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Detran|ES reinaugura novo PAV de Santa Leopoldina 

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A novidade dessa entrega para o cidadão leopoldinense é que agora o PAV passa a realizar também o serviço de coleta biométrica para os processos de habilitação, um serviço importante para a segurança e a modernização do sistema e provas teóricas. 

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), reinaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (11), as novas instalações do Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Santa Leopoldina.   

A unidade, localizada na Rua Vereador Sebastião José Siller, nº 221, no Centro da cidade de Santa Leopoldina, visa proporcionar um atendimento mais moderno e confortável tanto para os servidores quanto para os cidadãos do município.    

A nova agência conta com um guichê de atendimento e uma estrutura totalmente equipada com mobiliário que segue o padrão atualizado do Detran|ES. A modernização da unidade garante um ambiente mais adequado e o respeito integral às normas de acessibilidade, facilitando o acesso e a comodidade para todos os usuários.    

A novidade dessa entrega para o cidadão leopoldinense é que agora o PAV passa a realizar também o serviço de coleta biométrica para os processos de habilitação, um serviço importante para a segurança e a modernização do sistema e provas teóricas.   

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Santa Leopoldina, que tem uma frota de 8.837 veículos e, aproximadamente, 3.105 condutores habilitados, volta a contar com uma gama completa de serviços nas áreas de veículos, habilitação e infrações e penalidades. Entre os serviços disponíveis, estão consultas, impressão de boletos, primeiro emplacamento, transferência de veículos, mudança de características, emissão de segunda via de recibos, substituição de placas e processos de recursos.    

A inauguração do novo PAV representa um avanço significativo para a população de Santa Leopoldina. “Fizemos um investimento de R$ 203.790,45 para que agora a população tenha acesso a serviços essenciais do Detran|ES em um ambiente mais moderno, acessível e com maior capacidade de atendimento. Tal como a coleta da biometria e a prova teórica. Além disso, em maio deste ano assinamos uma Ordem de Serviço de sinalização viária, cujo investimento é de R$ 919.712,61. Os serviços muito em breve estarão finalizados”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.   

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*Informações do Detran-ES / Comunicação – Conteúdo

*Foto/Destaque: Iago Torezani / Ascom Detran|ES

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POLÍTICA & GOVERNO

Lula dá sinal verde para o fim da exigência de fazer autoescola

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Presidente autoriza Ministério dos Transportes a levar consultas públicas adiante. Se aprovada a proposta, não será mais necessário entrar em cursinho para obter a carteira de motorista

Por Fernanda Strickland* – Brasília / DF

presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, ontem, que o Ministério dos Transportes avance com o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — porém, a prova de conhecimentos teóricos e práticos para obter o documento continuarão obrigatórios. A proposta, conduzida pelo ministro Renan Filho, passará por um ciclo de audiências públicas a partir de hoje, que durará 30 dias.

Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige 20 horas de aulas em autoescolas. Essa regra só poderia ser derrubada com a decisão presidencial, o que ocorre agora com o aval de Lula.

A expectativa da pasta é que a nova norma entre em vigor em novembro, mas esse prazo pode se estender por conta de discussões no Conatran. Segundo o ministro, o custo elevado para obtenção da CNH — entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — leva milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.

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Para Renan Filho, além da redução de custos, o fim da obrigatoriedade também pretende facilitar a formalização de milhões de motoristas que, hoje, circulam sem habilitação. Estimativas do ministério apontam que cerca de 40 milhões de pessoas conduzem veículos de forma irregular, sendo que aproximadamente 55% dos proprietários de motocicletas não têm CNH.

“Estamos abertos a ouvir propostas da sociedade civil, mas o objetivo é estimular a formalização e reduzir o custo (para a obtenção da CNH). A redução poderá ser de 70% a 80%, a depender da exigência mínima de aulas práticas ou não”, afirmou o ministro.

A proposta, no formato atual, prevê o fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas. No entanto, Renan Filho admite a possibilidade de manter um número mínimo de aulas práticas. Ele ressalta que as provas teóricas e práticas aplicadas pelos detrans continuarão obrigatórias e serão dadas por instrutores autorizados pelo governo federal.

Para o ministro, a mudança representa um passo em direção à “justiça social” e à desburocratização do processo de obtenção da CNH. Inicialmente, a medida valerá apenas para as categorias A e B, que abrangem motocicletas e veículos de passeio. Caso seja considerada bem-sucedida, poderá ser estendida para outras categorias posteriormente.

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O fim da obrigatoriedade é uma das principais bandeiras da atual gestão do Ministério dos Transportes e é rejeitada pelas autoescolas, que perderão espaço no processo de formação de condutores. A própria ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse recentemente que a proposta não é do governo, pois, conforme enfatizou, “dirigir exige responsabilidade”. Mas disse que o Executivo não se furtaria a colocá-la em discussão.

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* Correio Braziliense – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – Honório Moreira / OIMP / D.A Press

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