Carnaval de Rua
Tradicional bloco de Vitória volta a desfilar
EVENTOS
Depois de dois anos sem ir para as ruas, o tradicional bloco Regional da Nair está confirmado para o dia 19 de fevereiro; a concentração será na Av. Beira Mar, às 8h
Desde 2011, o Regional da Nair desfila no Centro da Capital. De lá para cá, tem atraído milhares de foliões todos os anos.
Completando 15 anos de fundação, o grupo, que já arrastou mais de 70 mil pessoas, sai no domingo da folia, dia 19 de fevereiro, na avenida Beira-Mar, a partir das 8h da manhã. O trajeto vai da Av. Beira Mar, da Praça Pio XII, até a Praça Getúlio Vargas.
“Depois de revolucionar o carnaval de rua do Centro de Vitória, trazer o carnaval para a data oficial, levar o bloco para a manhã e também para a avenida Beira-Mar, esse retorno também não poderia ser menos especial. Teremos o maior Carnaval de Rua de todos os tempos”, promete André Félix, um dos integrantes da diretoria do grupo.
“O desfile desse ano do Regional vai ser diferente de todos os anos. Vamos manter em segredo até o desfile”, acrescenta.
- Foto: Divulgação – Crédito: Gustavo Fernando
EVENTOS
Cinema capixaba realiza oficina exclusiva para pessoas trans, travestis e não binárias
Realizada pela Cabelo Seco Soluções Criativas em parceria com a Associação Gold, a iniciativa transforma uma negativa em movimento de reparação e inclusão no audiovisual do Espírito Santos.

A primeira turma da Oficina de Atuação para Cinema com Não Atores, voltada exclusivamente para pessoas trans, travestis e não binárias, encerrou na quinta-feira (30) com um marco simbólico: o início de uma nova era para o cinema capixaba. A ação é uma realização da Cabelo Seco Soluções Criativas em parceria com a Associação Gold, com direção da atriz e diretora Suely Bispo, e integra a contrapartida social do projeto do curta-metragem O Fim do Mundo, contemplado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) por meio da Lei Paulo Gustavo.
Mais do que uma atividade formativa, a oficina nasce como gesto de reparação e resistência. A ideia surgiu após um projeto de longa-metragem da produtora não ser contemplado em edital de incentivo cultural, sob a justificativa — direta ou implícita — da ausência de profissionais trans e não binários em sua equipe. “A exclusão não ocorre por falta de vontade, mas por falta de oportunidades reais de formação. Foi preciso transformar a perda em movimento, e é isso que estamos fazendo”, explica Juliana Sena, diretora executiva da Cabelo Seco.
Diante desse cenário, a equipe decidiu criar um espaço de formação gratuito, que garantisse a preparação técnica e emocional de pessoas trans e travestis interessadas em atuar e participar do mercado audiovisual. A oficina se tornou um espaço de acolhimento e aprendizado, oferecendo vivências de corpo, escuta, expressão e presença diante da câmera — mais do que ensinar técnica, ela devolveu dignidade e protagonismo a corpos historicamente silenciados. “Ao abrir essa porta, o Espírito Santo se torna referência na inclusão e formação de pessoas trans no cinema. Não se trata apenas de representatividade, mas de garantir que elas estejam no elenco, nos bastidores, na direção, no som, na luz — em todos os espaços de criação”, reforça Paulo Sena, diretor e roteirista do projeto.

O encerramento da oficina marca também um novo começo: a produtora já planeja inscrever novamente o projeto do longa-metragem, agora com uma equipe e elenco formados por profissionais trans, travestis e não binários. “Se antes houve uma negativa, hoje há um caminho construído. Estamos entregando ao Estado pessoas preparadas para transformar o cinema com suas presenças”, conclui Juliana.
_______________________________
* Informações dos organizadores do evento
* Fotos: Divulgação
-
Brasil / Segurança7 dias atrásLula planeja indenizar familiares de bandidos mortos do CV no RJ
-
SAÚDE7 dias atrásHIMABA é o único hospital pediátrico do Espírito Santo a receber o Selo Hospital Amigo da Criança
-
SAÚDE7 dias atrásDá tempo de emagrecer até o verão? Médico responde e faz alerta sobre dietas extremas
-
Política7 dias atrásSede da Câmara de Vitória será reformada
-
Esportes / Futebol6 dias atrásFluminense vence Mirassol em confronto direto e segue na briga por vaga na Libertadores
-
Política / Municipal3 dias atrásAlunos visitam a Câmara de São Mateus com a finalidade de aproximar os jovens da realidade política e institucional do município
-
SEGURANÇA7 dias atrásVice-Presidente da CPMI do INSS diz ter sido ameaçado para interromper investigações e pede escolta
-
POLÍTICA & GOVERNO4 dias atrásObras do Ciase, em Jardim Camburi, já estão 50% concluídas