VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Nacional

CPI do MST votará convocação de ministros e diligências que vão de áreas suspeitas de grilagem a terras invadidas

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

Do total de requerimentos, oito partiram de oposicionistas e outros sete dos aliados do governo

Por Gabriel Sabóia

Após uma primeira sessão marcada por embates entre governistas e integrantes da oposição, a CPI do MST votará 15 requerimentos nesta quarta-feira. O conjunto de pedidos engloba desde a convocação de ministros e secretários até solicitações para diligências em locais que foram alvos de invasões irregulares neste ano e podem ter sido palco de esquemas de grilagem. Do total de requerimentos, oito partiram de oposicionistas e outros sete dos aliados do governo.

Dois pedem a convocação de ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva: um deles, de autoria do deputado Éder Mauro (PL-PA), pretende ouvir o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para prestar esclarecimentos sobre denúncias de invasões de terras privadas produtivas pelo MST. Outro, de Evair de Melo (PP-ES), solicita que seja convocado o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O deputado Messias Donato (Republicanos-ES), por sua vez, requer o convite do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Raul Jungmann. Kim Kataguiri (União-SP) pede a convocação do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, enquanto as deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) requerem a convocação da advogada e produtora rural, Luana Ruiz.

Leia Também:  Supremo Tribunal Federal restringe decisões individuais de ministros da Corte

No que diz respeito às solicitações para diligências, duas serão votadas: uma delas, assinada por vários deputados petistas, pede uma visita técnica ao município de São Felix do Xingu (PA), no Complexo Divino Pai Eterno. A área pública é pleiteada por fazendeiros interessados em criar gado que, de acordo com militantes do MST, viriam agindo com violência contra os trabalhadores rurais e outras irregularidades, como grilagem. A outra diligência, requerida por Gustavo Gayer (PL-GO), pede várias idas aos locais invadidos pelo Movimento Sem Terra (MST) em 2023. As demais diligências focam em requerimentos de informação a ministérios e órgãos públicos.

 • Informação Jornal Extra / Foto: Divulgação – MST

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Nova embarcação entra em operação e amplia capacidade do Sistema Aquaviário

Publicados

em

Vitória / ES

O Governo do Estado colocou em operação, nesta sexta-feira (19), a nova embarcação “Mestre Álvaro”, quinta unidade a integrar o sistema Aquaviário. O barco atenderá os passageiros no trecho entre a Estação da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Com dois andares, climatização, acessibilidade, banheiro, espaço para bicicletas, a Mestre Álvaro tem capacidade para transportar cerca de 100 passageiros, mantendo o padrão de conforto e segurança das demais embarcações do sistema. 

“O Sistema Aquaviário está se estruturando cada vez mais com a chegada dessa nova embarcação e em breve teremos a chegada de mais duas, chegando a sete barcos. Está em construção uma nova estação na Rodoviária de Vitória, que será entregue no início do próximo ano, e estamos licitando mais duas – uma próxima do antigo terminal Dom Bosco e outra próxima à Praça Pio XII no Centro da capital. Hoje o Sistema Aquaviário já transporta duas mil pessoas por dia e vamos ampliar esse número. Muita gente usa para o dia a dia, mas com essa linda Baía do Espírito Santo, o Aquaviário também potencializa nosso turismo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Leia Também:  Supremo Tribunal Federal restringe decisões individuais de ministros da Corte

A chegada da nova unidade integra o planejamento de expansão da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), que já tem a estação Rodoviária em obras e as estações Dom Bosco e Pio XII em fase de licitação. A ampliação da frota é um passo essencial para atender à crescente demanda e às novas linhas previstas.

“Com a entrada em operação da Mestre Álvaro, damos mais um passo para ampliar e qualificar o transporte aquaviário. A nova embarcação aumenta a capacidade de atendimento e traz conforto para quem utiliza o serviço. Esse é um modal estratégico: além de ser rápido, seguro e integrado ao Transcol, valoriza o turismo e oferece à população uma alternativa de mobilidade”, ressaltou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

—————————————————————–

* Governo do Estado / Comunicação – Conteúdo

*  Foto/Destaque: Mateus Fonseca/Governo-ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA