Dados do IBGE
Brasília tem o terceiro maior número de línguas indígenas faladas no Brasil
Curiosidade & Conhecimento
Segundo o Censo Demográfico 2022, a população indígena residente no Distrito Federal é de 5.811 pessoas
Por Aline Gouveia* – Brasília / DF
No Distrito Federal, há 60 línguas indígenas faladas ou utilizadas por pessoas com dois anos ou mais. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (24/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as capitais brasileiras, Brasília se destacou com o terceiro maior número de línguas indígenas faladas em domicílios, sendo superada por Manaus (97) e São Paulo (77).
As duas línguas indígenas com maior número de falantes na capital federal são warao e guajajara, com 178 e 146 pessoas indígenas de dois anos ou mais, respectivamente. No Censo anterior, em 2010, o maior número de falantes era da língua kamayurá.
De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022, a população indígena residente no Distrito Federal é de 5.811 pessoas. Foram registradas 167 etnias, povos ou grupos indígenas residentes
no Distrito Federal, uma ampliação em relação a 2010, quando foram divulgadas 126 etnias ou povos.
Entre as capitais brasileiras, Brasília se destacou com o quarto maior número de etnias (167) declaradas no Censo 2022, sendo superada por São Paulo (194), Manaus (186) e Rio de Janeiro (176).
Entre os dois últimos Censos houve alterações nas etnias mais populosas no Distrito Federal. Em 2010, a presença mais numerosa era dos guarani, já em 2022, os tenetehára se tornaram majoritários numericamente, com 269 pessoas indígenas; seguido pelos guajajara, com 267 pessoas indígenas.
No Brasil
Ainda segundo o IBGE, em 2022, foram registradas um total de 295 línguas indígenas faladas ou utilizadas no domicílio por pessoas indígenas com dois anos ou mais. Entre 2010 e 2022 houve um aumento de falantes de línguas indígenas entre as pessoas com cinco anos ou mais de idade, passando de 293.853 para 433.980 falantes.
_________________________________________________
*Correio Braziliense – Conteúdo
*Foto/Destaque: Crédito – Marcelo Camargo / Agência Brasil
Curiosidade & Conhecimento
Dia das Crianças: Como surgiu?
Neste 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional, também se comemora o Dia das Crianças. O dia da Santa já se sabe como tudo começou, porém, e o surgimento do Dia das Crianças?
O Dia da Criança surgiu no Brasil em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro, onde se propôs uma data oficial para a celebração. A data de 12 de outubro foi escolhida para coincidir com o descobrimento da América e surgiu por força de lei, sendo oficializada em 1924 pelo decreto 4.867. A proposta foi do deputado Galdino do Valle Filho, depois sim assinado o decreto pelo presidente Arthur Bernardo,que governou o Brasil entre 1922 e 1926.

Por quase quatro décadas a data passou meio despercebida, como tantas outras propostas pelo Legislativo.
A data só se popularizou comercialmente na década de 1960, com campanhas publicitárias de empresas de brinquedos, como a Estrela e a Johnson & Johnson. Que se associaram para lançarem a promoção a “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”, se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
“A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima”, explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados (o verbete da Wikipedia traz uma lista de dezenas deles). O mais próximo de uma data “mundial” é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

- Inspiração inicial (1923):
A ideia de uma data para as crianças surgiu no 3º Congresso Sul-Americano da Criança no Rio de Janeiro.
- Escolha da data (1923):
O dia 12 de outubro foi sugerido para coincidir com o dia do descobrimento da América.
- Oficialização (1924):
O então presidente Arthur Bernardes assinou o decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, instituindo oficialmente o 12 de outubro como “Festa da Criança”.
- Popularização comercial (1960):
A data só ganhou força popular e comercial a partir da década de 1960, quando empresas de brinquedos iniciaram campanhas para impulsionar as vendas, como a “Semana do Bebê Robusto” da Estrela em 1955 e a campanha da Johnson & Johnson em 1965.
- 12 de Outubro – Dia das Crianças: origem, frases, no Brasil
Como o Dia das Crianças tornou-se popular no Brasil? O Dia das Crianças ficou popular no Brasil após uma campanha publicitária da …
__________________________________________
* Pesquisas Pauta1
* Fotos Ilustrativas: Reprodução das Redes Sociais
-
Política Nacional7 dias atrásOposição critica fala de Lula sobre traficantes: “Daqui a pouco, o PCC vira ONG”
-
INTERNACIONAL7 dias atrásEUA enviam maior porta-aviões do mundo para a América Latina em escalada de operação antidrogas
-
SAÚDE7 dias atrásAutismo: sociedade médica lança novas recomendações para diagnóstico e terapia
-
POLÍTICA & GOVERNO7 dias atrásGoverno do Estado entrega máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura capixaba
-
SEGURANÇA4 dias atrásMegaoperação contra Comando Vermelho tem intenso tiroteio nos complexos da Penha e Alemão
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO5 dias atrásTeatro Carlos Gomes será reaberto com show de Silva no dia 22 de novembro
-
INTERNACIONAL5 dias atrásPara Trump encontro com Lula pode possibilitar “bons acordos”
-
Esportes / Futebol5 dias atrásVegetti encerra jejum, Vasco vence o Bragantino e segue embalado no Brasileirão
