Capital capixaba é destaque
Vitória é quarta melhor cidade para empreender no Brasil
CIDADES
Por André Pietralonga*
A capital capixaba está entre as cinco cidades com maior potencial de empreendimento do Brasil. Segundo o levantamento da plataforma digital Wix, Vitória ocupa o quarto lugar entre as melhores cidades do país para empreender, com nota 5.79.
A pesquisa avaliou as regiões que oferecem as melhores oportunidades para quem deseja começar um novo negócio, levando em conta fatores como participação no PIB nacional, o suporte para começar um novo negócio e a infraestrutura de internet.
Vitória combina uma boa qualidade de vida com um ambiente de negócios promissor, oferecendo ótimas oportunidades para quem busca fonte de renda no empreendimento. A gestão pública tem se destacado no cenário nacional e é a cidade mais transparente do Brasil.

Vitória vista de cima
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, comemora o resultado: “Logo que a gestão assumiu, colocamos em prática nosso plano de fazer de Vitória uma cidade que estimula o empreendedorismo, que cria um ambiente favorável para isso. Além da desburocratização do licenciamento de obras, um processo online que agora permite a aprovação de um empreendimento em até 48h, o município simplificou, por exemplo, o licenciamento ambiental”.
Essa pesquisa é mais uma comprovação que a atual gestão tem trabalhado para fazer da capital uma cidade para todos. “Em Vitória, atividades com reduzido ou impacto ambiental insignificante são dispensadas de licença ambiental. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado”, concluiu o prefeito.
Os dados da pesquisa foram escalonados pelo tamanho da população, confira a lista das 10 cidades com mais potencial de empreendimento e suas notas de acordo com a pesquisa:
Ranking das Cidades
Florianópolis (7.06)
São Paulo (6.47)
Belo Horizonte (6.08)
Vitória (5.79)
Joinville (5.59)
Porto Alegre (5.49)
Campinas (5.39)
Curitiba (4.81)
Uberlândia (4.71)
Recife (4.41)
Critérios do ranking
O levantamento analisou dados de novembro de 2024 e entre os critérios estão o suporte para começar um novo negócio, a infraestrutura tecnológica e os valores disponíveis para se financiar.
————————————————————–
* Informações Prefeitura de Vitória – Conteúdo
* Fotos: André Sobral – Destaque / Diego Alves
CIDADES
Vitória conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante em Transparência e Governança
Por Tarcísio Costa* – Vitória / ES
A Prefeitura de Vitória reafirma sua posição de liderança em gestão pública transparente ao conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante em Qualidade e Transparência Pública. A premiação foi anunciada nesta quarta-feira (10) pelo movimento Espírito Santo em Ação, em parceria com a Transparência Capixaba, durante a divulgação do ranking estadual que avalia os 78 municípios capixabas.
Criado em 2023, o levantamento tem como objetivo reconhecer as cidades que mais se destacam na divulgação de dados públicos e na adoção de práticas de governança. A classificação é dividida em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, sendo esta última a mais alta. Com a conquista, Vitória reafirma seu compromisso com uma gestão ética, transparente e voltada para o cidadão.
Além do destaque estadual, Vitória também obteve reconhecimento nacional em 2025 ao receber o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Essa distinção, anunciada no dia 8 de dezembro, é a mais elevada do programa e posiciona a Capital entre as melhores práticas de governança pública do país.
Outro resultado expressivo foi a manutenção da primeira colocação no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, divulgado em outubro. Vitória alcançou nota máxima (100 pontos) tanto na avaliação geral quanto no índice específico da área da saúde, consolidando-se como referência estadual. O estudo foi realizado pela Transparência Capixaba, em parceria com o Movimento ES em Ação e apoio técnico da Transparência Internacional Brasil.
A metodologia do ranking considera critérios rigorosos, como transparência ativa, gestão fiscal, licitações e contratos, obras públicas, integridade, comunicação e participação social. Esses indicadores refletem o compromisso da administração municipal com práticas que garantem acesso à informação e fortalecem a confiança da população na gestão pública.
Para a Prefeitura de Vitória, os resultados representam mais do que prêmios: são a confirmação de uma política contínua de governança baseada em responsabilidade, inovação e participação social. A transparência é um dos pilares da administração, que busca assegurar que cada cidadão tenha acesso às informações de forma clara e segura.
Com essas conquistas, Vitória se consolida como exemplo de boas práticas no Espírito Santo e no Brasil, reforçando sua posição como uma cidade que valoriza a ética, a eficiência e a proximidade com a sociedade.
————————————-
- Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
- Foto/Destaque: Crédito – Jansen Lube
-
EVENTOS5 dias atrásVitória abre chamamento público para empresas patrocinarem o Réveillon e a Arena de Verão
-
Política Nacional6 dias atrásLula deve vetar PL da Dosimetria integralmente
-
Futebol Internacional5 dias atrásFlamengo bate egípcios e vai encarar o PSG na final do Intercontinental
-
Justiça6 dias atrásPor unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
-
Esportes / Futebol6 dias atrásAncelotti irá assinar contrato com a Seleção até 2030, afirma jornal espanhol
-
POLÌCIA4 dias atrásAssassinos da médica Milena Gottardi são condenados por outro homicídio
-
Esportes / Futebol7 dias atrásVasco vira sobre o Fluminense no fim e abre vantagem por vaga na final da Copa do Brasil
-
Meio Ambiente5 dias atrásBahia e Espírito Santo lideram poluição por microplásticos no litoral brasileiro
