VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

A Capital é Destaque

Vitória mantém 1º lugar em Transparência Pública e alcança nota máxima em 2025

Publicados

CIDADES

Por Tarcísio Costa* – Vitória / ES

Vitória reafirmou sua liderança em transparência pública ao conquistar, mais uma vez, o 1º lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública (ITGP), divulgado na manhã desta terça-feira (7), durante evento realizado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES).

A capital capixaba obteve nota máxima – 100 pontos – tanto na avaliação geral quanto no índice específico da área da saúde, consolidando-se como referência estadual em transparência e governança pública.

O levantamento é promovido pela Transparência Capixaba, em parceria com o Movimento ES em Ação e com apoio técnico da Transparência Internacional Brasil. O estudo avaliou o desempenho dos 78 municípios do Espírito Santo, levando em conta critérios como transparência ativa, gestão fiscal, licitações e contratos, obras públicas, integridade, comunicação e participação social.

A diretora-executiva da Transparência Capixaba, Ádila Damiani, destacou que Vitória alcançou 100 pontos em todas as dimensões no quesito Saúde, com destaque para a oferta de informações sobre consultas e exames.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), Domingos Taufner comemorou os resultados. “São ótimas notícias para os municípios. Avançamos a cada ano e nesse processo a controladoria interna é muito importante, já que atua em auditoria  em vários âmbitos no município. A controladoria tem visão ampla na prevenção de problemas”.

Leia Também:  Moradores de Santa Leopoldina pedem ao governo estadual melhorias em estrada

A capital tem se destacado nacionalmente por seus avanços na área de transparência. Em 2024 Vitória ficou em 1º lugar em Transparência Pública entre as capitais do país.

Com a nota máxima conquistada em 2025, Vitória consolida sua posição de destaque, mostrando que a transparência é um pilar essencial de sua administração e um compromisso contínuo com o cidadão capixaba.

_______________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

*Foto/Destaque: Crédito – Jansen Lube / PMV

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Prefeitura oferece curso de robótica para mulheres a partir de sexta-feira

Publicados

em

Por Jaqueline da Hora* – Vila Velha / ES

A Secretaria das Mulheres da Prefeitura de Vila Velha vai dar início nesta sexta-feira, às 18 horas, a um curso gratuito de robótica, do projeto Corte de Lovelace, dirigido exclusivamente para mulheres que estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ou já são formadas e buscam novas oportunidades profissionais. A capacitação está sendo oferecida em parceria com do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

As aulas serão no Polo da Universidade Aberta Do Brasil (UAB) de Vila Velha, na rua Antônio Ataíde, 272, no Centro da cidade. Essa será a primeira turma e contará 25 alunas. O curso, que tem duração de 140 horas, será dividido em três módulos.  As vagas foram preenchidas rapidamente, pelas mulheres cadastradas no programa Conecta Mulher. Uma nova turma será aberta em breve.

Conecta Mulher

O Conecta Mulher foi desenvolvido para conectar mulheres e oferecer acesso a oportunidades de trabalho, capacitação e empreendedorismo, em parceria com o Sine, instituições e diversas empresas da cidade. A proposta é ampliar a autonomia e o crescimento das mulheres, fortalecendo redes de apoio e criando novas perspectivas.

Leia Também:  Prefeitura vai assinar convênio com Caixa Econômica para obras de macrodrenagem em Jucutuquara e região

Para se cadastrar no programa basta acessar o site da Prefeitura de Vila Velha, na página do Conecta Mulher, através do link: https://conectamulher.vilavelha.es.gov.br/  ou Clicar Aqui.

Projeto Corte de Lovelace

O projeto Corte de Lovelace é uma ação de popularização da computação, baseado em oficinas presenciais de pensamento computacional, programação e robótica. O projeto amplia as oportunidades para as alunas seguirem carreira nas áreas de tecnologia, programação, robótica e computação.

O nome do Projeto Corte de Lovelace é uma homenagem à Condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo. O programa teve início em 2018, com o lançamento do curso a distância “O Moodle de Lovelace – Curso de Programação Python: Uma Chamada de Meninas para a Carreira de Computação”.

“O curso vai despertar o interesse das mulheres pela inovação, promover a autonomia e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Investir em capacitação tecnológica é garantir que mais mulheres possam ocupar espaços de liderança e destaque na sociedade. Queremos despertar o interesse pela tecnologia e mostrar que a robótica também é lugar para elas”, destacou a secretária das Mulheres, Lyza Herzog.

Leia Também:  Continua em São Mateus o descaso da Prefeitura com a saúde da população

Cronograma das aulas

1º Módulo – Pensamento Computacional (20 horas de duração): de 10 a 17 de outubro, das 18 as 22 horas.

2º Módulo – Programação (60 horas de duração): de 23 de outubro a 7 de novembro, das 18 as 22 horas.

3º Módulo – Robótica (60 horas de duração): de 13 de novembro a 5 de dezembro, 18 as 22 horas.

Serviço:

Curso Corte de Lovelace

Início: Sexta-feira (10), das 18 horas às 22 horas

Duração do curso: De 10/10 a 05/12/ 2025

Local: Polo da Universidade Aberta Do Brasil (UAB) de Vila Velha – Rua Antônio Ataíde, 272, Centro da cidade.

___________________________________________________________

* PMVV / Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – Freepik

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA