VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura em Ação

Prefeitura oferece curso de robótica para mulheres a partir de sexta-feira

Publicados

CIDADES

Por Jaqueline da Hora* – Vila Velha / ES

A Secretaria das Mulheres da Prefeitura de Vila Velha vai dar início nesta sexta-feira, às 18 horas, a um curso gratuito de robótica, do projeto Corte de Lovelace, dirigido exclusivamente para mulheres que estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ou já são formadas e buscam novas oportunidades profissionais. A capacitação está sendo oferecida em parceria com do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

As aulas serão no Polo da Universidade Aberta Do Brasil (UAB) de Vila Velha, na rua Antônio Ataíde, 272, no Centro da cidade. Essa será a primeira turma e contará 25 alunas. O curso, que tem duração de 140 horas, será dividido em três módulos.  As vagas foram preenchidas rapidamente, pelas mulheres cadastradas no programa Conecta Mulher. Uma nova turma será aberta em breve.

Conecta Mulher

O Conecta Mulher foi desenvolvido para conectar mulheres e oferecer acesso a oportunidades de trabalho, capacitação e empreendedorismo, em parceria com o Sine, instituições e diversas empresas da cidade. A proposta é ampliar a autonomia e o crescimento das mulheres, fortalecendo redes de apoio e criando novas perspectivas.

Leia Também:  Centro Integrado de Assistência Social e Esportes, em Jardim Camburi, tem 40% das obras concluídas

Para se cadastrar no programa basta acessar o site da Prefeitura de Vila Velha, na página do Conecta Mulher, através do link: https://conectamulher.vilavelha.es.gov.br/  ou Clicar Aqui.

Projeto Corte de Lovelace

O projeto Corte de Lovelace é uma ação de popularização da computação, baseado em oficinas presenciais de pensamento computacional, programação e robótica. O projeto amplia as oportunidades para as alunas seguirem carreira nas áreas de tecnologia, programação, robótica e computação.

O nome do Projeto Corte de Lovelace é uma homenagem à Condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo. O programa teve início em 2018, com o lançamento do curso a distância “O Moodle de Lovelace – Curso de Programação Python: Uma Chamada de Meninas para a Carreira de Computação”.

“O curso vai despertar o interesse das mulheres pela inovação, promover a autonomia e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Investir em capacitação tecnológica é garantir que mais mulheres possam ocupar espaços de liderança e destaque na sociedade. Queremos despertar o interesse pela tecnologia e mostrar que a robótica também é lugar para elas”, destacou a secretária das Mulheres, Lyza Herzog.

Leia Também:  Vitória, capital de todos os capixabas, comemora 473 anos. Parabéns!

Cronograma das aulas

1º Módulo – Pensamento Computacional (20 horas de duração): de 10 a 17 de outubro, das 18 as 22 horas.

2º Módulo – Programação (60 horas de duração): de 23 de outubro a 7 de novembro, das 18 as 22 horas.

3º Módulo – Robótica (60 horas de duração): de 13 de novembro a 5 de dezembro, 18 as 22 horas.

Serviço:

Curso Corte de Lovelace

Início: Sexta-feira (10), das 18 horas às 22 horas

Duração do curso: De 10/10 a 05/12/ 2025

Local: Polo da Universidade Aberta Do Brasil (UAB) de Vila Velha – Rua Antônio Ataíde, 272, Centro da cidade.

___________________________________________________________

* PMVV / Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – Freepik

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada

Publicados

em

Vitória / ES

A capital capixaba registrou um avanço histórico no acesso à água tratada. De acordo com os levantamentos comparativos do Instituto Trata Brasil (Ranking do Saneamento, ano-base 2023), divulgados na última semana. Enquanto em 2018 a capital capixaba ocupava a 17ª posição, em 2025 ela atingiu o 1º lugar entre as capitais brasileiras com melhor índice de acesso à água tratada.

A evolução confirma o impacto da política pública de saneamento executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). “O salto não é circunstancial: é resultado de planejamento, execução contínua de obras, modernização de estruturas e avanço tecnológico”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud. Em 2023, ano-base do ranking, a Cesan investiu R$ 12,6 milhões em água.

Em 2024, esse valor avançou para R$ 32,4 milhões, consolidando uma curva de crescimento que indica potencial de posicionamento ainda melhor em edições futuras do ranking. Esse movimento vem acompanhado de uma agenda de projetos estruturantes, que fortalecerão ainda mais a resiliência hídrica não só na capital, mas em toda a região metropolitana: a construção da Barragem dos Imigrantes, o novo reservatório de água de São Benedito, o uso de métodos não destrutivos no combate a vazamentos e a parceria público-privada do esgotamento sanitário, que elevará a eficiência operacional e a cobertura de coleta e tratamento.

Leia Também:  Escolas de Vitória chegam à final da Olimpíada de Empreendedorismo com projetos inovadores

“Esse resultado não é por acaso. É fruto de decisão estratégica, planejamento de longo prazo e investimentos contínuos. Estamos trabalhando para garantir segurança hídrica, ampliar a cobertura e avançar rumo à universalização também dos serviços de esgoto no Espírito Santo. Vitória alcançou o 1º lugar, mas o nosso compromisso é avançar em todo o Estado”, enfatizou o presidente.

Munir Abud destacou ainda que Vitória se consolida, assim, como uma das capitais mais bem preparadas para enfrentar os desafios de demanda hídrica crescente e adaptação às mudanças climáticas, e o Espírito Santo reafirma sua posição de vanguarda no saneamento brasileiro.

_______________________________

* Fonte: Cesan

* Foto/Destaque: Reprodução / Cesan

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA