Política & Governo
Inaugurada obra que expande a oferta de gás natural na região Norte
POLÍTICA & GOVERNO

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta sexta-feira (03), a inauguração do gasoduto Linhares, que faz a interligação da rede de distribuição urbana do município à estrutura de transporte de gás. Maior investimento do Plano de Negócios da ES Gás para o primeiro ciclo de operações, a obra consistiu na construção de 28 km de gasoduto, em área predominantemente rural, com investimento de R$ 24,5 milhões.
O empreendimento vai permitir a expansão da oferta de gás natural em até oito vezes, contribuindo para a atração de investimentos energo-intensivos e geração de emprego e renda na região. Com a conclusão da obra, a distribuição de gás natural deixa de ser feita por meio do transporte em carretas com Gás Natural Comprimido (GNC), ampliando também a segurança da atividade e eliminando o risco de desabastecimento.
Em sua fala, o governador ressaltou a importância desse investimento para o desenvolvimento do município e de toda a região norte capixaba. “É uma alegria ter a oportunidade de entregar mais esse investimento aqui em Linhares. O gás natural é uma fonte de energia importante, que também é uma fonte energética de transição. Além disso, o gasoduto vai facilitar a vida de empreendedores, na medida em que não será mais preciso transportar o gás por meio de carretas até o polo empresarial, por exemplo”, disse.
Casagrande prosseguiu: “É uma facilidade a mais para os empreendedores, além da redução de custo, sendo um instrumento para o maior desenvolvimento desta região. Tudo que fazemos é para gerar mais oportunidades para os capixabas. Neste caso, na hora que a gente facilita a utilização do gás, damos condições para que as empresas possam gerar mais atividade, mais empregos e mais renda. Isso que a gente deseja cada vez mais para o Espírito Santo.”
Anteriormente, era necessário o transporte rodoviário de GNC do ponto de recebimento do gás, em Regência, até Bebedouro, onde o insumo era descomprimido para entrar na rede de distribuição. Com a obra, essa fase é dispensada, eliminando cerca de 240 viagens mensais de caminhões que percorriam cerca de 63 km entre os dois pontos, considerando ida e volta.
Com a interligação da rede, a oferta de gás passará de 40 mil metros cúbicos/dia para até 360 mil metros cúbicos/dia, que serão distribuídos pelo gasoduto, localizado em profundidade aproximada de um metro do nível do solo e dois metros da pista, por meio do qual serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis.
Executada dentro do prazo previsto pela Uniforte Engenharia, empresa licitada para este fim, a obra de interligação passou por uma área predominantemente rural, sem grandes impactos ambientais e sociais. A ordem de serviço foi assinada em 19 de janeiro de 2022. A Licença de Operação do empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em 28 de dezembro, em reconhecimento ao cumprimento de todas as condicionantes listadas pelo órgão.
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, destacou que esse é um investimento robusto, estratégico no plano de negócios da empresa e com capacidade para contribuir com a promoção do desenvolvimento na região. “Uma ampliação planejada, que permitirá atrair novos projetos, mais negócios, gerando emprego e renda e, com maior segurança. Menos carretas e caminhões com produtos controlados nas rodovias e vias é menos risco à sociedade e aos trabalhadores que atuam nos processos de abastecimento”, afirmou.
Para o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, a obra mostra que a Companhia está atenta às expectativas e oportunidades para expandir a rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo, levando esta fonte energética a mais pessoas e empresas. “Sabemos o quão o gás natural é um importante elemento indutor do desenvolvimento, e seu enorme potencial em alavancar o incremento de negócios por onde passa, por isso, a entrega deste empreendimento é motivo de grande satisfação para a ES Gás”, pontuou.
“Muitos empreendedores revisam seus planos de negócios por limitação da disponibilidade energética. Estamos dotando Linhares e região da segurança necessária para destravar e atrair investimentos, com o aumento do volume disponível de gás natural. Isso beneficia diretamente as empresas e, indiretamente, o município e a população, com a ampliação da oferta de emprego e renda”, reforçou o diretor de Operações da Companhia, Antônio Fernando Cesar Filho.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; o deputado estadual Lucas Scaramussa; os prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré), Daniel Santana (São Mateus), Bruno Marianelli (Linhares), Edmilson (Rio Bananal), Dr. Coutinho (Aracruz) e Micula (João Neiva); além de dirigentes de autarquias, vereadores e lideranças locais
Marcelo Santos e Casagrande
• Informações:
Assessoria de Comunicação do Governo / Giovani Pagotto / Foto: Hélio Filho – Secom
Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás / Cintia Dias

POLÍTICA & GOVERNO
Lula dá sinal verde para o fim da exigência de fazer autoescola

Presidente autoriza Ministério dos Transportes a levar consultas públicas adiante. Se aprovada a proposta, não será mais necessário entrar em cursinho para obter a carteira de motorista
Por Fernanda Strickland* – Brasília / DF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, ontem, que o Ministério dos Transportes avance com o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — porém, a prova de conhecimentos teóricos e práticos para obter o documento continuarão obrigatórios. A proposta, conduzida pelo ministro Renan Filho, passará por um ciclo de audiências públicas a partir de hoje, que durará 30 dias.
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige 20 horas de aulas em autoescolas. Essa regra só poderia ser derrubada com a decisão presidencial, o que ocorre agora com o aval de Lula.
A expectativa da pasta é que a nova norma entre em vigor em novembro, mas esse prazo pode se estender por conta de discussões no Conatran. Segundo o ministro, o custo elevado para obtenção da CNH — entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — leva milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.
Para Renan Filho, além da redução de custos, o fim da obrigatoriedade também pretende facilitar a formalização de milhões de motoristas que, hoje, circulam sem habilitação. Estimativas do ministério apontam que cerca de 40 milhões de pessoas conduzem veículos de forma irregular, sendo que aproximadamente 55% dos proprietários de motocicletas não têm CNH.
“Estamos abertos a ouvir propostas da sociedade civil, mas o objetivo é estimular a formalização e reduzir o custo (para a obtenção da CNH). A redução poderá ser de 70% a 80%, a depender da exigência mínima de aulas práticas ou não”, afirmou o ministro.
A proposta, no formato atual, prevê o fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas. No entanto, Renan Filho admite a possibilidade de manter um número mínimo de aulas práticas. Ele ressalta que as provas teóricas e práticas aplicadas pelos detrans continuarão obrigatórias e serão dadas por instrutores autorizados pelo governo federal.
Para o ministro, a mudança representa um passo em direção à “justiça social” e à desburocratização do processo de obtenção da CNH. Inicialmente, a medida valerá apenas para as categorias A e B, que abrangem motocicletas e veículos de passeio. Caso seja considerada bem-sucedida, poderá ser estendida para outras categorias posteriormente.
O fim da obrigatoriedade é uma das principais bandeiras da atual gestão do Ministério dos Transportes e é rejeitada pelas autoescolas, que perderão espaço no processo de formação de condutores. A própria ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse recentemente que a proposta não é do governo, pois, conforme enfatizou, “dirigir exige responsabilidade”. Mas disse que o Executivo não se furtaria a colocá-la em discussão.
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* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Honório Moreira / OIMP / D.A Press
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