VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Ação da Prefeitura

Regularização sem burocracia: mais de 800 famílias já receberam escritura da casa própria no município

Publicados

CIDADES

Por Thaiz Blunck*

Cariacica / ES

Mais de 800 famílias de Cariacica já vivem a realidade de ter, enfim, a escritura definitiva da casa onde moram em mãos. Esse sonho realizado faz parte do Programa Cariacica Nossa Casa, uma iniciativa da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, que vem transformando a vida de quem aguardava há anos por um documento que assegura o que já era de direito: o lar.

Ao todo, mais de 3 mil moradores estão com o processo em andamento e, em breve, também vão receber o tão esperado documento. A diferença no município está no modelo adotado: enquanto em muitos lugares os cidadãos recebem apenas o título de posse e ainda enfrentam um caminho longo e burocrático até o cartório, em Cariacica já é possível sair com a escritura definitiva em mãos.

Isso garante a propriedade legal de seus imóveis, evita etapas adicionais e oferece uma solução prática e definitiva para quem aguarda há anos o reconhecimento oficial da posse de um imóvel para, finalmente, poder chamá-lo de sua casa.

Leia Também:  Vitória ganha arena para prática esportiva

“Esse programa representa dignidade, segurança jurídica e cidadania para as famílias de Cariacica. Estamos desburocratizando e avançando com um processo eficiente. Em outros municípios, os moradores pegam o título da prefeitura e vão ao cartório fazer a regularização. Aqui, estamos entregando a escritura pronta”, destacou o secretário de Habitação, Wellinton Silva.

A ação só é possível graças a uma parceria com os governos estadual e federal, que garantem recursos para a continuidade do projeto. A prioridade é para moradores que vivem em áreas públicas e que atendem aos critérios: residir no local há mais de cinco anos e ter comprovantes como contas de água ou energia elétrica no nome.

Dona Irene Rosa Vago mora no bairro Liberdade há quase 40 anos e, em março deste ano, recebeu a escritura de sua casa. O documento garante a regularização fundiária da residência onde ela vive há 38 anos e construiu sua história. 

“Isso aqui é tudo pra mim, pois consigo comprovar que é o meu terreno. O bairro ainda era muito pequeno quando eu me mudei, mas aí foi crescendo e eu continuo lá. É um comprovante muito importante pra gente. Vou voltar pra casa feliz, porque agora o terreno é meu”, comemorou. 

Leia Também:  PMV dá ordem de serviço para implantação da Cozinha Comunitária de São Pedro

____________________________________

* Prefeitura de Cariacica / Comunicação – Conteúdo

* Fotos: Claudio Postay / PMC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada

Publicados

em

Vitória / ES

A capital capixaba registrou um avanço histórico no acesso à água tratada. De acordo com os levantamentos comparativos do Instituto Trata Brasil (Ranking do Saneamento, ano-base 2023), divulgados na última semana. Enquanto em 2018 a capital capixaba ocupava a 17ª posição, em 2025 ela atingiu o 1º lugar entre as capitais brasileiras com melhor índice de acesso à água tratada.

A evolução confirma o impacto da política pública de saneamento executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). “O salto não é circunstancial: é resultado de planejamento, execução contínua de obras, modernização de estruturas e avanço tecnológico”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud. Em 2023, ano-base do ranking, a Cesan investiu R$ 12,6 milhões em água.

Em 2024, esse valor avançou para R$ 32,4 milhões, consolidando uma curva de crescimento que indica potencial de posicionamento ainda melhor em edições futuras do ranking. Esse movimento vem acompanhado de uma agenda de projetos estruturantes, que fortalecerão ainda mais a resiliência hídrica não só na capital, mas em toda a região metropolitana: a construção da Barragem dos Imigrantes, o novo reservatório de água de São Benedito, o uso de métodos não destrutivos no combate a vazamentos e a parceria público-privada do esgotamento sanitário, que elevará a eficiência operacional e a cobertura de coleta e tratamento.

Leia Também:  Vitória é destaque no Brasil em Inserção Econômica

“Esse resultado não é por acaso. É fruto de decisão estratégica, planejamento de longo prazo e investimentos contínuos. Estamos trabalhando para garantir segurança hídrica, ampliar a cobertura e avançar rumo à universalização também dos serviços de esgoto no Espírito Santo. Vitória alcançou o 1º lugar, mas o nosso compromisso é avançar em todo o Estado”, enfatizou o presidente.

Munir Abud destacou ainda que Vitória se consolida, assim, como uma das capitais mais bem preparadas para enfrentar os desafios de demanda hídrica crescente e adaptação às mudanças climáticas, e o Espírito Santo reafirma sua posição de vanguarda no saneamento brasileiro.

_______________________________

* Fonte: Cesan

* Foto/Destaque: Reprodução / Cesan

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA