VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Destaque Nacional

Vitória é cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Publicados

CIDADES

Por Maya Dorietto* – Vitória / ES

Vitória é a primeira colocada entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital capixaba foi destaque no Cidade Connected Smart Cities (CSC) 2025, nesta terça-feira (23), em São Paulo (SP), cuja premiação reconhece ações inovadoras que colaborem para que os municípios possam alcançar o patamar de ser uma cidade inteligente.

Com a nota 61,27, Vitória alcançou o topo do Ranking CSC – à frente de Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente -, após garantir a segunda posição na edição de 2024, além de conquistar o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes.

Para completar com chave de ouro, Vitória ainda foi a primeira colocada no Reconhecimento Banco do Brasil – Experiência do Cidadão (Sudeste), que destaca o foco da administração municipal em colocar a população no centro das políticas públicas, garantindo serviços eficientes e acessíveis.

O evento contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, um dos 8 mil participantes reunidos em torno de um objetivo comum: pensar, construir e transformar cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.

“O ótimo resultado alcançado por Vitória reforça a cidade como um centro de inovação e abre oportunidades para novas parcerias. A troca de conhecimento no evento consolida o compromisso da gestão com a busca contínua por melhorias para a população. Esse conceituado ranking comprova que as medidas que têm sido aplicadas tornam a nossa capital ainda mais conectada e sustentável”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Moradores se reúnem para discutir em audiência pública a Saúde em Jardim Camburi

Ranking

Para a classificação final, foram avaliadas as seguintes categorias: educação; resíduos sólidos, esgotos e água; economia/finanças; habitação e planejamento urbano; saúde/agricultura local/urbana e segurança alimentar; população/condições sociais; inovação e empreendedorismo; energia; governança; meio ambiente e mudanças climáticas; mobilidade; segurança e telecomunicação.

No eixo “telecomunicação”, Vitória alcançou 100% de domicílios cobertos por 5G, além de registrar mais de 133 mil acessos à telefonia móvel e mais de 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.

No eixo “educação”, Vitória tem 128% da população feminina e 125% da população em geral em idade escolar matriculadas em escolas.

No eixo “saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar”, Vitória se destaca por ter 701 médicos por 100 mil habitantes, além de 80% das escolas com acesso à internet banda larga.

Gestão

Em janeiro de 2021, Vitória passou por um forte ajuste fiscal, reduzindo pela metade os cargos comissionados e cortando privilégios, um modelo de que gestão contribuiu para a sensível melhoria na prestação as o de serviços à população.

Leia Também:  Receita Estadual apreende mais de 100 mil garrafas e latas de cervejas em Cariacica

Na Educação, a capital passou de 4 escolas em tempo integral em 2021 para 41 em 2025. Vitória conquistou o 2º lugar no país em alfabetização de crianças até a 2ª série — feito inédito na história da cidade. Todas as crianças da rede municipal passaram por exames de vista, e aquelas que precisaram receberam óculos gratuitamente. Além disso, Vitória é o município que mais compra produtos da agricultura familiar, garantindo também um lanche adicional: ao chegar pela manhã, cada aluno recebe uma fruta, medida que tem contribuído para o desempenho escolar.

Na Saúde, as filas de espera por exames e consultas especializadas foram reduzidas de forma significativa, com destaque para a fila de mamografia, totalmente zerada.

No campo social, a prefeitura criou o programa de erradicação da extrema pobreza, que já beneficiou 19 mil pessoas.

A segurança pública também apresentou avanços expressivos: Vitória reduziu em 50% o número de mortes violentas, diminuiu os feminicídios em mais de 60% e, no primeiro semestre de 2025, não houve registro de mulheres vítimas desse crime.

————————————————————-

* Prefeitura de Vitória – Conteúdo

* Foto/Destaque: Reprodução / Redes Sociais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Conselho realiza vistoria na ciclovia da Terceira Ponte após relato de rachaduras

Publicados

em

Equipe do Crea-ES realiza a inspeção para avaliar os danos estruturais na Ciclovia da Vida

Vitória / ES

Após vídeos e relatos de ciclistas sobre rachaduras em uma parte da estrutura da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realiza uma vistoria na manhã desta terça-feira (23). Mesmo com a inspeção, o local está funcionamento normalmente.

Na última semana, o fotojornalista do Folha Vitória, Thiago Soares, registrou danos na grade e uma viga de sustentação no sentido Vitória x Vila Velha da ciclovia. Os problemas também foram compartilhados em vídeos feitos por ciclistas que passam pelo local diariamente.

O engenheiro do Crea-ES, Geraldo Rossoni Sisquini, informou que a inspeção tem como objetivo avaliar os danos estruturais causados pela vibração com a passagem de veículos e pela ação do vento, principalmente, no vão central.

Temos também um ambiente agressivo em termos de corrosão, porque temos a maresia. Então, esses efeitos dos danos estruturais são causados pela sinergia da vibração existente e da maresia, que faz com que haja uma corrosão e esse processo de trinca da estrutura é acelerado.

Leia Também:  Obras de ampliação do abastecimento em Vitória serão iniciadas pelo Governo e Cesan

Geraldo Rossoni Sisquini, Crea-ES

Apesar disso, o conselheiro do Crea-ES afirma que não há motivo para que os ciclistas fiquem inseguros em usar a ciclovia. As normas estabelecem que as inspeções no local devem ser realizadas de forma periódica para identificar pontos que necessitam de manutenção.

Após a vistoria, o Crea-ES vai elaborar um relatório técnico com as devidas recomendações e, se necessário, comunicará os órgãos responsáveis pela obra ou manutenção da estrutura.

Ciclovia passou por manutenção em 2024

A Ciclovia da Vida já havia passado por manutenção preventiva em dezembro de 2024. Na ocasião, o trecho no sentido Vitória-Vila Velha precisou ser fechado temporariamente para execução dos trabalhos, e os ciclistas dividiram a pista oposta, normalmente utilizada por quem seguia de Vila Velha em direção a Vitória.

Apesar da intervenção, usuários relatam que os problemas continuam e cobram fiscalização mais rigorosa e correções permanentes na estrutura.

O que diz o governo do ES

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do governo do Espírito Santo informou que acompanha a situação de perto e que a equipe de projetistas e a empresa responsável pela obra já estão alinhadas para realizar as correções necessárias.

Leia Também:  Santa Leopoldina tem proposta aprovada para a construção de 20 casas populares

Segundo a pasta, esse tipo de ocorrência é comum em grandes obras de engenharia, como a Terceira Ponte e a própria Ciclovia da Vida, por conta da complexidade estrutural, das dimensões e da presença de juntas de dilatação.

A Semobi reforçou que não há risco de comprometimento da estrutura nem ameaça à estabilidade da ciclovia. “Os ciclistas podem trafegar normalmente pelo local”, destacou a secretaria.

———————————————————————–

* Matéria reproduzida do portal Folha Vitória – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – Thiago Soares / FV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA