VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Um Encontro Espirituoso

Bispo de São Mateus relembra “encontro engraçado” com Papa Francisco em 2016

Publicados

Mundo Cristão

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus, esteve com pontífice em 2016 e a imagem dos dois aos risos repercutiu não apenas no ES

São Mateus / ES

“‘O que o bispo disse para o papa para ele rir tanto?. Foi um encontro muito descontraído, de um pai espiritual que acolhe os seus filhos”, comentou dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus, sobre a foto dle com o Papa Francisco no fim de 2016, em Roma, capital da Itália. Na imagem, é possível ver a maior autoridade católica, que morreu nesta segunda-feira (21), bastante sorridente. A partida repentina do pontífice o fez relembrar do encontro ocorrido há quase uma década.

Dom Paulo contou que esteve em Roma para o curso de novos bispos e conviveu com Francisco por um dia durante o período de aprendizado. Para o bispo diocesano, era como um pai que preparava os filhos para a próxima missão. “É uma convivência familiar, o pai com os filhos que chegam e vão assumir a missão de comandar as suas dioceses”, afirmou em entrevista.

Leia Também:  “Habemus Papa”: Leão XIV

Na época do encontro, Dal’Bó disse que foi um momento especial e agradeceu pela nomeação de bispo, dizendo que a missão é bela, mas árdua, e que o papa respondeu que o Dom Paulo era jovem e tinha bastante tempo de trabalho pela frente. Depois, fez uma brincadeira e considerou a reação de Francisco alegre e prazerosa.

“Eu falei ao Papa que ele era argentino, mas no futebol os melhores eram Pelé e Neymar, e após eu falei que Maradona também, onde ele segurou em minhas mãos e soltou a gargalhada de forma sincera e espontânea”, disse.

O bispo de São Mateus foi a Roma novamente no fim de 2022, quando esteve pela última vez com Francisco, em uma visita ad limina. “Foi uma avaliação ou uma prestação de contas em todos os sentidos”, relatou.

Dom Paulo fez uma reflexão sobre a vida e a morte, relembrando da recente enfermidade do Papa e da aparente recuperação de Francisco, que participou de eventos religiosos públicos, mesmo com evidentes limitações de saúde.

Leia Também:  Morre Divaldo Franco aos 98 anos, médium e líder espírita

“A vida é uma linha frágil, nós não sabemos o passo seguinte. Quem imaginaria que depois de uma longa enfermidade, ele iria reaparecer em cena, parece bem melhor, recuperado, e nessa madrugada ele se despede dessa forma. Ninguém sabe qual será o nosso dia. Precisamos celebrar bem o nosso mistério com fé. Aquele que acredita, a vida não é tirada. E sim transformada”.

____________________________________

* Reprodução de matéria do Jornal do Norte

* Foto/destaque: Reprodução / Rede Social

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mundo Cristão

Cristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV

Publicados

em

Água, resultante do derretimento de um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, é considerada um símbolo da urgência climática global

Por Raphael Fernandes* – Rio de Janeiro / RJ

Santuário Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe, nesta segunda-feira (03/11), uma quantidade de água abençoada recentemente pelo Papa Leão XIV.

No último mês de outubro, durante a conferência ”Raising Hope for Climate Justice” (”Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, em português), realizada em Castel Gandolfo, na Itália, o sumo pontífice da Igreja Católica abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, ilha situada na América do Norte, como símbolo da urgência climática global.

Posteriormente, com o derretimento do referido bloco de gelo, a água resultante dessa fusão foi devidamente preservada e trazida ao Brasil, iniciando sua peregrinação pelo país no último sábado (02/11), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Agora, o líquido chega ao Rio para, depois, ser levado a Belém, no Pará, onde estará na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, entre os dias 10 e 12 de novembro, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Leia Também:  Vaticano divulga imagens do corpo do Papa Francisco em caixão

No Cristo Redentor, na segunda-feira (3), houve uma celebração religiosa, presidida pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, vigário episcopal do Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade (Vemas), da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com a presença de representantes católicos, organizações da sociedade civil e lideranças socioambientais. Logo após, o tradicional monumento carioca será iluminado em azul.

________________________________

* Diário do Rio – Conteúdo

* Foto/Destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA