Política Municipal
Secretaria de Agricultura de Linhares oferece Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
POLÍTICA & GOVERNO

Por Alexandre Araújo*
Linhares / ES
Os produtos da agroindústria familiar vêm ganhando cada vez mais espaço na mesa dos linharenses. É o caso dos queijos produzidos na Queijaria Borges, da Valdelice de Aguiar, que fabrica em média 200 peças de queijo por semana, na localidade de Córrego Dr. Jones, no distrito de São Rafael.
Para isso, ela teve que realizar na secretaria municipal de Agricultura de Linhares o registro da sua agroindústria junto ao Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., para que seu queijo pudesse ser vendido em todo comércio varejista da cidade, inclusive supermercados.
“Aqui da Queijaria é de onde tiramos nossa renda familiar. Antes vendíamos o queijo de porta em porta, mas resolvemos nos regularizar, o que abriu muito mercado para venda dos nossos queijos, que hoje pode ser encontrado nos supermercados da cidade. A equipe da secretaria nos orientou e conseguimos tirar o SIM”, disse Valdelice.
O Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. realiza o registro de estabelecimentos que processam produtos de origem animal, como produtos cárneos, pescados, ovos, mel, leite e seus respectivos derivados.
“O S.I.M. garante que o produto tenha uma qualidade higiênico sanitária, desde a recepção da matéria prima, produção, embalagem, expedição e distribuição, até chegar ao consumidor, garantindo que ele tenha todos os requisitos necessários conforme os regulamentos de identidade e qualidade dos produtos determina. Além de agregar valor para o produtor”, ressaltou a zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, Luiza Vargas Forzza Miguel.
O produtor interessado em registrar seu estabelecimento, pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, que fica no centro de Linhares, próximo à academia Health Way, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, entrando com o pedido junto ao SIM.
“Esse registro é muito importante porque permite que o produtor rural, verticalize sua produção agrícola e assim incremente o processo de valorização dos seus produtos. O S.I.M. de Linhares, faz parte também do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte – Susaf, o que lhe confere equivalência ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp realizado pelo IDAF, permitindo que o produtor possa comercializar esse produto não só no município, mas em todo o Estado. A secretaria quer gerar segurança alimentar para o consumidor e que o produtor possa ter uma renda familiar ainda maior. Não queremos punir!”, orientou o secretário municipal de Agricultura, Rafael Breda Buffon.
Mais informações o produtor pode ter nos telefones: (27) 98103-0762 / (27) 98162-0239 / (27) 98162-0229 / (27) 98132-1640.
——————————————————–
* Prefeitura de Linhares / Secom – Conteúdo
* Fotos: Crédito Felipe Reis / Secom

POLÍTICA & GOVERNO
Mineração mais sustentável e energias limpas ganham impulso no Espírito Santo

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a empresa Vale S.A. assinaram nesta terça-feira (15), um protocolo de intenções com o objetivo de fomentar a cadeia de valor da economia verde no Espírito Santo, com foco na produção e consumo de combustíveis de baixo carbono, como biometano, hidrogênio verde e tecnologias de captura e armazenamento de gás carbônico (CO₂).
A parceria é um primeiro passo, que tem como meta avaliar modelos de negócios e possíveis estruturas de financiamento que contribuam para a descarbonização da indústria capixaba, especialmente nas áreas de mineração e siderurgia. A proposta está alinhada às diretrizes estratégicas do banco de desenvolvimento, que visam promover uma economia mais verde por meio da neoindustrialização do Estado.
O documento foi assinado no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço. Também estiveram presentes os secretários de Estado, Sérgio Vidigal (Desenvolvimento) e Felipe Rigoni (Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
“A gente nunca deixa de usar os combustíveis, mas precisamos usar cada vez menos. Estamos usando a força dos combustíveis fósseis para alavancarmos a energia limpa. Estamos montando um ciclo virtuoso e quando a Vale busca conosco todas as alternativas possíveis para a descarbonização nos deixa animados, pois esse é um caminho sem volta. O debate na COP 30 é a implementação do financiamento e o nosso Fundo de Descarbonização já vai iniciar com meio bilhão de reais e tenho certeza que irá atrair novos investidores. Temos condições de publicar o edital para selecionar a gestora do Fundo e vamos dar o pontapé inicial e definitivo para esse caminho sem volta que é a descarbonização”, afirmou o governador Casagrande.
Para o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, a colaboração com a empresa fortalece a atuação do banco em prol de soluções sustentáveis. “A assinatura do documento sinaliza um passo importante para a construção de um ambiente mais favorável à inovação verde no Estado e reafirma o compromisso do banco em apoiar projetos que promovam a transição energética e o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. O Estado reúne condições ideais para esse tipo de iniciativa, com vocação logística, industrial e ambiental estratégica. Além disso, o Bandes segue o movimento dos bancos de desenvolvimento de todo o mundo, atuando como catalisador de investimentos em inovação e tecnologias limpas”, pontuou.
Por sua vez, a Vale — maior mineradora do Brasil — já vem adotando diretrizes sustentáveis em sua estratégia corporativa, buscando reduzir suas emissões de carbono e contribuir para a agenda ambiental global. Com o protocolo, ambas as instituições poderão compartilhar conhecimentos, elaborar estudos técnicos e mobilizar especialistas e agentes de mercado nacionais e internacionais para viabilizar as iniciativas conjuntas.
“A assinatura deste protocolo de intenções reforça a estratégia da Vale de explorar alternativas para descarbonização e combate às mudanças climáticas. Temos metas claras para reduzir nossas emissões e buscamos soluções inovadoras para alcançar esses objetivos. Acreditamos que o Bandes pode ser uma alavanca de desenvolvimento para que as empresas estejam cada vez mais preparadas para atenderem o mercado de forma sustentável”, disse a gerente de Mudanças Climáticas da Vale, Vivian MacKnight.
“A formalização dessa parceria é estratégica para a agenda de sustentabilidade e direcionamento dos esforços do Banco para financiamento de projetos relacionados à economia verde, porque estamos indo além do crédito, estamos criando as condições necessárias para que novas cadeias de valor surjam no estado, por meio da produção de combustíveis de baixo carbono. A Vale é um grande demandante do insumo, precisamos identificar e estimular o potencial de produção que o estado tem, e esta parceria é o primeiro passo para isso”, destacou a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi.
“O nosso governo vem deixando alguns legados para a sociedade do Espírito Santo. Um deles é o programa capixaba de Descarbonização. Colocar de pé uma cooperação como essa vai estimular que outras empresas também possam se associar. É uma iniciativa inovadora. A Vale está presente em alguns estados brasileiros, mas somos pioneiros numa iniciativa como essa. Um produto absolutamente diferenciado para oferecer ao Brasil. É mais uma experiência capixaba sinalizando ao País o caminho, alguém que pega recursos que têm como origem o combustível fóssil para financiar a transição energética”, pontuou o vice-governador Ricardo Ferraço.
No caminho para uma economia cada vez mais sustentável
A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Espírito Santo de posicionar o Estado como referência em sustentabilidade e transição energética. Por meio do Bandes, o governo tem atuado no apoio a projetos estruturantes que visam a descarbonização da economia, a ampliação do uso de energias renováveis e o fortalecimento de cadeias produtivas alinhadas com os princípios da economia circular.
Nos últimos anos, o banco capixaba tem intensificado sua atuação como indutor de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, com destaque para a mobilização de capital verde, a criação de instrumentos financeiros voltados a tecnologias limpas e o incentivo à inovação industrial. “A parceria com a Vale é outro um marco neste caminho, reafirmando o papel estratégico do banco no futuro verde do Espírito Santo”, acrescentou Saintive.
———————————————————————————————————————————-
* Governo do ES / Comunicação / Bandes – Gerência de Comunicação Institucional – Conteúdos
* Fotos: Hélio Filho / Secom
-
GERAL6 dias atrás
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos
-
BRASIL5 dias atrás
AGU cria grupo para reparar danos causados por fraudes ao INSS
-
BRASIL4 dias atrás
Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
-
Educação & Cultura6 dias atrás
Maciel de Aguiar lança nesta quinta-feira (24), em Vitória, mais uma obra literária: “O Velho Lobo do Mar”
-
ESPORTES7 dias atrás
Dia 27 de abril: Segunda Etapa do Capixaba de Kart Rental 2025 promete emoção e adrenalina em Vitória
-
BRASIL6 dias atrás
Ministro Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru
-
Esportes / Futebol5 dias atrás
Atacante do Porto Vitória é convocado para a seleção da Zâmbia
-
Política Regional4 dias atrás
Ex-prefeito de São Mateus é convidado a se filiar ao PP e ser candidato a deputado estadual em 2026