VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Esportes / Jogos Estudantis

Santa Teresa recebe a Regional IV dos Jogos Escolares

Publicados

Evento Esportivo

Na tarde desta segunda-feira (13), foi realizada, em Santa Teresa, a cerimônia de abertura da Regional IV dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). A competição segue até o próximo sábado (18), com a participação de sete municípios, 57 equipes e 684 estudantes.

Estarão presentes atletas de Aracruz, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã, além do município-sede, disputando as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Na categoria infantil, de 12 a 14 anos, os times são representados por suas escolas. Já na juvenil, de 15 a 17 anos, por seleções municipais.

No último sábado (11), foi encerrada a Regional III dos Jogos, com a disputa em Montanha.

Como é tradição, os vencedores de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari, em julho. As disputas da categoria infantil serão entre os dias 1º a 06, e da categoria juvenil acontecem entre os dias 08 e 13.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas nos meses de junho e julho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Leia Também:  Clube AEST recebe a 3ª etapa do Campeonato Capixaba de Beach Tennis 2025

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira todos os campeões da Regional III, em Montanha:

Leia Também:  Fluminense despacha Sesc Flamengo e volta a conquistar o Carioca

BASQUETE

Feminino infantil – EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo (São Mateus)

Feminino juvenil – Conceição da Barra

Masculino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil – Conceição da Barra

FUTSAL

Feminino infantil – EMEF Jorge Duffles Andrade Donati (Conceição da Barra)

Feminino juvenil – Conceição da Barra

Masculino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil – Montanha

HANDEBOL

Feminino infantil – EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes (Pinheiros)

Feminino juvenil –  Pinheiros

Masculino infantil – CEIER (Boa Esperança)

Masculino juvenil – Boa Esperança

VÔLEI

Feminino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Feminino juvenil – São Mateus

Masculino infantil – EEEFM Professora Maria Magdalena da Silva (Ponto Belo)

Masculino juvenil – Jaguaré

———————————————————————————–

* Com informações da Sesport – Assessoria de Comunicação

* Foto: Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Evento Esportivo

Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Publicados

em

Filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, Luna vence a categoria profissional da última etapa feminina do Circuito Mundial

Por Flávio Dias* – Serra / ES

A capixaba Luna Hardman fechou com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, a última etapa feminina do Circuito Mundial. No seu retorno às competições após cirurgia nos ombros, ela brilhou e venceu o evento realizado na praia de Jacaraípe, em Serra.

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro. Praia de Jacaraípe. Serra. 20/09/2025. Pódio.

A competição reuniu bodyboarders de 10 países e definiu os títulos mundiais de 2025 nas categorias profissional, pro júnior e master.

Luna fez a final da categoria profissional e derrotou a gaúcha Joselani Amorim no final da manhã deste sábado (20) com 14,75 de somatório nas notas, contra 10,10 da adversária.

Retorno triunfante às competições

Luna Hardman operou os dois ombros em junho deste ano para corrigir uma frouxidão ligamentar que, com o impacto do esporte, levava a um deslocamento do ombro. Por causa disso, ficou fora da disputa pelas primeiras colocações no ranking mundial da temporada.

O retorno às competições aconteceu justamente no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Jacaraípe, competição idealizada e organizada pela sua mãe, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho.

Leia Também:  Jogos Escolares do Espírito Santo começam primeira regional em Domingos Martins

“É um sonho se tornando realidade. Foram meses difíceis, mas eu acreditei que eu voltaria a tempo do Wahine. Foi muita fisioterapia, muitas orações, eu só queria vir aqui e me divertir, pegar umas ondas. Mas aí eu fiz um 9, cheguei nas quartas de final, e vi que eu iria ganhar. Deu tudo certo”, comemorou Luna.

Bicampeã mundial da categoria júnior, a capixaba de 19 anos disputou sua primeira temporada exclusivamente na categoria profissional.

“Era minha meta para este ano ganhar uma etapa do Circuito Mundial e eu tinha riscado esta meta por conta da cirurgia. E agora alcancei a meta”.

Neymara curte momento de mãe-coruja

Semifinalista e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, Neymara Carvalho vibrou com a conquista da filha.

A “Pequena Notável” tinha a possibilidade de fazer a final contra a filha, porém, acabou eliminada na semifinal por Joselani Amorim. Luna, por sua vez, passou pela portuguesa Filipa Broeiro nas semifinais.

“Eu tô radiante. Foi extraordinário. Eu sonhei em ser campeã mundial e fui campeã mundial. Eu sonhei em realizar este evento, e realizei. Sonhei ser mãe e sou mãe. E agora sou mãe de campeã. Ela me falou que veio pra vencer este campeonato e ela mostrou que tinha capacidade pra isso desde a primeira onda”, elogiou Neymara.

Etapa decidiu o título mundial da temporada

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro decidiu também o título mundial da temporada 2025, que ficou com Alexandra Rinder.

Leia Também:  Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Natural das Ilhas Canárias, ela compete pela Áustria e conquistou o título mundial na quarta-feira (17), com a eliminação da japonesa Namika Yamashita nas quartas de final. Foi o terceiro título mundial da bodyboarder, que havia vencido também em 2015 a 2016.

Confira as campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro:

  • Profissional:Luna Hardman/BRA
  • Master:Joselani Amorim/BRA
  • Pro Júnior:Alice Teotonio/POR
  • PCDs:Renata Bazone/BRA (deficientes visuais), Carla Cunha/BRA (amputadas) e Tiana Dantas/BRA (mastectomizadas)

 ——————————————————

* Folha Vitória – Conteúdo

* Fotos: Divulgação / Wahine Bodyboarding 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA