VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política / Divergências

PT ignora divergências e reconhece vitória eleitoral de Maduro

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

Executiva Nacional do partido do presidente Lula considera processo eleitoral no país vizinho como “jornada pacífica, democrática e soberana”. Parlamentares do partido, porém, apontam irregularidades e chamam Maduro de “ditador”

Brasília / DF

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) contrariou o governo federal e divulgou uma nota, na noite de segunda-feira (29), em que reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela. “Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, diz o comunicado da legenda.

Maduro venceu a eleição, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, com 51,2% dos votos, contra 44% de Edmundo González. A oposição, no entanto, acusa o governo de fraudar os resultados e afirma que González venceu com 70% dos votos.

Presidente do PT diz querer Ciro na campanha de Lula; vídeo

Gleisi Hoffmann, presidente do PT

Na nota, o PT diz que a eleição foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, observa a sigla comandada pela deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Citando “graves problemas” no país vizinho, o PT opina que as questões na Venezuela são “em grande medida, causados por sanções ilegais” e que o partido permanecerá “vigilante”, na busca de evitar “violência e ingerência externa” em assuntos que dizem respeito ao continente. “O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, finaliza a nota.

Leia Também:  Lula e Alckmin são diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral

Falando em nome do presidente da Venezuela, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, agradeceu ao PT pelo reconhecimento do resultado eleitoral. “Agradecemos ao PT, partido governante do Brasil, por suas cálidas felicitações devido ao processo eleitoral de domingo”, postou ele em uma rede social.

O posicionamento, porém, não é unanimidade dentro da agremiação. O primeiro a se manifestar de forma oposta foi o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que chamou Maduro de “ditador”. “Um governo verdadeiramente democrático convive com críticas, questionamentos e oposição organizada. A atuação de Maduro na Venezuela é a postura de um ditador”, escreveu o parlamentar em sua rede social.

No Senado, Paulo Paim (PT-RS) e Fabiano Contarato (PT-ES) também expressaram posicionamento divergente. Contarato observou que o resultado não pode ser reconhecido “enquanto as exigências mínimas de transparência não forem satisfatoriamente atendidas”.

“Um resultado que eventualmente confronte a vontade popular manifestada nas urnas não só será ilegítimo, como também lançará o país no abismo!”, complementou Contarato.

Paim, por sua vez, avaliou o cenário na Venezuela como “gravíssimo” e “lamentável”. “Espero por dias melhores para o seu povo e para o país como um todo. Sem transparência no processo eleitoral, liberdade política e de expressão, e respeito aos direitos humanos, não há democracia”, pontuou o gaúcho na plataforma X.

Leia Também:  Prefeitura está recapeando asfalto da Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias da cidade

O PSB — partido do vice-presidente Geraldo Alckmin — também seguiu a linha discordante ao condenar as violações de direitos humanos no país vizinho, em nota assinada pelo presidente da legenda, Carlos Siqueira. “Consideramos esse regime uma ditadura e, como tal, sabíamos que ele não faria uma eleição livre, transparente e democrática”, conclui o texto.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, ontem, que o governo venezuelano “se afasta” dos valores democráticos ao não divulgar os dados do pleito com transparência. “Numa democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral que assegure a prevalência da vontade do povo são base essencial e insuperável. O governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza”, declarou.

“A luta pela democracia não nos permite ser seletivos e casuístas. Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida, seja contra quem for”, pontuou Pacheco.

O líder da minoria no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), vai pedirá que o chanceler Mauro Vieira preste esclarecimentos sobre a posição do governo. “Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, escreveu Nogueira, no X.

————————————————————————————

* Informações Correio Braziliense – Conteúdo Ândrea Malcher

* Fotos: Reprodução / Redes Sociais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Autorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno

Publicados

em

Foi assinada, neste sábado (15), pelo governador Renato Casagrande (PSB), a Ordem de Serviço para autorizar o início das obras de implantação da infraestrutura de urbanística do Morro do Moreno, em Vila Velha. Estiveram ao lado do governador, o prefeito do município, Arnaldinho Borgo, secretários, vereadores, lideranças comunitárias dentre outros convidados para o evento.

Visita técnica às obras do Canal da Costa / Foto: Rodrigo Zaca – Governo do ES

Antes a comitiva do governador esteve no Canal da Costa com visita técnica às obras que vem sendo executadas em parceria com a Prefeitura. O trecho visitado é embaixo da  Terceira Ponte, que será construída uma galeria dupla e implantado um parque linear, levando mais qualidade de vida aos moradores do bairro e de toda a região.

Morro do Moreno e o Canal da Costa

O projeto prevê a implantação de pórtico, guarita, recepção, estacionamento, playground, restaurante e dois mirantes, criando uma estrutura moderna, segura e integrada ao patrimônio natural do Morro do Moreno. O investimento total é de R$ 14,8 milhões, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), destinado à construção de um complexo de equipamentos que irá transformar a experiência de moradores e visitantes.

Leia Também:  Prefeitura está recapeando asfalto da Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias da cidade

“Estamos fazendo tantas obras nessa região e avançamos com o tamponamento do Canal da Costa, que vai contar com um lindo parque linear. Essa região já é outra. É uma obra que muda a vida de quem mora aqui. A urbanização do Morro do Moreno vai transformá-lo em um local ainda mais visitado, com mirantes, melhor estrutura de acesso e cafeteria. Tudo isso só é possível porque temos um Estado organizado e que sabe fazer parcerias”, afirmou o governador Casagrande.

As obras contemplam um conjunto amplo de intervenções de engenharia, incluindo 7.728 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 635 metros quadrados de piso intertravado, 1.288 metros quadrados de sarjeta e 2.576 metros de meio-fio. O sistema de drenagem será reforçado com 60 unidades de drenagem, seis caixas ralo e duas caixas de passagem, garantindo mais segurança e eficiência no escoamento das águas pluviais.

A estrutura do projeto também envolve a instalação de 48.464,92 quilos de estrutura metálica, 146 metros cúbicos de estrutura de madeira, 1.051,40 metros quadrados de cobertura em telha cerâmica, além de 1.371 metros quadrados de revestimentos externos e 878,85 metros quadrados de revestimento cerâmico.

Leia Também:  Lula e Alckmin são diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral

As áreas de circulação e convivência receberão piso cimentado camurçado, 506,10 metros quadrados de assoalho de madeira, grama sintética e plantio de grama em placas, além da instalação de guarda-corpos em aço galvanizado e madeira. O espaço terá ainda um pergolado de 58,08 metros quadrados, ampliando a área de lazer e contemplação.

Essa intervenção representa um avanço significativo para o Morro do Moreno, que é um dos cartões-postais mais importantes do Espírito Santo. A nova infraestrutura trará mais segurança, organização e conforto para quem visita o local, além de valorizar o patrimônio natural e impulsionar o desenvolvimento econômico. A Sedurb tem trabalhado para entregar projetos que realmente mudem a realidade das cidades, e este é um deles”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
—————————————————-
* Fonte: Governo do Estado / Sedurb

*Fotos: Crédito – Rodrigo Zaca / Governo do Estado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA