, serão apresentados um conjunto de medidas preventivas e operacionais voltadas para garantir a segurança, eficiência e agilidade no atendimento às ocorrências causadas pelas condições climáticas extremas, como, chuvas intensas, ventos fortes e elevação excessiva das temperaturas que tendem a ser mais frequentes, exigindo atenção redobrada e ações integradas de toda sociedade.
O encontro reunirá representantes do Governo do Estado, prefeituras, órgãos de defesa e instituições estratégicas, fortalecendo a cooperação e o planejamento integrado para o enfrentamento das emergências climáticas.
________________________________
* Informações dos promotores do evento
* Foto/Destaque: Reprodução / Internet
-
Famosos7 dias atrásÍcone da MPB, Lô Borges morre aos 73 anos
-
Brasil / Segurança5 dias atrásLula planeja indenizar familiares de bandidos mortos do CV no RJ
-
CIDADES7 dias atrásPrainha, Porto das Lanchas e Largo da Conceição: a história preservada no Arquivo Municipal
-
Mundo Cristão5 dias atrásCristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV
-
SAÚDE5 dias atrásHIMABA é o único hospital pediátrico do Espírito Santo a receber o Selo Hospital Amigo da Criança
-
Política Regional7 dias atrásSessão é adiada devido à instalação de novos sistemas no plenário da Câmara de São Mateus
-
Política Nacional5 dias atrásLula classifica como ‘desastrosa’ megaoperação contra o Comando Vermelho
-
CIDADES5 dias atrásVitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada