Coluna / Bloco de Notas
Bloco de Notas – 1ª Edição de julho / Por Paulo Borges
OPINIÃO

Por Paulo Borges
Reforma Tributária
É um tema complexo que divide opiniões. A maioria da população não tem noção de suas normativas, muitas vezes vai na onda de quem é a favor ou contra sem o conhecimento de discernimento. Isso é fruto da falta de confiança das pessoas na sinceridade dos seus representantes e governistas. A população, no frigir dos ovos, é quem leva no lombo e paga todas as contas.
A sociedade não tem acesso à discussão. O novelo continua enrolado…
As eleições
No próximo ano vamos ter eleições municipais. A disputa já começou, com os personagens marcando terreno, construindo “pontes”, articulando até com aqueles que não tem afinidade ideológica, porém, interesses em comum. O negócio, para alguns, é o poder pelo poder e não o poder para servir à população. O cidadão está cansado dessas práticas que não resolvem nada para a sociedade e sim para grupos, grupelhos e camarilhas.
Com esse sistema político o eleitor não se sente representado. Fala-se muito em reformas, mas a principal e mais importante é a do Estado brasileiro. A Política não se faz porque existem interesses inconfessáveis e nenhum parlamentar deseja fazer gol contra. Contra si e não a favor do País. O voto distrital faz com que o eleitor tem mais controle e proximidade com o seu representante. Do jeito que está vamos todos sem ter a verdadeira representatividade.
Praça do Saara
A “antiga” Praça Sagrada Família, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, deve sofrer novas intervenções para lhe dar vida, até porque “morreu” após ser reformada pela Prefeitura da cidade. Do jeito como está, é uma réplica do Saara, um deserto de atrativos que possam proporcionar, ao morador de jardim Camburi que a frequenta, algum motivo para ali estar. Não tem nenhum oásis, pois as poucas árvores não fazem sombra para quem se atreve sentar em seus bancos. O que sobressai naquela praça é uma espécie de passarela em direção a porta principal da Igreja Católica, ali próxima.
Caso seja verdade, que vai haver alguma intervenção para equipá-la, volta a esperança e, pelo jeito, os trailers.
Feirantes
Para quem costuma frequentar as feiras livres de Vitória é comum ver figuras conhecidas da política circulando entre os seus frequentadores. Claro que existem os ursos que hibernam durante grande parte do mandato, mas quando as eleições aparecem no horizonte eles voltam livres, leves e soltos a esses lugares. Ninguém nunca viu eles comprando nada. Na feira livre, que é tradicional realizada todas as sextas-feiras em Jardim Camburi, seus frequentadores tropeçam nos pré-candidatos e até nos que têm mandato. É comum dar de cara com o vereador Maurício Leite (Cidadania) conversando com as pessoas, enquanto o seu colega Chico Hosken (Podemos) alegra os frequentadores da feira com a sua música, pois se apresenta com seu vilão, dedilhando boa música. Não compra uma folha de couve, mas toca e canta muito bem. Afinadíssimo!
Tour político
O governador Renato Casagrande (PSB) desde sempre foi um político muito presente nos municípios do interior do Estado. Talvez tenha sido o único que descentralizou investimentos que eram feitos somente na Grande Vitória levando-os para o interior capixaba. Nesses últimos dias, depois de uma semana de muitas reuniões em Brasília, por conta das discussões sobre a Reforma Tributária, esteve presente no Norte desenvolvendo ações importantes para as populações de Nova Venécia e Conceição da Barra. Casagrande transita com muita facilidade por todo os municípios por ser reconhecido como um gestor que sempre teve um olhar mais amplo por todo o Estado, em vez de alguns que, com antolhos, só enxergavam os municípios da Região Metropolitana. O Espírito Santo é muito mais do que cinco ou seis municípios que estão no entorno ou próximos da capital capixaba.
========================================================================================
Pode isso, Arnaldo?!
Não. Não pode.
Levar seu pet para passear e fazer das ruas, avenidas e calçadas dos bairros da cidade de mictório animal. Felizmente ainda temos donos e animais educados.
O pedestre, muitas vezes, é obrigado a circular pulando, fazendo contorcionismo para não pousar sobre dejetos deixados pelos animais sob a (ir)responsabilidade dos seus donos.
Isso pode, Arnaldo?!
Pode. Isso pode.
Cobrar dos seus representantes todas as promessas feitas em campanha e não cumpridas durante o seu mandato. O cidadão tem que ter a consciência que não é submisso a autoridade de quem só a tem por delegação do eleitorado.
———————————————————————————————————————————————————————-
Você sabia?!
Que o primeiro prefeito eleito pelo voto popular direto de Vitória foi Adelpho Poli Monjardim? Pois é, nem todo vitoriense sabe disso. Um pouco da sua história abaixo:
Nascido em Vitória, em 16 de setembro de 1903, Adelpho era filho do Barão de Monjardim e de D. Beatrice Poli Monjardim. Foi romancista, historiador e geógrafo. Foi deputado estadual e duas vezes prefeito da capital, sendo que da segunda vez o primeiro chefe do Executivo municipal a ser escolhido pelo voto direto. Presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, e membro da Academia Espírito-santense de Letras, obteve em sua longa vida inúmeros e merecidos lauréis. Autor de inúmeras obras entre as quais se destacam O tesouro da Ilha da Trindade, 1942; Novelas sombrias, 1944; Vitória Física, 2a. edição PMV, 1995; O Saldanha do meu tempo, 1984.
Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.
O nome da Biblioteca Municipal é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Filho do Barão de Monjardim e Beatrice Poli Monjardim, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.
================================================================================================
EM RESUMO
- Liberar fortunas para parlamentares votar com o governo é compra de voto ou ação de “convencimento”?
- Geraldo Alkmin (PSB) está muito calado. É problema de saúde ou político? É caso de consulta a um otorrinolaringologista ou a um articulador político?
- . Se bobear e não houver fiscalização, o morador de Jardim Camburi vai perder espaço para circular em suas praças. Aos poucos vão sendo ocupadas por ambulantes sem critério algum.
- Lula está sem filtro e não gagá como alguns pensam. Pelo que diz demonstra não estar preocupado com a opinião pública. Fala e faz o que lhe dá na telha.
- Oportunistas estão aproveitando benfeitorias feitas pelo poder público municipal para se apresentarem “como pai da criança…”

OPINIÃO
Bloco de Notas – Primeira Edição de Setembro

Por Paulo Roberto Borges
________________________________________________
Plano – A esquerda brasileira sempre se colocou contra a classe média. Conheci a professora Marilena Chauy na universidade. Ela dizia que detesta a classe média e teria que ser destruída. Esses programas sociais do governo Lula são eleitoreiros, se diz pai dos pobres, mas a classe média é quem banca tudo isso com essa carga tributária e impostos. Agora lança o programa social Gás do Povo, parece mais uma ação para as eleições de 2026. A classe média vai arcar com mais essa despesa. Para Lula essa classe é composta pelos ricos. Vi uma foto ridícula com dois dos seus assessores levantando uma botija de gás. É hilário!
Tem pobreza? Tem PT. Mas essa pobreza nunca chega aos seus dirigentes.
Carona – É engraçado ver fotos em que os políticos aparecem segurando o papel com a Ordem de Serviço. Cada um se espremendo para segurar uma parte do documento. A sugestão que damos para dar espaço para todos, é a Ordem de Serviço ser assinada em uma Cartolina. Assim, todos teriam espaço para colocarem suas digitais.
Ações importantes – A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Esporte e Lazer, tem implementado várias atividades e projetos sócio-esportivos. Essas iniciativas vêm recebendo elogios.
O Brasil – Vivemos em um País que não tem identidade como Nação, como Povo. Não tem como dá certo. Um País rico com uma população pobre. O empresário paga muito e os empregados recebem pouco; a maior parte fica para o Estado que dilui esses recursos em ações quase sempre inconfessáveis, em corrupção, em favorecimento de camarilhas e com uma casta que nada produz e vivem às custas da população que paga pesados impostos.
Além disso, não temos referências dignas, que mereçam, sem restrições, a admiração e nos servem como exemplo. Vale registrar que muitos jovens tem o Oruan como ídolo. Para mim isso é o fim da picada e do futuro dessa turma…
Festa – A cidade de São Mateus comemora neste mês de setembro seus 481 anos de fundação. A Prefeitura prepara um grande evento que deve, como sempre, atrair muita gente, pois terá inúmeras atrações para quem estiver presente. O dia da cidade é 21 de setembro, mas normalmente são quatro dias de festa.
Sucesso – Falando em festa, a do aniversário de Vitória movimento a cidade com vários eventos, ações propositivas da Prefeitura e shows de qualidade que levaram uma multidão para assisti-los. Parabéns Vitória pelos seus 474 anos de existência como cidade. Parabéns ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e a sua equipe que proporcionaram dias de alegria e lazer para o cidadão da capital e do Estado.
Obras – O prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), comemorou mais uma ação em benefício da cidade. Trata-se do recapeamento asfáltico de uma de suas principais avenidas, fruto do seu empenho junto ao governo estadual na defesa de suas demandas para o seu município. A parceria Fernando-Casagrande vai bem obrigado. Com isso, fortalece a esperança de que a sonhada obra do Contorno Rodoviário de Santa Leopoldina, retirando o trânsito de caminhões no centro da cidade, aconteça em futuro próximo. É uma reivindicação de mais de 25 anos e o prefeito Fernando Rocha tem se empenhado junto ao governo, ao DER e as lideranças da Assembleia Legislativa para que as obras se realizem. É o desejo do governante e de toda a comunidade leopoldinense.
Parece que sim – O desejo do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), de disputar uma das vagas para o Senado, deixou de ser uma conjectura para ser fato. Pelo menos é o que o mercado político-eleitoral do Estado está dizendo. A malha de apoio está se estendendo pelo interior.
Vale destacar que Euclério Sampaio tem sido considerado um dos melhores (talvez o melhor) prefeitos que Cariacica já elegeu. Já é um cartão de visita para adentrar a disputa para uma vaga no Senado.
Evento ímpar – Foi realizado em Vitória o 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Durante uma semana foram debatidas inúmeras questões sobre clima, água, preservação do meio ambiente e desse importante encontro algumas ações que tem como missão cuidar, preservar e garantir o uso sustentável dos nossos recursos hídricos paro dos dias de hoje e de futuras gerações.
Invasão é crime – O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Anderson Goggi (PP) disse, em sessão desta segunda-feira (15), que na capital “Invasão Não”, e o projeto de lei que proíbe essa ações de invasão de prédios públicos foi aprovado pelo Legislativo de Vitória.
_________________
Pode Isso, Arnaldo?!
Não. Não pode.
Pelo menos não poderia ser assim, um julgamento tão importante e questionável, ser feito por apenas cinco ministros, sendo que quatro simpáticos ao presidente Lula e à esquerda. O mais razoável seria que o julgamento fosse feito pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF).
Resumão:
Premiação – A economista, Nanda Guardian lançou o troféu “Jumento de Ouro”, que consiste em premiar quem fala mais bobagens e coisas sem noção construindo narrativas. A turma da esquerda está ganhando disparado. /// Em ação – O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), fez a entrega de 15 ambulâncias para servirem a comunidade mateense. São veículos modernos de tecnologia de ponta e tem até rastreadores para evitar que desviem da rota sem ser notado. /// Desconforto – Com a intenção do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, disputar uma das vagas para o Senado, não foi unanimidade no meio dos aliados políticos. Alguns ficaram com a pulga atrás da orelha. /// Vaidade – Quando chega um veículo ou uma máquina para um município fruto de uma emenda parlamentar ou do próprio governo, os autores se apresentam dando a impressão que tiraram dinheiro do próprio bolso para comprar o benefício. /// Aviso aos bajuladores – Quando um chefe de governo não faz uma obra é natural a crítica, mas quando protagoniza uma ação em benefício da população não faz mais do que a sua obrigação. Simples assim. /// Maus alunos – Os quatro ministros do STF que compuseram a 1ª turma, não aprenderam a lição do Direito proferida pelo único juiz de carreira, ministro Fux, quando do seu voto, no julgamento apressado do ex-presidente Bolsonaro e os outros réus. Certamente ficariam reprovados na avaliação do professor que é o único com notório saber jurídico da “Alta” Corte brasileira. /// Dica – A economista Nanda Guardian disse em uma entrevista que a vida de solteira é dispersante, perde-se muito tempo com coisas sem muito valor. Por isso aconselha que se case, mas com quem acredita valer a pena. De preferência, no seu caso, com seu sócio. /// Aconteceu – Foi realizada, dia 13, a 20ª Conferência Estadual do PCdoB, do Espírito Santo. Participei como convidado do presidente do PCdoB de São Mateus, Eguinaldo Santana. Brincando lhe falei que ele correria o risco de me apresentar como infiltrado. Brincadeiras à parte, fui recebido com respeito e respeitei a opinião de todos os participantes. Fiquei honrado com o convite, pois é um reconhecimento da nossa postura democrática e como profissional de imprensa. /// Homenagem – O vereador Anderson Goggi (PP) foi homenageado pela Câmara de São Mateus com título de Cidadão Mateense. Ele é o presidente do Legislativo de Vitória.
___________
Para Reflexão:
“Fazer justiça é proteger quem precisa ser protegido”.
Autor desconhecido.
-
SAÚDE6 dias atrás
Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Nova embarcação entra em operação e amplia capacidade do Sistema Aquaviário
-
ESPORTES6 dias atrás
Acontece neste sábado (20), em Vila Velha, o maior evento de MMA da América Latina
-
Evento Esportivo4 dias atrás
Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro
-
Esportes / Futebol4 dias atrás
Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã
-
Política5 dias atrás
Em novembro a União de Vereadores do Brasil realizará encontro em Conceição da Barra
-
Esportes / Futebol5 dias atrás
Fluminense com time misto bate o Vitória no Campeonato Brasileiro
-
Política / Eleições5 dias atrás
Prefeito e vice, de Pedro Canário, são multados por gasto excessivo em campanha