De Saída
Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
GERAL

Indicado por Dilma Rousseff em 2013, a aposentadoria de Barroso abre caminho para nova indicação de Lula
Por Pedro Grigori e Luana Patriolino* – Brasília / DF
O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9/10), que vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro, de 67 anos, poderia ficar na Corte até 2033, quando completaria 75 anos.
Em discurso de despedida, Barroso se emocionou e disse que “é hora de seguir outros rumos”. O anúncio foi feito no fim da sessão do STF. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, afirmou Barroso.
Com o anúncio da aposentadoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá indicar um terceiro nome para o Supremo. No ano passado, foram indicados os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin para a mais alta corte do Judiciário brasileiro.
Barroso assumiu a cadeira do STF em junho de 2013. Agora, o ministro disse que vai para um “retiro espiritual”.
Luís Roberto Barroso presidiu o STF nos últimos dois anos, até a semana passada, quando terminou ele concluiu o mandato e passou o bastão para o ministro Edson Fachin.
Nesta semana, durante um evento na Bahia, ele afirmou nesta segunda-feira que é “preciso saber a hora de sair”. A declaração ocorreu durante um seminário jurídico na Bahia.
Perfil
Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras-RJ e é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é professor titular de direito constitucional na Uerj, tem mestrado pela Universidade de Yale (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou como professor visitante em outras instituições, como na Universidade de Brasília (UnB). No STF, foi presidente de 2023 a 2025.
________________________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Antonio Augusto / STF

GERAL
Empresário nada 60 km de Vitória a Guarapari para marcar 60 anos de vida

Cesar Saade passou 18 horas no mar e foi recebido pela família com festa na chegada
Para celebrar os 60 anos de vida, o empresário Cesar Saade transformou o aniversário em um desafio de superação: nadou 60 quilômetros de Vitória até Guarapari. Foram 18 horas no mar, com suporte de amigos e equipe médica, até ser recebido com festa pela família na Praia de Peracanga.
Cesinha, como é conhecido, contou que fez aniversário no dia 22 de setembro, mas não conseguiu realizar a travessia na data por causa das condições climáticas. À meia-noite do último sábado (4), ele preparou uma logística de suporte para realizar o trajeto a nado de forma segura.
Durante toda a travessia, um barco acompanhava o nadador, além de uma médica cardiologista e dois marinheiros experientes. Quatro amigos do empresário também acompanharam Cesinha e se revezavam, nadando junto com ele, enquanto um quinto amigo foi em um caiaque fornecendo água e alimentação.
“Eu não nadei sozinho. Sempre tinha uma pessoa do meu lado para me acompanhar e me incentivar”, contou o empresário.
Cesinha saiu à meia-noite da Praia da Guarderia, em Vitória, e chegou na Praia de Peracanga, em Guarapari, às 18 horas do domingo (5).
“Na verdade, eu já sou experiente em maratona aquática e já fiz provas de até 40 quilômetros. Mas eu queria fazer uma coisa diferente no meu aniversário. Sessenta anos é uma data bem simbólica, né? Aí eu falei: quero nadar um quilômetro por ano de idade. Então eu comecei a analisar os trajetos. Achei que seria interessante sair da Praia da Guarderia, que é onde eu treino, e chegar até a Praia de Peracanga, que é onde eu passo o verão, pois eu tenho um apartamento lá”, explicou.
O nadador não saiu da água para nada durante as 18 horas. Ele comia e bebia dentro do mar. Com a ajuda de uma nutricionista, ele montou a estratégia de se alimentar a cada hora durante as primeiras nove horas. Nas últimas nove horas, em que o corpo já estava mais desgastado, a alimentação aconteceu a cada meia hora.
Mesmo após o maior desafio da sua vida, Cesinha garante que terminou a travessia sem lesões graves.
“Não tive fadiga muscular nem apagão. Foi muito especial chegar e ver minha família me esperando com bolo e balões. Ainda confraternizamos e, no dia seguinte, era vida normal. Não tive nenhuma sequela, nenhuma consequência de tanto esforço”, Cesinha Saade.
Para ele, o que fica é a sensação de realização. “É algo que você idealiza e corre atrás, mesmo com risco calculado e dúvidas se vai dar certo. E mesmo com toda essa preparação, sempre fica aquela dúvida: será que vai dar? Quando eu consegui e falei: deu tudo certo, eu consegui, depois de alcançar esse recorde pessoal de distância, ainda tive energia para confraternizar. Então, realmente, foi uma sensação de realização muito boa”.
_________________________
* Informações reproduzidas do JN
* Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
-
GERAL5 dias atrás
Empresário nada 60 km de Vitória a Guarapari para marcar 60 anos de vida
-
POLÌCIA5 dias atrás
Polícia Federal apura fraudes em licitações e cumpre mandados em São Mateus
-
Curiosidade & Conhecimento1 dia atrás
Dia das Crianças: Como surgiu?
-
BRASIL3 dias atrás
Irmão de Lula, Frei Chico entra na mira da CPMI
-
INTERNACIONAL5 dias atrás
Presidente do Equador sai ileso de ataque a tiros contra sua caravana
-
Famosos5 dias atrás
Cristiano Ronaldo se torna o primeiro jogador bilionário da história
-
CIDADES4 dias atrás
Prefeitura oferece curso de robótica para mulheres a partir de sexta-feira
-
INTERNACIONAL3 dias atrás
Forças israelitas iniciam retirada definida no plano de paz