VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Discurso da Paz

Trump é ovacionado no Parlamento israelense

Publicados

INTERNACIONAL

Em discurso, o presidente dos Estados Unidos fala sobre a trégua em Gaza: “Triunfo incrível para Israel e o mundo”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido com aplausos nesta segunda-feira (13/10) na Knesset, o Parlamento de Israel, após anunciar o fim da guerra na Faixa de Gaza. A declaração foi feita após a entrada em vigor de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, resultado de um plano de 20 pontos mediado pelos EUA.

Trump está acompanhado de seu enviado especial Steve Witkoff, de seu genro Jared Kushner e de sua filha Ivanka. O cessar-fogo pôs fim a um conflito iniciado em 7 de outubro de 2023, que deixou um saldo de 67.869 mortos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. O ministério informou que segue recuperando corpos das vítimas após dois anos de combates.

O fim da guerra também marcou a libertação dos últimos 20 reféns israelenses que permaneciam em cativeiro em Gaza. A libertação ocorreu como parte do acordo que prevê troca de prisioneiros. Paralelamente, ônibus deixaram a penitenciária de Ofer, na Cisjordânia ocupada, transportando presos palestinos que serão soltos como parte da mesma negociação.

Leia Também:  Lula chega a Portugal sob desconfiança de europeus após declarações sobre a Ucrânia

TEL AVIV

Em Tel Aviv, centenas de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns para celebrar o retorno dos libertados. Com bandeiras de Israel e fotos dos sequestrados, o clima foi de alívio, mas também de luto. “Esperávamos por este momento, mas há tristeza por aqueles que não voltam e pelos quase 2 mil mortos da guerra”, afirmou Ronny Edry, professor e ativista, à imprensa local.

Os nomes dos 20 reféns libertados foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, que celebrou o retorno em mensagem nas redes sociais. Eles foram sequestrados no ataque de 7 de outubro de 2023, e libertados exatamente 738 dias depois. O governo israelense confirmou que todos já se encontram em território nacional e receberam atendimento médico.

____________________________

* Com informações da AFP

* Foto/Destaque: Divulgação / AFP

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INTERNACIONAL

Para Trump encontro com Lula pode possibilitar “bons acordos”

Publicados

em

Os presidentes se reuniram neste domingo (26/10)

Por Raphael Pati*

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre o encontro que teve na tarde deste domingo (26/10) com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia. A reunião durou 45 minutos e serviu para fortalecer as relações entre os dois países, enfraquecida durante o julgamento do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro, mas que ganhou novo vigor após o encontro não oficial durante a Cúpula das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em setembro.

Imagem

 “É uma grande honra estar ao lado do presidente do Brasil. Acredito que poderemos fazer bons acordos para ambos os países. Sempre mantivemos uma boa relação, acredito que ela continuará”, escreveu Trump, no X.

Mais cedo, Lula já havia comentado sobre o encontro e descreveu a reunião como “ótima” e manifestou estar confiante na reversão da política comercial norte-americana com o Brasil.

“Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o presidente, em um post no Instagram.

Leia Também:  Presidente do Chile confirma 46 mortos em incêndios florestais no país

_________________________________________________

* Correio Braziliense – Conteúdo

* Foto/Destaque: Ricardo Stuckert / Presidência da República

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA