Prefeitura em Ação
Pazolini inaugura quadra coberta no Bairro Engenharia e encerra espera de 24 anos
POLÍTICA & GOVERNO

Por Glacieri Carraretto* – Vitória / ES
A comunidade de Engenharia esteve em festa neste domingo (28). Depois de 24 anos de espera, os moradores finalmente receberam a tão sonhada cobertura da quadra poliesportiva da Praça Manoel Teixeira Gomes.
O espaço, que sempre foi ponto de encontro e convivência no bairro, agora poderá ser usado de forma ainda mais segura e confortável para atividades esportivas, de lazer e eventos comunitários. “Eu quase não vinha aqui, meu filho é pequeno e não tinha como brincar aqui. Agora, tem mais brinquedos e espaço para brincar”, conta a moradora Vanessa Marmore, elogiando também o parquinho.
Durante a entrega, o Pastor Naor Valdeir Nassau fez um momento de oração durante a inauguração da quadra.“Só quero agradecer a Jesus e à prefeitura. Eu sou morador do Bairro Engenharia há 48 anos. Muitas pessoas esperaram essa quadra, muitos partiram sem ver essa quadra, é uma riqueza estar aqui hoje vendo pronta”,lembrou.
A quadra recebeu estrutura metálica, telhado com treliças, fechamento lateral, iluminação, além de adequações no sistema de drenagem e piso. A conquista atende a uma antiga demanda dos moradores e permitirá que a população aproveite melhor o espaço em qualquer época do ano, inclusive em dias chuvosos ou no período noturno.
O líder comunitário Ronaldo relembrou a história de superação da comunidade. “Hoje o bairro Engenharia tem nome e sobrenome, tem dignidade que a gestão do Prefeito Lorenzo Pazolini trouxe para nossa comunidade. Essa entrega de hoje é uma conquista de cada morador que apoiou essa ideia e acreditou”, disse.
As obras de cobertura da quadra fazem parte do programa de requalificação das quadras poliesportivas de Vitória. Já foram entregues: a construção da quadra e sala multiuso climatizada em Boa Vista; a cobertura da quadra de Itararé; cobertura da quadra em Santa Helena; cobertura da quadra em Caratoíra e a nova quadra no alto do bairro da Penha. Assim como a cobertura da quadra na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, a requalificação da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo, e a cobertura da quadra da praça do Hi-Fi, em Goiabeiras.

Bairro Engenharia recebe cobertura da quadra após 24 anos de espera
“É uma cidade que não possui mais uma linha divisória, o mesmo parquinho de Jardim Camburi é o parquinho de Engenharia. Conseguimos isso tirando privilégios, cortamos mordomias, tiramos ainda o dreno da corrupção, por isso a coisa acontece, e é isso que nós estamos vivendo hoje em Vitória”, completou Pazolini.
A inauguração da quadra também contou com apresentação de crianças e do grupo de capoeira, além da Banda da Guarda de Vitória que animou a festa.
________________________________________
* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Crádito – Leo Silveira / PMV

POLÍTICA & GOVERNO
Lula dá sinal verde para o fim da exigência de fazer autoescola

Presidente autoriza Ministério dos Transportes a levar consultas públicas adiante. Se aprovada a proposta, não será mais necessário entrar em cursinho para obter a carteira de motorista
Por Fernanda Strickland* – Brasília / DF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, ontem, que o Ministério dos Transportes avance com o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — porém, a prova de conhecimentos teóricos e práticos para obter o documento continuarão obrigatórios. A proposta, conduzida pelo ministro Renan Filho, passará por um ciclo de audiências públicas a partir de hoje, que durará 30 dias.
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige 20 horas de aulas em autoescolas. Essa regra só poderia ser derrubada com a decisão presidencial, o que ocorre agora com o aval de Lula.
A expectativa da pasta é que a nova norma entre em vigor em novembro, mas esse prazo pode se estender por conta de discussões no Conatran. Segundo o ministro, o custo elevado para obtenção da CNH — entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — leva milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.
Para Renan Filho, além da redução de custos, o fim da obrigatoriedade também pretende facilitar a formalização de milhões de motoristas que, hoje, circulam sem habilitação. Estimativas do ministério apontam que cerca de 40 milhões de pessoas conduzem veículos de forma irregular, sendo que aproximadamente 55% dos proprietários de motocicletas não têm CNH.
“Estamos abertos a ouvir propostas da sociedade civil, mas o objetivo é estimular a formalização e reduzir o custo (para a obtenção da CNH). A redução poderá ser de 70% a 80%, a depender da exigência mínima de aulas práticas ou não”, afirmou o ministro.
A proposta, no formato atual, prevê o fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas. No entanto, Renan Filho admite a possibilidade de manter um número mínimo de aulas práticas. Ele ressalta que as provas teóricas e práticas aplicadas pelos detrans continuarão obrigatórias e serão dadas por instrutores autorizados pelo governo federal.
Para o ministro, a mudança representa um passo em direção à “justiça social” e à desburocratização do processo de obtenção da CNH. Inicialmente, a medida valerá apenas para as categorias A e B, que abrangem motocicletas e veículos de passeio. Caso seja considerada bem-sucedida, poderá ser estendida para outras categorias posteriormente.
O fim da obrigatoriedade é uma das principais bandeiras da atual gestão do Ministério dos Transportes e é rejeitada pelas autoescolas, que perderão espaço no processo de formação de condutores. A própria ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse recentemente que a proposta não é do governo, pois, conforme enfatizou, “dirigir exige responsabilidade”. Mas disse que o Executivo não se furtaria a colocá-la em discussão.
_________________________________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Honório Moreira / OIMP / D.A Press
-
EVENTOS6 dias atrás
Parque Aberto terá Edgar e Paulo Prot em fim de semana gratuito no Parque Cultural Casa do Governador
-
POLÌCIA7 dias atrás
Operação mira grupos criminosos e mobiliza quase 50 agentes em São Mateus
-
SEGURANÇA7 dias atrás
Deputados do RJ aprovam benefício a policiais civis que matarem bandidos em confronto
-
Esportes / Futebol7 dias atrás
Luis Zubeldía é o novo técnico do Fluminense
-
Evento / Empreendedorismo6 dias atrás
21° Fórum Empreendedor – Compartilhando Saberes, Geração de Renda, Cultura e Cidadania
-
Mundo Cristão4 dias atrás
A História de São Cosme e Damião
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Inaugurado sistema de travessia por balsa e governo anuncia novos investimentos em Conceição da Barra
-
Evento Esportivo5 dias atrás
Popó vence Wanderlei Silva, e luta termina em pancadaria generalizada