Política
Nova Mesa Diretora toma posse em Santa Leopoldina
POLÍTICA & GOVERNO

Nelson Lichtenheld, conhecido no meio político como Nelson do Sindicato é o novo presidente da Câmara Municipal de Santa Leopoldina, ao tomar posse neste domingo (1º). Tomaram posse também, todos os membros da Mesa Diretora, eleita dia 29, depois da renúncia do presidente Sergio Lago (PDT), acatando notificação discutível e sem consenso da sua obrigatoriedade de ser atendida.
A Nova Mesa Diretora ficou composta, além do presidente Nelson do Sindicato (PTB), pelo vice Sergio Lago (PDT), Jefferson Rodrigues, como secretário (PDT) e pela vereadora Luzinete Leppaus (PTB), como tesoureira. Essa nova gestão faz parte do biênio 2023/2024.
Em seu discurso de posse, o presidente falou da sua origem humilde citando seus pais e a importância dos ensinamentos de valores fundamentais recebidos para a vida e da importância do trabalho como fonte de atuação para conseguir dignidade e prosperidade. Destacou também que assumir a presidência do Legislativo leopoldinense é uma honra e grande responsabilidade, mas que vai fazer valer a sua experiência, o aprendizado vindo da sua criação e espera fortalecer a união com seus pares e o compromisso com a população que elegeram seus representantes para aquela Casa de Leis.
Em um trecho a ser enfatizado foi quando disse que a sua eleição à presidência demonstra que tem um grupo forte e confiante e que vai trabalhar em conjunto e com coragem para enfrentar o novo. “Ser presidente exige responsabilidade”, afirmou.
Outros discursos foram feitos. O ex-presidente e agora vice, Sergio Lago falou da importância da união do seu grupo político e fez uma rápida prestação de contas das suas gestões. Das dificuldades iniciais quando assumiu, quando encontrou uma câmara totalmente sucateada, “que nem água tinha para beber”.
Outros vereadores também fizeram uso da palavra, como é o caso de Luzinete Leppaus, que também destacou a importância da união de todos, o mesmo acontecendo por parte do vereador, também secretário na chapa eleita e empossada, Jefferson Rodrigues.
O prefeito do município, Romero Luiz Endringer, assíduo frequentador das sessões da Câmara, foi convidado pelo novo presidente Nelson, a fazer uso da tribuna. Em seu discurso, falou da parceria do Executivo com o Legislativo que possibilitou muitos avanços para a execução de benfeitorias para a população. Fez uma prestação de contas de várias ações realizadas diante das fortes chuvas que trouxeram muitos prejuízos e tristezas para as famílias atingidas e também para os leopoldinenses.
Uma informação que chamou atenção em seu pronunciamento foi quando disse que, no censo realizado pelo IBGE ficou provado que a população do município cresceu e que hoje é de 15.850 habitantes.
Quem é o presidente Nelson
Ele nasceu em Santa Leopoldina, em 29 de junho de 1968 (55 anos), é descendente de pomeranos, professa a religião Luterana.
Nelson Lichtenheld é casado com a assistente social, Gelcivane Dantas de Miranda Lichtenheld (Gel), tem duas enteadas, consideradas como filhas e tem uma neta.
É presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, como vereador está no seu segundo mandato.
• Fotos: Divulgação

POLÍTICA & GOVERNO
Lula dá sinal verde para o fim da exigência de fazer autoescola

Presidente autoriza Ministério dos Transportes a levar consultas públicas adiante. Se aprovada a proposta, não será mais necessário entrar em cursinho para obter a carteira de motorista
Por Fernanda Strickland* – Brasília / DF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, ontem, que o Ministério dos Transportes avance com o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — porém, a prova de conhecimentos teóricos e práticos para obter o documento continuarão obrigatórios. A proposta, conduzida pelo ministro Renan Filho, passará por um ciclo de audiências públicas a partir de hoje, que durará 30 dias.
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige 20 horas de aulas em autoescolas. Essa regra só poderia ser derrubada com a decisão presidencial, o que ocorre agora com o aval de Lula.
A expectativa da pasta é que a nova norma entre em vigor em novembro, mas esse prazo pode se estender por conta de discussões no Conatran. Segundo o ministro, o custo elevado para obtenção da CNH — entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — leva milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.
Para Renan Filho, além da redução de custos, o fim da obrigatoriedade também pretende facilitar a formalização de milhões de motoristas que, hoje, circulam sem habilitação. Estimativas do ministério apontam que cerca de 40 milhões de pessoas conduzem veículos de forma irregular, sendo que aproximadamente 55% dos proprietários de motocicletas não têm CNH.
“Estamos abertos a ouvir propostas da sociedade civil, mas o objetivo é estimular a formalização e reduzir o custo (para a obtenção da CNH). A redução poderá ser de 70% a 80%, a depender da exigência mínima de aulas práticas ou não”, afirmou o ministro.
A proposta, no formato atual, prevê o fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas. No entanto, Renan Filho admite a possibilidade de manter um número mínimo de aulas práticas. Ele ressalta que as provas teóricas e práticas aplicadas pelos detrans continuarão obrigatórias e serão dadas por instrutores autorizados pelo governo federal.
Para o ministro, a mudança representa um passo em direção à “justiça social” e à desburocratização do processo de obtenção da CNH. Inicialmente, a medida valerá apenas para as categorias A e B, que abrangem motocicletas e veículos de passeio. Caso seja considerada bem-sucedida, poderá ser estendida para outras categorias posteriormente.
O fim da obrigatoriedade é uma das principais bandeiras da atual gestão do Ministério dos Transportes e é rejeitada pelas autoescolas, que perderão espaço no processo de formação de condutores. A própria ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse recentemente que a proposta não é do governo, pois, conforme enfatizou, “dirigir exige responsabilidade”. Mas disse que o Executivo não se furtaria a colocá-la em discussão.
_________________________________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Honório Moreira / OIMP / D.A Press
-
EVENTOS6 dias atrás
Parque Aberto terá Edgar e Paulo Prot em fim de semana gratuito no Parque Cultural Casa do Governador
-
POLÌCIA7 dias atrás
Operação mira grupos criminosos e mobiliza quase 50 agentes em São Mateus
-
SEGURANÇA7 dias atrás
Deputados do RJ aprovam benefício a policiais civis que matarem bandidos em confronto
-
Esportes / Futebol7 dias atrás
Luis Zubeldía é o novo técnico do Fluminense
-
Evento / Empreendedorismo6 dias atrás
21° Fórum Empreendedor – Compartilhando Saberes, Geração de Renda, Cultura e Cidadania
-
Mundo Cristão4 dias atrás
A História de São Cosme e Damião
-
Evento Esportivo5 dias atrás
Popó vence Wanderlei Silva, e luta termina em pancadaria generalizada
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Inaugurado sistema de travessia por balsa e governo anuncia novos investimentos em Conceição da Barra