VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Evento Cultural

13ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (Artesanto 2025)

Publicados

CULTURA & ENTRETENIMENTO

De 7 a 12 de outubro, a Praça do Papa, em Vitória, recebe a 13ª edição da Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo – Artesanto, um dos maiores eventos de valorização da arte e da economia criativa do Estado.

O evento acontece de terça a sexta-feira, das 16h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Neste ano, a feira presta homenagem a João Bananeira, personagem marcante do folclore capixaba e símbolo do Carnaval de Congo de Máscaras, reafirmando o compromisso do evento em fomentar a cultura, a arte e a economia local.

Realizado pela Aderes e Sebrae, o Artesanto reúne artesãos de diversas regiões do Espírito Santo, mostrando a riqueza e diversidade do artesanato capixaba.

Marluce ao lado do governador Casagrande

Entre os expositores está a artesã Marluce Oliosi, da marca Aqualucy, especializada em moda praia em crochê. Marluce participa pelo terceiro ano consecutivo, apresentando peças autorais que unem tradição artesanal, criatividade e valorização da cultura capixaba.

📍 Local: Praça do Papa – Vitória/ES

📅 Data: 7 a 12 de outubro

Leia Também:  Carnaval de Vitória: sucesso de público, estrutura, renda e organização

Horário:

Terça a sexta: 16h às 22h

Sábado e domingo: 10h às 22h

🎟️ Entrada gratuita

📲 Instagram: @oliosi.marluce

📞 WhatsApp: (27) 99279-2828

Artesanto 2025 – Cultura, Arte e Economia em Movimento.

____________________________________

* Fonte: Organizadores do evento – Conteúdo

* Foto/Destaque: Arquivo Pessoal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória começa na próxima segunda-feira (13)

Publicados

em

Por Pedro Vargas* – Vitória / ES

Os ventos da arte que sopram sobre Vitória espalharam poesia, emoção e encantamento por todos os cantos da cidade, a partir da próxima segunda-feira (13). O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que segue até o dia 21 de outubro, chega à sua 21ª edição reafirmando o poder transformador da cena e celebrando o teatro em todas as suas formas – do riso ao silêncio, da rua ao palco, do corpo à palavra.

Contemplado pelo Projeto Cultural Rubem Braga, da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), o Festival é realizado desde 2005, e hoje é o maior encontro das artes cênicas do Espírito Santo e um dos mais respeitados do país.

Durante nove dias, serão realizados gratuitamente espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas, oficinas, palestras e debates que transformam a capital em um verdadeiro território da criação e da partilha artística.

“A iniciativa visa despertar o interesse da população pelas artes cênicas, estimular o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, desmitificar o teatro como cultura de elite, abrir espaço para novos talentos e possibilitar que os artistas não profissionais tenham acesso a espetáculos consagrados”, declara a diretora de produção, Elenice Moreira.

Leia Também:  Turistas se encantam com o artesanato capixaba

É possível acessar a programação completa em @festivaldeteatrodevitoria.

A classificação indicativa varia de acordo com cada espetáculo, indo de Livre a 18 anos.

Os 10 mil ingressos que serão distribuídos no decorrer de toda a programação poderão ser retirados gratuitamente, uma hora antes da apresentação desejada, na bilheteria do teatro.

Homenagem

Neste ano, o festival presta uma homenagem especial a Waldir Castiglione, mestre iluminador que há décadas desenha com luz as emoções do palco. Sua trajetória é uma metáfora da própria arte teatral: feita de sombra, brilho e humanidade.

A programação passeia por diversos gêneros, estilos e sotaques da cena contemporânea. No palco, nomes consagrados como Andrea Beltrão, Leona Cavalli, Silvero Pereira, Osmar Prado e Othon Bastos dividem espaço com artistas capixabas e companhias de todo o Brasil e do exterior.

“Há apresentações para rir e pensar, espetáculos para crianças e adultos, performances que nos convidam a fechar os olhos e ouvir o invisível e até peças que ocupam ruas, praças e parques da cidade”, completa Elenice.

O Festival também é reconhecido como um espaço de aprendizado e aproximação. As ações formativas incluirão a Oficina de Iniciação Teatral para Atores e Não Atores, ministrada pelo ator e diretor Robson de Paula, abrindo as cortinas para quem deseja dar seus primeiros passos na arte da cena.

Leia Também:  Capixabas e turistas lotam praias para dar boas-vindas a 2024

O evento é uma realização da Associação Cultural, Circense e Ambiental Uma Floresta (ACCAUF), em parceria com a PMV, por meio da Semc, com produção de Elenice Moreira, Lourdes Fátima (Taty Moraes) e Beth Caser.

Serviço

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 21ª Edição
Quando: de 13 a 21 de outubro de 2025.

Onde: diversos espaços culturais de Vitória e região metropolitana.
Entrada franca.

____________________________

* Prefeitura de Vitória – Conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA