VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Cidade é Destaque

Vitória: 2º no Sudeste e 4º no país em competitividade e inovação

Publicados

CIDADES

A capital capixaba registra o maior crescimento entre todas as capitais brasileiras e entra para o pódio das mais bem avaliadas do país.

Por Michelle Moretti*

Vitória alcançou um marco histórico ao conquistar o 4º lugar no Brasil e o 2º lugar na região Sudeste em competitividade e inovação. O resultado faz parte do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)*, que avaliou o desempenho de todas as capitais brasileiras. A capital capixaba registrou o maior crescimento entre as cidades avaliadas e entrou para o pódio das mais bem colocadas do país.

O levantamento mostra que Vitória subiu posições expressivas nos indicadores analisados, consolidando-se como símbolo nacional de inovação, eficiência na gestão pública e excelência em capital humano.

Vitória lidera o país com folga em dois dos pilares mais estratégicos para a competitividade nacional, conforme o CLP. No quesito Capital Humano, alcançou o 1º lugar absoluto entre todas as capitais brasileiras, com nota máxima no indicador de acesso ao ensino superior. Também ficou em 1º lugar no Funcionamento da Máquina Pública, com destaque para a eficiência administrativa, transparência e qualidade na prestação dos serviços públicos.

Leia Também:  Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, ganha novo Parque Kids

Além dessas conquistas, Vitória figura entre as 10 melhores capitais do Brasil em outros pilares importantes, como inovação e dinamismo econômico, inserção econômica no mercado formal, qualidade do crédito, complexidade econômica e renda média formal.

Esse desempenho é fruto de uma gestão que une planejamento técnico, foco em resultados e valorização das pessoas. Vitória vem se consolidando como um ambiente estratégico para empreender, investir e viver.

O levantamento também aponta que o Espírito Santo foi o estado que mais avançou em competitividade em 2024, impulsionado diretamente pelos resultados da capital. Os principais saltos do estado ocorreram em pilares como Eficiência da Máquina Pública, com destaque para equilíbrio de gênero salarial e qualidade contábil; Potencial de Mercado, refletindo a força econômica crescente; e Capital Humano, impulsionado pela formação superior da população e pela inserção no mercado formal.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, declara: “a ascensão de Vitória não é fruto do acaso, mas de uma estratégia clara, com investimentos baseados em dados, responsabilidade com as contas e soluções criativas, que nos permitem cuidar da nossa gente e ter serviços públicos de qualidade. A cidade vem fomentando o setor criativo, fortalecendo a ciência e a educação e desburocratizando processos, tornando-se modelo de gestão moderna e resiliente. Vitória, com sua força técnica e sensibilidade social, mostra ao país o que significa liderar com excelência. Mais do que um bom lugar para se viver, a capital é hoje uma vitrine de boas práticas públicas, onde eficiência, educação e inovação caminham juntas”, conclui.

Leia Também:  Prefeitura de Vila Velha apresenta novo projeto para a Prainha

_____________________________________-

Fonte: CLP 2024 / Prefeitura de Vitória – Comunicação – Conteúdo

Fotos: Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Complexo Esportivo do Jaburu: novo espaço de lazer, esporte e convivência é entregue em Vitória

Publicados

em

Por Jucilene Borges* – Vitória/ES

Uma manhã de muita alegria para os moradores do Jaburu. Neste domingo (13), a Prefeitura de Vitória entregou à comunidade do Jaburu um novo espaço dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência: o Complexo Esportivo do Jaburu.

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu / Foto: Leonardo Duarte – PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre a superação de um “muro invisível” que dividia a cidade, com investimentos concentrados em uma área e negligenciando comunidades como a do Jaburu por décadas. 

“Durante muitos anos existiu um muro invisível na cidade, que ficava aqui embaixo. Da Leitão da Silva pra lá, a cidade recebia investimentos, obra, escola, unidade de saúde. Da Leitão da Silva pra cá, vocês sabem o que passava. Especialmente os moradores das áreas elevadas, do morro, ficaram décadas e décadas sem receber nenhuma obra, sem receber sequer a presença do poder público. Aqui em cima só vinha polícia. E de 2021 para cá, nós conseguimos unir a cidade. Veio a pandemia, o momento mais difícil da história recente do mundo. Vitória foi a cidade que mais salvou vidas nesse país, e veio gente do Brasil inteiro se vacinar aqui. E a partir da vacina, nós mudamos a nossa realidade. Hoje, a prioridade da gestão é levar investimentos para quem ficou abandonado por muitos anos. E o nosso compromisso para os próximos 3 anos e meio é continuar realizando esses investimentos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados / Foto: Leonardo Duarte – PMV

A estrutura foi construída na única área livre do bairro, localizada abaixo do mirante, e se destaca por sua arquitetura funcional e pelo aproveitamento de um terreno com grande inclinação — desafio que exigiu técnicas específicas e muito empenho por parte da equipe de obras.

Leia Também:  Prefeitura de Vitória investe mais de R$ 40 milhões em tecnologia da informação

“A construção do complexo envolveu etapas de alta complexidade, como o corte de rochas para fundações, o transporte manual de materiais morro abaixo e a utilização de mais de 300 metros cúbicos de concreto e 32 toneladas de ferro na estrutura principal. O resultado é um espaço moderno, seguro e acolhedor, que passa a integrar o cotidiano da comunidade”, falou o secretário de Obras, Gustavo Perim. 

O Complexo Esportivo do Jaburu conta com Quadra poliesportiva, adequada para diversas modalidades, como futsal, basquete e vôlei, com arquibancadas para o público; iluminação em LED, que possibilita a prática de atividades também no período noturno; três pergolados, espaços sombreados para descanso e convivência; mesas e bancos de concreto, ideais para jogos de tabuleiro, encontros e momentos de lazer e alambrado com mais de 500 metros quadrados. 

Complexo Esportivo do Jaburu é entregue pela PMV

O espaço total do complexo é de 806 metros quadrados, que compreende a quadra, arquibancada e pergolados. O entorno também foi valorizado com uma área gramada de 1.827 metros quadrados, que amplia as possibilidades de uso pela população.

Carlos Renato Marques, morador do Jaburu há 53 anos, reforçou a importância desse novo espaço para a comunidade. 

Leia Também:  Centro Integrado de Assistência Social e Esportes, em Jardim Camburi, tem 40% das obras concluídas

“Esse complexo vai ser muito importante para esta comunidade do Jaburu. Porque nós temos poucas áreas de lazer e são áreas pequenas. Então hoje, dentro da comunidade, esse campo vai fazer a diferença. Principalmente porque não colocou só o futebol, ele vai dar para fazer outros esporte ali, fazer circuito, e até jogar basquete, que é um esporte também que as crianças aqui na comunidade gostam muito. O complexo vai contribuir para tornar cidadãos melhores na nossa comunidade”. 

Com a inauguração do novo complexo, o bairro do Jaburu ganha um importante ponto de encontro, integração e qualidade de vida.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Foto/Destaque: Gabriel Werneck / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA