VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Reconhecimento e Merecimento

Vitória é destaque no Indicador de Ambiente de Negócios dos Municípios do Espírito Santo 2024

Publicados

CIDADES

Por Poliana Lagares*

Com grande honra, Vitória recebeu o importante reconhecimento do Indicador de Ambiente de Negócios dos Municípios do Espírito Santo (IAN 2024). A premiação foi recebida pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Cris Samorini.

O indicador é calculado pelo Observatório Findes e tem como principal objetivo fornecer um diagnóstico detalhado da situação do ambiente de negócios dos 78 municípios capixabas, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas.

Na 6ª edição do indicador, Vitória ocupa a 1ª posição no seu cluster, que também traz os municípios Cariacica, Serra e Vila Velha. Com pontuação de 7,83, a capital lidera em todos os eixos: Potencial de Mercado, Capital Humano, Infraestrutura e Gestão Pública.

“Essa metodologia de trabalho tem ajudado muito a nossa gestão a ser mais assertiva e, principalmente, gerar oportunidades na vida dos capixabas”, afirma o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A vice-prefeita e secretária de secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Cris Samorini, celebra a conquista. “Esta é uma forma de transformar a vida dos moradores da nossa cidade. Que o IAN continue sendo um farol de boa gestão e nos ajude a transformar e impactar positivamente a vida de todos”.

Leia Também:  Cerca de 1200 novas famílias passam a receber o benefício Vix Mais Cidadania

Os resultados dos últimos anos mostram que o ambiente de negócios no ES vem melhorando de forma contínua. O IAN médio das cidades subiu de 4,09 em 2019 para 5,21 em 2024. E, em Vitória, o crescimento foi surpreendente: de 6,92 em 2019 para 7,83 em 2024.

————————————————————————————————————————

* Prefeitura de Vitória – Conteúdo

* Foto/Destaque: Pazolini e Cris Samorini recebendo premiação / Leonardo Duarte – PMV

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicados

em

Por Michelle Moretti*

Vitória / ES

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Desfile de 7 de setembro emociona público em Vitória

Peterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Fotos: Leo Duarte / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA