VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Nacional

Deputados do PDT pedem expulsão de Ciro Gomes do partido

Publicados

Política

Ciro teria dado “apoio velado” a deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL) durante disputa de Fortaleza. Parlamentares o acusam de ter seguido um “rumo diferente” do partido e de ter prejudicado candidaturas pedetistas nas eleições de 2024

Por Juliana Souza* – Brasília / DF

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados se reunirá nesta quarta-feira (30/10) para discutir o futuro do ex-ministro Ciro Gomes no partido. Parte dos parlamentares sugere que ele seja “convidado a se retirar”, enquanto outros defendem sua remoção da vice-presidência nacional do PDT, alegando que suas ações recentes estão em desacordo com os interesses da legenda. 

A insatisfação com Ciro se intensificou durante as eleições municipais em Fortaleza e Belo Horizonte. Em agosto, ele criticou a candidatura de Duda Salabert (PDT-MG) à prefeitura da capital mineira, dizendo que ela “não tem preparo” para o cargo. Em Fortaleza, sua postura foi interpretada como um “apoio velado” a André Fernandes (PL), adversário do petista Evandro Leitão, o que causou grande descontentamento interno.  

Parlamentares acusam Ciro de ter seguido um “rumo diferente” do partido e de ter prejudicado candidaturas pedetistas nas eleições de 2024. Eles temem que sua postura comprometa o desempenho da legenda em 2026, ano decisivo para atingir a cláusula de barreira — que exige eleger 13 deputados ou obter 2,5% dos votos válidos para garantir a continuidade do partido.  

Leia Também:  Prefeito eleito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha, é diplomado pela Justiça Eleitoral

Entre os defensores da expulsão está o deputado Josenildo (PDT-AP), que declarou: “Eu vou protocolar um pedido de expulsão se isso não avançar consensualmente no partido”. Segundo ele, a conduta de Ciro tem afastado o PDT de seu caminho e dificultado seu crescimento.  

A Juventude do PDT também divulgou uma nota pública criticando Ciro. Em resposta, ele pediu “mais respeito” e afirmou que o partido “não é nem nunca será um puxadinho do PT”. As tensões aumentaram ainda mais após o rompimento de Ciro com seu irmão, o senador Cid Gomes (PSB-CE), o que levou à saída de Cid e seus aliados do PDT e ao afastamento do partido da base do governo estadual.  

O saldo do pleito municipal agravou a crise interna. No primeiro turno, o PDT teve um dos piores desempenhos entre os partidos, perdendo 163 prefeituras em relação a 2020 e ficando com apenas 148 municípios. No Ceará, reduto histórico da legenda, o partido caiu de 67 prefeitos eleitos em 2020 para apenas cinco, aumentando a pressão pela revisão de rumos.

Leia Também:  Tiago Martins ficou na suplência de vereador de Vitória, mas diz que não vai parar

__________________________________________

* Informações Correio Braziliense

* Foto / Destaque: Marcelo Ferreira / CB / D. APress

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Em novembro a União de Vereadores do Brasil realizará encontro em Conceição da Barra

Publicados

em

A cidade de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo ira receber legisladores de todo o País. A União de Vereadores do Brasil (UVB) confirmou que a sua próxima edição do Encontro Nacional de Gestores e Legisladores Municipais será realizado em Conceição da Barra. A confirmação veio através do assessor da entidade, Anízio Amorim, em reunião com o prefeito do município, Erivan Tavares. O encontro tem data confirmada: 18 a 21 de novembro. Será uma realização da UVB com a poio da Câmara de Vereadores de Conceição da Barra.

De acordo com Anízio Amorim, a finalidade do encontro será o debate de estratégias, troca de experiências e conexão entre participantes de todo o País.

Ele será um espaço importante para o debate de estratégias, troca de experiência e conexão entre participantes de todo o País.

PMCB - Conceição da Barra faz 116 anos de emancipação

Conceição da Barra vai receber evento político nacional / Foto: Reprodução – Redes Sociais

Por sua vez, o prefeito Erivan Tavares enfatizou que o Encontro Nacional “será um importante momento de integração dos legisladores municipais em torno de questões que vão fortalecer ações municipalistas”. Destacou ainda, que o evento “vai promover a boa política, proporcionar momentos de confraternização e, principalmente, trazer mais conhecimento a todos. Será um momento único para o legislador barrense e motivo de orgulho para nós, poder apresentar para uma classe tão representativa, nosso município, repleto de atrativos turísticos e econômicos”.

O assessor jurídico da UVB disse que o Encontro tem também como objetivo “respeitar, valorizar e capacitar os vereadores, visando o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e a melhoria da gestão pública”.

——————————————————————–

  • Da Redação
  • Foto/Destaque: Reprodução / Redes Sociais
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Milhares de pessoas foram às ruas em apoio ao ex-presidente Bolsonaro e pedindo “fora Lula” e “Fora Moraes”
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA