VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Opinião / Coluna Bloco de Notas

Bloco de Notas – 1ª edição de outubro

Publicados

OPINIÃO

Paulo Roberto Borges

A hora da decisão do eleitorado

O dia e a hora estão se aproximando para que o eleitor faça a sua escolha com o seu voto depositado na urna. Esse depósito deve trazer rendimentos ou, fazendo uma má escolha, prejuízos. Mas, a esperança é que algo melhore para a vida das pessoas.

Considero as eleições municipais como as mais importantes. É ali que decidimos muitas de nossas intenções, nossas demandas, a vida que desejamos para nossa cidade. Claro que nem sempre esses desejos são convertidos em realidade em função da qualidade de muitos dos nossos políticos.

Em alguns municípios capixabas a eleição está praticamente decidida, como é o caso de Aracruz. Dr. Coutinho é franco favorito e deve ganhar com larga margem de vantagem. Mas, em outros lugares a luta é voto a voto. Exemplo é Linhares. Bruno Marianelli (Republicanos) e Lucas Scaramussa (Podemos) empreendem uma disputa ferrenha e as recentes pesquisas apontam empate entre esses dois promissores políticos, em uma safra que nem sempre foi boa e com boas colheitas.

Em Santa Teresa, pelo que se diz os entendidos da política local, o prefeito Kleber Medici (PSDB) se reelege. Já em Santa Leopoldina a disputa continua indefinida em seu resultado. Fernando Rocha (PDT) e Romero Endringer (Podemos) podem vencer.

Em Vitória o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera e pode até, quem sabe, vencer em primeiro turno.

Cariacica Euclério Sampaio (MDB) não tem adversário. Se reelege com os pés nas costas. O mesmo não acontece em Guarapari onde Rodrigo Borges (Republicanos) e Zé Preto (PP) disputam voto a voto. Danilo Bahiense (PL) corre por fora.

Na Serra Audifax Barcelos (PP) lidera e em segundo, embolados, vêm Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson (PDT).

Em São Mateus ainda há tendências e não certezas. Carlinhos Lyrio (Republicanos) pontua, segundo as pesquisas. A inelegibilidade do ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB) foi um fator decisivo para a formação do atual cenário político mateense. Apesar da subida do Marcus da Cozivip (Podemos), Lyrio continua à frente. A expectativa é grande, pois sempre existe o fator do imponderável. Política não é uma ciência exata.

Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) se reelege. As pesquisas apontam essa preferência da maioria dos eleitores. O mesmo não acontece em Colatina, pois a diferença entre Guerino Balestrassi (MDB) e Renzo Vasconcelos (PSD) ainda não crava nenhuma definição. Mas, de certa forma, Balestrassi leva vantagem, até porque pontua nas pesquisas.

Leia Também:  Coluna / Bloco de Notas

Vale ressaltar que o eleitor terá o resultado que deseja se as urnas não tiverem vontade própria…

Os vereadores

Muitos eleitores, principalmente os desavisados (para não dizer alienados), não vêm a importância de eleger o seu vereador para representa-los na Câmara Municipal. É ali que são elaboradas as leis que podem afetar diretamente toda a sociedade. O Poder Legislativo é onde o cidadão está, de fato, representado. Não é no Executivo.

A eleição de um vereador esclarecido, comprometido com as demandas do eleitorado e do município faz toda a diferença. Na Câmara o chefe do executivo encontra o filtro, o freio de muitas das suas intenções, republicanas ou não. Acredito que a população está cansada de muita conversa e pouca ação. Uma câmara atuante, propositiva, fiscalizadora é o início de perspectiva de que algo de bom deve acontecer.

Em tempo: Vereador cassa prefeito; prefeito não cassa vereador.

Nós, os “achistas”

Os brasileiros têm a mania de repetir o que outros metidos a sabichões costumam a dizer sem qualquer critério técnico ou científico. Se um ator da Globo diz algo que sequer conhece, aquilo passa a ser verdade absoluta pelo simples fato de que foi um ator disse. É hilário! É mediocridade de quem acredita sem apurar. 

A mídi disse que Arrascaeta era o melhor jogador do brasil. Para alguns, até mais do que Pelé etc. Sequer é titular na seleção do seu País, o Uruguai. O Flamengo tem elenco, não tem time. É rico, é verdade. Talvez não seja o único.

Agora, aliás, de uns tempos para cá, a máscara caiu e a verdade apareceu. Foi um grande time em 2019. Ano passado foi pífio, não ganhou nada. E continua – por enquanto – não ganhando nada.

Vamos ver o que vai dizer a mídia flamenguista, se o rubro-negro ganhar alguma coisa este ano. Talvez diga que é o melhor do mundo e que “o Real Madri pode esperar”.

E nós achando, com a velha mania do achismo, pelo fato de que algum famoso ou a mídia disseram o que é bom e não o é.

Uma verdade escondida  

Santa Teresa e Santa Leopoldina tem inúmeras belezas naturais e culturais. Quem conhece a região serrana do Espírito Santo pode afirmar. Infelizmente essas cidades, em sua maioria, não são divulgadas e o potencial que tem fica apenas para os de casa. Essas duas cidades precisam estar na mídia, mas para que isso aconteça os seus governantes devem adotá-las de boa infraestrutura, desenvolver políticas e projetos voltados para o turismo de negócios, de eventos e em geral. É necessária divulgação em veículos de comunicação etc. Essa política de tapar buraco, varrer rua e inaugurar chafariz deve ter a sua importância, mas existem coisas muito mais relevantes que contribuem para, verdadeiramente, desenvolver o município e dar qualidade de vida a sua população. Educação, saúde, saneamento básico, segurança, são fatores que compõem o quadro turístico da cidade.

Leia Também:  Nas eleições o eleitor tem muitas opções, basta ter critério na escolha

============================================================

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não pode.

Um governo que se diz democrático, como o do Brasil, não condenar os ataques terroristas contra o Estado de Israel e sua população. Demonstra omissão e conivência.

============================================================

Resumão

Dúvidas – As pesquisas têm demonstrado certo favoritismo para o candidato a prefeito de São Mateus, Carlinhos Lyrio (Republicanos). Mas, de acordo com observadores das coisas e gentes daquele município, o outro candidato, Marcus da Cozivip (Podemos), cresceu e “supostamente” empatou a disputa. Nós, os leigos, preferimos aguardar o 6 de outubro, após o escrutínio. /// Finalmente – O candidato a prefeito de Santa Leopoldina, Genivaldo Potratz (PL), deu as caras para a mídia local. Não participou de uma sabatina promovida por um podcast da cidade. E tem gente que achava que ele estava em campanha em outro planeta. Ele mostrou que está vivo e convencendo o eleitor leopoldinense que é o melhor candidato para ser prefeito do município. /// Israel – O Estado de Israel é a única democracia do Oriente Médio. Tem sofrido ataques de grupos terroristas que tem um único objetivo: varrer Israel e os judeus do mapa daquela região. Felizmente o povo israelense, ao contrário de muitos, é determinado e deve inverter a situação, podendo impor derrotas fragorosas a esses grupos terroristas e ao Irã, por exemplo. O Brasil tem dificuldade em condenar esses grupos terroristas. O Governo Lula é omisso.

Para Reflexão

Na política existem dois tipos claros de interesses. Os pessoais e os inconfessáveis. E os interesses dos eleitores? Esses são detalhes pouco relevantes.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OPINIÃO

Bloco de Notas – Primeira Edição de Setembro

Publicados

em

 

 

 

Por Paulo Roberto Borges

________________________________________________

Plano – A esquerda brasileira sempre se colocou contra a classe média. Conheci a professora Marilena Chauy na universidade. Ela dizia que detesta a classe média e teria que ser destruída. Esses programas sociais do governo Lula são eleitoreiros, se diz pai dos pobres, mas a classe média é quem banca tudo isso com essa carga tributária e impostos. Agora lança o programa social Gás do Povo, parece mais uma ação para as eleições de 2026. A classe média vai arcar com mais essa despesa. Para Lula essa classe é composta pelos ricos. Vi uma foto ridícula com dois dos seus assessores levantando uma botija de gás. É hilário!

Tem pobreza? Tem PT. Mas essa pobreza nunca chega aos seus dirigentes.

Carona – É engraçado ver fotos em que os políticos aparecem segurando o papel com a Ordem de Serviço. Cada um se espremendo para segurar uma parte do documento. A sugestão que damos para dar espaço para todos, é a Ordem de Serviço ser assinada em uma Cartolina. Assim, todos teriam espaço para colocarem suas digitais.

Ações importantes – A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Esporte e Lazer, tem implementado várias atividades e projetos sócio-esportivos. Essas iniciativas vêm recebendo elogios.

O Brasil – Vivemos em um País que não tem identidade como Nação, como Povo. Não tem como dá certo. Um País rico com uma população pobre. O empresário paga muito e os empregados recebem pouco; a maior parte fica para o Estado que dilui esses recursos em ações quase sempre inconfessáveis, em corrupção, em favorecimento de camarilhas e com uma casta que nada produz e vivem às custas da população que paga pesados impostos.

Além disso, não temos referências dignas, que mereçam, sem restrições, a admiração e nos servem como exemplo. Vale registrar que muitos jovens tem o Oruan como ídolo. Para mim isso é o fim da picada e do futuro dessa turma…

Festa – A cidade de São Mateus comemora neste mês de setembro seus 481 anos de fundação. A Prefeitura prepara um grande evento que deve, como sempre, atrair muita gente, pois terá inúmeras atrações para quem estiver presente. O dia da cidade é 21 de setembro, mas normalmente são quatro dias de festa.

Sucesso – Falando em festa, a do aniversário de Vitória movimento a cidade com vários eventos, ações propositivas da Prefeitura e shows de qualidade que levaram uma multidão para assisti-los. Parabéns Vitória pelos seus 474 anos de existência como cidade. Parabéns ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e a sua equipe que proporcionaram dias de alegria e lazer para o cidadão da capital e do Estado.

Leia Também:  Ano Novo ou um Novo Ano requentado?

Obras – O prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), comemorou mais uma ação em benefício da cidade. Trata-se do recapeamento asfáltico de uma de suas principais avenidas, fruto do seu empenho junto ao governo estadual na defesa de suas demandas para o seu município. A parceria Fernando-Casagrande vai bem obrigado. Com isso, fortalece a esperança de que a sonhada obra do Contorno Rodoviário de Santa Leopoldina, retirando o trânsito de caminhões no centro da cidade, aconteça em futuro próximo. É uma reivindicação de mais de 25 anos e o prefeito Fernando Rocha tem se empenhado junto ao governo, ao DER e as lideranças da Assembleia Legislativa para que as obras se realizem. É o desejo do governante e de toda a comunidade leopoldinense.

Parece que sim – O desejo do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), de disputar uma das vagas para o Senado, deixou de ser uma conjectura para ser fato. Pelo menos é o que o mercado político-eleitoral do Estado está dizendo. A malha de apoio está se estendendo pelo interior.

Vale destacar que Euclério Sampaio tem sido considerado um dos melhores (talvez o melhor) prefeitos que Cariacica já elegeu. Já é um cartão de visita para adentrar a disputa para uma vaga no Senado.

Evento ímpar – Foi realizado em Vitória o 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Durante uma semana foram debatidas inúmeras questões sobre clima, água, preservação do meio ambiente e desse importante encontro algumas ações que tem como missão cuidar, preservar e garantir o uso sustentável dos nossos recursos hídricos paro dos dias de hoje e de futuras gerações.

Invasão é crime – O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Anderson Goggi (PP) disse, em sessão desta segunda-feira (15), que na capital “Invasão Não”, e o projeto de lei que proíbe essa ações de invasão de prédios públicos foi aprovado pelo Legislativo de Vitória.

_________________

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não pode.

Pelo menos não poderia ser assim, um julgamento tão importante e questionável, ser feito por apenas cinco ministros, sendo que quatro simpáticos ao presidente Lula e à esquerda. O mais razoável seria que o julgamento fosse feito pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumão:

Premiação – A economista, Nanda Guardian lançou o troféu “Jumento de Ouro”, que consiste em premiar quem fala mais bobagens e coisas sem noção construindo narrativas. A turma da esquerda está ganhando disparado. /// Em ação – O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), fez a entrega de 15 ambulâncias para servirem a comunidade mateense. São veículos modernos de tecnologia de ponta e tem até rastreadores para evitar que desviem da rota sem ser notado. /// Desconforto – Com a intenção do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, disputar uma das vagas para o Senado, não foi unanimidade no meio dos aliados políticos. Alguns ficaram com a pulga atrás da orelha. /// Vaidade – Quando chega um veículo ou uma máquina para um município fruto de uma emenda parlamentar ou do próprio governo, os autores se apresentam dando a impressão que tiraram dinheiro do próprio bolso para comprar o benefício. /// Aviso aos bajuladores – Quando um chefe de governo não faz uma obra é natural a crítica, mas quando protagoniza uma ação em benefício da população não faz mais do que a sua obrigação. Simples assim. /// Maus alunos – Os quatro ministros do STF que compuseram a 1ª turma, não aprenderam a lição do Direito proferida pelo único juiz de carreira, ministro Fux, quando do seu voto, no julgamento apressado do ex-presidente Bolsonaro e os outros réus. Certamente ficariam reprovados na avaliação do professor que é o único com notório saber jurídico da “Alta” Corte brasileira. /// Dica – A economista Nanda Guardian disse em uma entrevista que a vida de solteira é dispersante, perde-se muito tempo com coisas sem muito valor. Por isso aconselha que se case, mas com quem acredita valer a pena. De preferência, no seu caso, com seu sócio. /// Aconteceu – Foi realizada, dia 13, a 20ª Conferência Estadual do PCdoB, do Espírito Santo. Participei como convidado do presidente do PCdoB de São Mateus, Eguinaldo Santana. Brincando lhe falei que ele correria o risco de me apresentar como infiltrado. Brincadeiras à parte, fui recebido com respeito e respeitei a opinião de todos os participantes. Fiquei honrado com o convite, pois é um reconhecimento da nossa postura democrática e como profissional de imprensa. /// Homenagem – O vereador Anderson Goggi (PP) foi homenageado pela Câmara de São Mateus com título de Cidadão Mateense. Ele é o presidente do Legislativo de Vitória.

Leia Também:  Nas eleições o eleitor tem muitas opções, basta ter critério na escolha

___________

Para Reflexão:

“Fazer justiça é proteger quem precisa ser protegido”.

Autor desconhecido.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA