VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Governo

Inaugurada obra que expande a oferta de gás natural na região Norte

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta sexta-feira (03), a inauguração do gasoduto Linhares, que faz a interligação da rede de distribuição urbana do município à estrutura de transporte de gás. Maior investimento do Plano de Negócios da ES Gás para o primeiro ciclo de operações, a obra consistiu na construção de 28 km de gasoduto, em área predominantemente rural, com investimento de R$ 24,5 milhões.

O empreendimento vai permitir a expansão da oferta de gás natural em até oito vezes, contribuindo para a atração de investimentos energo-intensivos e geração de emprego e renda na região. Com a conclusão da obra, a distribuição de gás natural deixa de ser feita por meio do transporte em carretas com Gás Natural Comprimido (GNC), ampliando também a segurança da atividade e eliminando o risco de desabastecimento.

Em sua fala, o governador ressaltou a importância desse investimento para o desenvolvimento do município e de toda a região norte capixaba. “É uma alegria ter a oportunidade de entregar mais esse investimento aqui em Linhares. O gás natural é uma fonte de energia importante, que também é uma fonte energética de transição. Além disso, o gasoduto vai facilitar a vida de empreendedores, na medida em que não será mais preciso transportar o gás por meio de carretas até o polo empresarial, por exemplo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “É uma facilidade a mais para os empreendedores, além da redução de custo, sendo um instrumento para o maior desenvolvimento desta região. Tudo que fazemos é para gerar mais oportunidades para os capixabas. Neste caso, na hora que a gente facilita a utilização do gás, damos condições para que as empresas possam gerar mais atividade, mais empregos e mais renda. Isso que a gente deseja cada vez mais para o Espírito Santo.”

Leia Também:  Homem que abusou de criança de 3 anos é preso no Norte do Espírito santo

Anteriormente, era necessário o transporte rodoviário de GNC do ponto de recebimento do gás, em Regência, até Bebedouro, onde o insumo era descomprimido para entrar na rede de distribuição. Com a obra, essa fase é dispensada, eliminando cerca de 240 viagens mensais de caminhões que percorriam cerca de 63 km entre os dois pontos, considerando ida e volta.

Com a interligação da rede, a oferta de gás passará de 40 mil metros cúbicos/dia para até 360 mil metros cúbicos/dia, que serão distribuídos pelo gasoduto, localizado em profundidade aproximada de um metro do nível do solo e dois metros da pista, por meio do qual serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis.

Executada dentro do prazo previsto pela Uniforte Engenharia, empresa licitada para este fim, a obra de interligação passou por uma área predominantemente rural, sem grandes impactos ambientais e sociais. A ordem de serviço foi assinada em 19 de janeiro de 2022. A Licença de Operação do empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em 28 de dezembro, em reconhecimento ao cumprimento de todas as condicionantes listadas pelo órgão.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, destacou que esse é um investimento robusto, estratégico no plano de negócios da empresa e com capacidade para contribuir com a promoção do desenvolvimento na região. “Uma ampliação planejada, que permitirá atrair novos projetos, mais negócios, gerando emprego e renda e, com maior segurança. Menos carretas e caminhões com produtos controlados nas rodovias e vias é menos risco à sociedade e aos trabalhadores que atuam nos processos de abastecimento”, afirmou.

Leia Também:  Seis mortos da mesma família em grave acidente na BR-101 Norte

Para o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, a obra mostra que a Companhia está atenta às expectativas e oportunidades para expandir a rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo, levando esta fonte energética a mais pessoas e empresas. “Sabemos o quão o gás natural é um importante elemento indutor do desenvolvimento, e seu enorme potencial em alavancar o incremento de negócios por onde passa, por isso, a entrega deste empreendimento é motivo de grande satisfação para a ES Gás”, pontuou.

“Muitos empreendedores revisam seus planos de negócios por limitação da disponibilidade energética. Estamos dotando Linhares e região da segurança necessária para destravar e atrair investimentos, com o aumento do volume disponível de gás natural. Isso beneficia diretamente as empresas e, indiretamente, o município e a população, com a ampliação da oferta de emprego e renda”, reforçou o diretor de Operações da Companhia, Antônio Fernando Cesar Filho.

Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; o  deputado estadual Lucas Scaramussa; os prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré), Daniel Santana (São Mateus), Bruno Marianelli (Linhares), Edmilson (Rio Bananal), Dr. Coutinho (Aracruz) e Micula (João Neiva); além de dirigentes de autarquias, vereadores e lideranças locais

Marcelo Santos e Casagrande

• Informações: 

Assessoria de Comunicação do Governo / Giovani Pagotto / Foto: Hélio Filho – Secom

Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás / Cintia Dias

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa

Publicados

em

Por Francine Castro* | Vitória (ES)

A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.

A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.

Leia Também:  Governo do Estado investe em rodovia e abastecimento de água em Conceição da Barra

O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.

Inadimplência

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.

O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.

Leia Também:  Deputados estaduais aprovam projeto que aumenta ICMS para 19,5%

Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho

———————————————————

 *Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo

*Foto destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA