Reportagem Especial / São Mateus
Antigo Greca vai se transformar em grande empreendimento sociocultural, esportivo e de lazer
CIDADES

Por Paulo Roberto Borges*
O sonho sonhado vai virar realidade. Será assinado no próximo dia 22 deste mês de novembro, o documento que vai possibilitar a duas empresas da iniciativa privada a realizar um grande empreendimento no antigo complexo sócio esportivo do Greca, no bairro Novo Horizonte, na cidade de São Mateus, que era composto de ginásio, campo de futebol, quadras e área de entretenimento. As obras estão programadas para terem início em março do próximo ano. Esse grandioso e importante empreendimento vai impactar a cidade de São Mateus, beneficiando não somente a cidade também resgatando a autoestima das pessoas que passaram oito anos longe de qualquer iniciativa relevante por parte da municipalidade, cuja administração travou toda e qualquer iniciativa exceto as festas patrocinadas pelo poder público, que carreou recursos que faltaram na educação, na saúde, em praticamente todos os serviços básicos da população. A iniciativa privada careceu do apoio e de ações que pudessem trazer investimentos para o município.
Toda essa trajetória que agora alcança os objetivos iniciados com ações anos atrás, teve alguns atores em todo processo de construção desse trabalho. Pela empresa Suzano, méritos para Leonardo Conde, André Brito e Júlio Soares; pelo poder público, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão (PP).
O Jornal do Norte, cerca de 15 anos atrás levantou toda a situação, revelando a sociedade de São Mateus o abandono e desperdício de uma área nobre, num local privilegiado com toda a sua estrutura e edificações deterioradas pelas intempéries climáticas e por vândalos. Um patrimônio que vinha sendo depreciado.
Na época surgiram algumas informações (que não se confirmaram), que o governo estava sendo acionado por políticos para que adquirisse a área. Existia também conversa de que uma denominação religiosa teria interesse em comprá-la.
Como foram as ações desde o início
Logo no início do primeiro ano do mandato do prefeito Daniel Santana, um representante da Suzano esteve com o chefe do Executivo que fez um pedido solicitando o ativo (Greca) o que foi, segundo esse representante conseguiu com muito custo, junto à diretoria da empresa, foi aprovado um comodato de 20 anos.
“Comodato de 20 anos ele vai e nunca mais volta, mas essa era a forma célere que encontramos para que o Greca fosse passado para o município e que este fizesse as intervenções”, disse o representante que esteve à frente dessas conversações com o prefeito. Vale aqui ressaltar, que esse representante hoje não está mais na empresa, porém, destaca todo o empenho que a Suzano desempenhou para favorecer o município de São Mateus.
Mas logo após Daniel tomar conhecimento da decisão as Suzano, as negociações foram interrompidas pelo fato dele ter sido preso pela Polícia Federal. O seu vice, Ailton Cafeu (PSB), assumiu a Prefeitura, mas como nada havia sido tratado com ele e a possibilidade de o titular retornar as suas funções poderia acontecer, como de fato acabou acontecendo.
Antes de voltar a conversar como prefeito, o presidente da Câmara, Paulo Fundão, foi procurado até porque vinha fazendo discursos contundentes sobre o abandono do Greca e o desejo de que a área fosse repassada ao município. Nas conversas como o parlamentar, foi participado a ele todas as tratativas havidas com Daniel e que a documentação estava com a Prefeitura aguardando a assinatura do prefeito. Em função disso, não caberia críticas à empresa porque toda a documentação estava com o prefeito aguardando a sua assinatura para que o comodato fosse celebrado, coisa que ele não tinha conhecimento.
“O interesse era uma nova aproximação com o prefeito Daniel para fazer o comodato e por isso o presidente da Câmara foi procurado para que isso acontecesse. Ele entendeu a situação”, relatou a fonte ouvida pela reportagem.
Mas, como isso não avançou, “o município encrencou”, mudou de ideia querendo que fosse feita uma doação de toda a área do Greca. Mas, o que havia sido aprovado até aquele momento era o comodato.
Nesse momento, o presidente da Câmara conseguiu disponibilizar recursos no valor de R$ 2 milhões que seriam repassados à Prefeitura, com o compromisso de ser feita a desapropriação nesse valor. “E era um valor que a Suzano estava disposta a aceitar e tudo estaria resolvido”, afirmou a fonte que teve participação efetiva em todo esse processo, desde o seu início.
Acontece, porém, que em todo esse desencontro veio a questão do projeto do Executivo que solicitava a Câmara dos Vereadores autorização para que fosse aprovado o empréstimo de R$ 100 milhões não havia interesse em aprová-lo. Paralelo a isso, presidente Paulo Fundão ficou com medo de liberar os R$ 2 milhões e o prefeito Daniel não fazer o deveria ser feito e que estava previamente conversado.

Presidente da Câmara, Paulo Fundão
De acordo com as fontes ouvidas, principalmente do então funcionário Leonardo Conde, Paulo Fundão seguiu buscando uma solução para que todo o patrimônio do complexo sócio esportivo do Greco, pertencente a Suzano, fosse recuperado para a sociedade mateense. O projeto junto à Prefeitura de São Mateus e o prefeito Daniel Santana não vingou. Mas, o resultado de toda essa “caminhada, com idas e vindas”, o entendimento entre a Suzano e duas empresas da iniciativa privada será sacramentado no próximo dia 22 deste mês de novembro. O poder público ficou de fora, talvez por isso, tudo chegou a bom termo.
Agora a esperança voltou à tona e o fato da cidade de São Mateus e sua população ter um local de excelência para inúmeras atividades sociais, culturais, entretenimento, lazer e atividades desportistas se transformará de sonho em realidade. Um longo trabalho, com a digital do presidente da Câmara que vinha sendo feito para que tudo isso acontecesse em benefício da cidade de São Mateus e do seu povo.
______________________________________
* Jornal do Norte e Pauta1
* Fotos: Reproduções / arquivos e redes sociais

CIDADES
Pesquisa aponta capital capixaba como referência cultural no país

Por Pedro Vargas* – Vitória / ES
Vitória, a capital de todos os capixabas, acaba de ser reconhecida como uma das grandes referências culturais do Brasil, conforme dados da pesquisa “Cultura nas Capitais”. O estudo, que analisou os hábitos de moradores das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal, coloca Vitória em destaque pelo elevado acesso da população a atividades culturais diversas. Em áreas como bibliotecas e concertos de música, o município chega a liderar o ranking nacional.
De acordo com o maior levantamento sobre o tema já produzido no Brasil, a cidade está acima da média das capitais brasileiras em 10 de 14 atividades culturais pesquisadas como: locais históricos, festas populares, bibliotecas, dança, saraus, entre outros. Nas demais atividades o município encontra-se dentro da média nacional.
Cidade amante da literatura
A pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, revelou dados surpreendentes sobre os hábitos culturais da população. Um dos principais pontos positivos foi o acesso da população a bibliotecas, com 35% da população frequentando esses espaços – número bem superior à média das capitais brasileiras, que é de 25%.
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, equipamento da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), conta com 200 ações virtuais e presenciais anuais, realizando inúmeras atividades por meio do premiado projeto Viagem pela Literatura que completou, em 2025, 31 anos de existência. Diferentes ações proporcionam visibilidade aos mais variados escritores, inclusive autores capixabas que têm nesses projetos espaços abertos para além da divulgação de obras, formações literárias, debates e interação de leitores e escritores. Em 2024 a instituição realizou atividades que impactaram mais de 14 mil pessoas.
Cidade da música
Quando o assunto é música, a capital também é destaque. O estudo revelou que 14% dos moradores participaram de concertos de música, um número expressivamente acima da média nacional de 8%.
A pesquisa considerou se o entrevistado participou ao menos uma vez, nos últimos 12 meses (anteriores à entrevista), de alguma atividade cultural.
Os dados apontam ainda que Vitória possui altos índices de visita a locais históricos (56%), shows de música (47%), dança (31%) e saraus (16%).
“Esses bons resultados não são frutos do acaso, mas sim do compromisso da administração municipal com a Cultura”, declarou o secretário municipal da pasta, Edu Henning.
Investimentos crescentes: o motor do sucesso cultural de Vitória
A Semc desde o início da gestão aumentou consideravelmente os investimentos na área. De R$ 2,71 milhões investidos em 2021, a pasta elevou os números para R$ 26,5 milhões em 2024, quase 10 vezes mais do que o investimento inicial. Em 2025, até o último mês de agosto, a Semc já destinou cerca de R$ 17 milhões para projetos e iniciativas culturais, reflexo claro do empenho da gestão em promover e ampliar o acesso da população às artes.
O “fazer arte”
Vitória também foi apontada como uma das capitais onde mais gente pratica ou já praticou atividades culturais. Na música, são 36% e no teatro, 28% dos entrevistados.
Vale lembrar que só a Fafi ofertou em 2024 um total de 997 vagas nas suas três áreas de atuação com oportunidades de transformação de vidas por meio da arte.
Mucane é destaque entre espaços culturais e símbolos da cultura capixaba
A pesquisa “Cultura nas Capitais” revelou a forte presença de espaços culturais em Vitória. O estudo perguntou aos entrevistados qual espaço cultural eles mais freqüentam na capital onde moram. A resposta era aberta e qualquer local poderia ser mencionado. Em Vitória foram nomeados 130.
O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), dentre os espaços da Prefeitura, é o museu gratuito mais conhecido e visitado, com 28% da população tendo ido ao local.
O Mucane é um dos maiores exemplos de como os investimentos em cultura têm dado resultados. Com uma reforma completa em 2023, que contou com R$ 800 mil em recursos, o espaço se consolidou como um dos museus mais visitados da cidade, recebendo quase três mil visitantes em 2024.
O museu tem sido fundamental para a preservação da memória negra e para a valorização da cultura afro-brasileira, uma das marcas da identidade capixaba.
Além do Mucane, a pesquisa também mostrou que o acesso aos museus em Vitória está em sintonia com a média das capitais brasileiras (26%).
Outros espaços como o Parque Moscoso, a Casa Porto e a Praça do Papa também são amplamente conhecidos, reforçando a importância de Vitória como um pólo cultural.
Teatro
No teatro, Vitória também mostra números consistentes, com 26% da população afirmando ter ido ao menos uma vez a espetáculos, índice que se mantém próximo da média nacional. Os dados indicam uma variedade de preferências, com destaque para as peças para o público adulto e musical, além do teatro infantil e comédia stand-up.
Carnaval de rua e festas populares ditam o ritmo da alegria
Outro destaque é a participação da população nas festas populares de Vitória, com o Carnaval de Rua sendo um dos eventos mais mencionados pelos moradores.
Ao todo 42% dos moradores de Vitória compareceram a algum tipo de festa popular. Destes, 65% foram a alguma Festa Junina, 42 % participaram de Blocos de Carnaval e 39% acompanharam o Desfile de Carnaval.
O Carnaval de Rua da capital capixaba tem se consolidado a cada ano, e em 2025, mais de 20 blocos desfilaram pelas ruas da cidade, atraindo milhares de foliões. A criação do “Circuito da Folia”, desde 2024, pela Semc, garantiu mais acessibilidade e estrutura, com 12 atrações regionais e nacionais, além de uma ampla infraestrutura para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.
O Carnaval só perde em importância para a Festa de Nossa Senhora da Penha na avaliação dos entrevistados sobre os eventos culturais da cidade onde moram.
Na capital de todos os capixabas, foram mencionados 120 diferentes eventos. Além dos já citados, apareceram na pesquisa a Festa das Paneleiras, o aniversário da Cidade, a Festa de São Pedro e eventos relacionados ao Natal.
Moqueca Capixaba reina absoluta
Entre os entrevistados em, Vitória, como era de se esperar, a Moqueca Capixaba segue como principal símbolo da identidade gastronômica cultural. A iguaria foi citada por 40% dos entrevistados como o principal prato típico da capital.
A pesquisa revelou que 59% dos moradores consideram os frutos do mar como os principais representantes da culinária local, e a torta capixaba também foi mencionada por 28% dos participantes.
Por fim a pesquisa contabilizou o número de pessoas que nunca participaram de atividades culturais: em Vitória, esse índice é inferior à média das demais capitais, com a cidade figurando entre as melhores no acesso a eventos como concertos e teatro.
“Os dados dessa pesquisa comprovam o que muitos capixabas já sabem: Vitória é, cada vez mais, um modelo de cidade que promove e valoriza a Cultura em suas diversas formas. Com investimentos crescentes e um foco claro na ampliação do acesso da população à Cultura, a cidade se destaca não apenas em números, mas também no impacto positivo que esses investimentos têm na qualidade de vida e na identidade de seus moradores. Seguiremos avançando e fico feliz em ver que justamente na semana em que a nossa capital celebra 474 anos, celebramos seus feitos culturais com a certeza de que a Cultura é e continuará sendo um dos pilares do seu desenvolvimento e da sua projeção nacional”, finalizou Henning.
Sobre o estudo
A pesquisa “Cultura nas Capitais” da JLeiva Cultura & Esporte ouviu 19,5 mil pessoas em todas as capitais brasileiras. Em Vitória, foram entrevistados 600 participantes de todas as regiões do município. A pesquisa de campo foi feita pelo Datafolha.
Com idade a partir de 16 anos e de todos os níveis socioeconômicos os entrevistados foram ouvidos entre os dias 19 de fevereiro e 22 de maio de 2024.
A metodologia toma como base os 12 meses que antecederam a pesquisa, a fim de reduzir a influência de fatores sazonais. Esse método é adotado em diversos países e permite uma comparação internacional.
A JLeiva é uma consultoria especializada no desenvolvimento e na implementação de políticas culturais, esportivas e sociais para empresas públicas e privadas, que desenvolve desde 2010 estudos acerca de hábitos culturais no Brasil.
A pesquisa contou com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
———————————————————–
* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Crédito – Leonardo Silveira / PMV
-
Justiça7 dias atrás
Ministro Fux vota pela absolvição do ex-presidente Bolsonaro de todos os crimes
-
Economia7 dias atrás
Safra de café no Espírito Santo deve crescer 23% em 2025
-
CIDADES7 dias atrás
Realizado em Vitória o 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
-
EVENTOS6 dias atrás
26º Encob 2025 discute fortalecimento de Comitês de Bacias
-
EVENTOS6 dias atrás
Feira de mulheres empreendedoras oferece serviços de saúde e programação cultural, sexta (12)
-
Esportes / Futebol7 dias atrás
Fluminense vence o Bahia no Maracanã e vai à semifinal da Copa do Brasil
-
CIDADES4 dias atrás
Deputado Gandini cobra solução para esgoto irregular no Córrego Camburi
-
Famosos3 dias atrás
Morre Hermeto Pascoal, músico e multi-instrumentista, aos 89 anos