Mundo Cristão
Corpo mumificado de Santa Teresa de Ávila volta a ser exposto após 110 anos
Mundo Cristão
Depois de mais de um século sem ser exposto, o corpo mumificado de Santa Teresa de Ávila voltou a estar em exibição, suscitando uma profunda emoção entre os fiéis. A última vez que o seu túmulo foi aberto foi há 110 anos, em 1914, e agora, numa ocasião considerada histórica, pode ser visto de novo na localidade de Alba de Tormes, em Salamanca.
Desde o passado domingo, os restos mortais da santa estão disponíveis para a veneração dos fiéis na Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, situada no município onde ela morreu. A afluência de visitantes tem sido constante e espera-se que aumente à medida que se aproxima a data limite da exposição, 25 de maio. O acesso ao túmulo, que é totalmente gratuito, tem estado disponível ininterruptamente, das 9:00 às 23:00.
Esta é apenas a terceira vez que o corpo de Santa Teresa pode ser visto diretamente. A primeira foi em 1760 e a segunda em 1914. O prior do convento carmelita de Alba de Tormes, Miguel Angel Gonzalez, disse que os restos mortais “mantêm o mesmo estado das ocasiões anteriores”, e sublinhou que a figura de Teresa de Ávila pertence “a todos, porque é património universal”.
Grande afluência de visitantes
“Superou todas as nossas expectativas, mas com a ajuda de instituições e colaboradores, estamos a dar uma resposta adequada para que os visitantes possam desfrutar de um momento de oração, paz e tranquilidade durante a sua estadia na Basílica da Anunciação”, disse González.
A jornada inaugural foi organizada pela Ordem dos Carmelitas Descalços e contou com a presença de importantes autoridades, como: o bispo de Salamanca, José Luis Retana; o presidente da Junta de Castilla y León, Alfonso Fernández Mañueco; e a presidente da Câmara de Alba de Tormes, Concepción Miguélez. Durante a cerimónia de abertura, foi entregue simbolicamente a “chave da Basílica” e, após as palavras de boas-vindas, os sinos marcaram o momento em que as portas se abriram para receber os devotos.
Uma figura-chave do misticismo espanhol
Santa Teresa de Jesus, nascida em Ávila em 1515 com o nome Teresa de Cepeda y Ahumada, é uma das figuras mais emblemáticas da espiritualidade católica e do Século de Ouro espanhol. Entrou para a ordem dos Carmelitas, onde começou a ter visões místicas que marcaram a sua vida.
Depois de algum tempo afastada por motivos de saúde e sem o consentimento do pai, regressou à vida religiosa, iniciando um processo de reforma da Ordem Carmelita. Fundou numerosos conventos e redigiu as regras que viriam a definir os Carmelitas Descalços, com a posterior aprovação do Papa Pio IV. Foi a primeira mulher a ser reconhecida como Doutora da Igreja e é considerada uma das grandes pensadoras e místicas da história do cristianismo.
________________________________________________________________________
* Informações Euronews
* Foto/Destaque: Pormenor do retrato de Santa Teresa de Ávila por Eduardo Balarca, 1880-1890 Catálogo nº P003437. Depósito do Museu Nacional do Prado. Academia Real de História de Espanha
Mundo Cristão
Cristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV
Água, resultante do derretimento de um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, é considerada um símbolo da urgência climática global
Por Raphael Fernandes* – Rio de Janeiro / RJ
O Santuário Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe, nesta segunda-feira (03/11), uma quantidade de água abençoada recentemente pelo Papa Leão XIV.
No último mês de outubro, durante a conferência ”Raising Hope for Climate Justice” (”Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, em português), realizada em Castel Gandolfo, na Itália, o sumo pontífice da Igreja Católica abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, ilha situada na América do Norte, como símbolo da urgência climática global.
Posteriormente, com o derretimento do referido bloco de gelo, a água resultante dessa fusão foi devidamente preservada e trazida ao Brasil, iniciando sua peregrinação pelo país no último sábado (02/11), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
Agora, o líquido chega ao Rio para, depois, ser levado a Belém, no Pará, onde estará na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, entre os dias 10 e 12 de novembro, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
No Cristo Redentor, na segunda-feira (3), houve uma celebração religiosa, presidida pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, vigário episcopal do Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade (Vemas), da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com a presença de representantes católicos, organizações da sociedade civil e lideranças socioambientais. Logo após, o tradicional monumento carioca será iluminado em azul.
________________________________
* Diário do Rio – Conteúdo
* Foto/Destaque: Reprodução / Internet
-
EVENTOS4 dias atrásCinema capixaba realiza oficina exclusiva para pessoas trans, travestis e não binárias
-
Brasil / Segurança7 dias atrás“Bunker do crime”: Cláudio Castro culpa decisões judiciais por refúgio de líderes no RJ
-
SEGURANÇA4 dias atrásFamília e amigos se despedem de mulher morta com tiro na cabeça na Linha Amarela
-
Brasil / Segurança6 dias atrásGovernadores de direita anunciam “Consórcio da Paz” após megaoperação no Rio
-
BRASIL5 dias atrásPesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ
-
Política / Eleições4 dias atrásLíder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026
-
CIDADES4 dias atrásPraça dos Namorados agora conta com espaço dedicado aos pets
-
Esportes / Futebol4 dias atrásVasco perde para o São Paulo e não aproveita chance de encostar no G-6 do Brasileiro