Memórias de uma Cidade
Memórias: projeto “Bento Ferreira conta a sua história” preserva o passado de bairro da capital
CIDADES

Por Pedro Vargas*
O bairro de Bento Ferreira, localizado em Vitória, será o protagonista de um importante projeto cultural que visa resgatar e divulgar a história local. No próximo dia 26, será lançado o projeto “Bento Ferreira conta a sua História: catálogo seletivo de fontes documentais”, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) por meio do Projeto Cultural Rubem Braga.
O lançamento ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson Silva Castro, no bairro Monte Belo, em duas sessões: às 14 e às 15 horas.

Construção da Prefeitura de Vitória / Foto: Divulgação – PMV
O projeto “Bento Ferreira conta a sua História” tem como objetivo pesquisar, catalogar, digitalizar e promover o acesso a documentos históricos, fotos, mapas e notícias de jornais sobre o local e suas áreas vizinhas, como os bairros Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria e Jesus de Nazareth. A iniciativa busca proporcionar à comunidade um novo olhar sobre as transformações sociais e urbanísticas dessa região histórica de Vitória ainda pouco conhecida por grande parte da população local.
O acervo digitalizado está disponível desde o início do mês de março, por meio do blog Penedo Cultura Capixaba, e conta com 195 notícias de jornais, 154 fotos, 12 mapas e sete documentos históricos.
Todo material está sob custódia de instituições municipais e estaduais, como o Arquivo Público Municipal de Vitória, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e Instituto Jones dos Santos Neves, tendo sido gerado em decorrência das atividades administrativas e políticas dos poderes estaduais e municipais.
O projeto prevê a distribuição de 30 pen drives com o conteúdo para escolas, arquivos, bibliotecas, institutos de pesquisa e para a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.
Relevância
O trabalho visa preservar e divulgar a memória histórica de Bento Ferreira, um bairro com rica história que passou por diversas transformações urbanísticas e sociais ao longo dos anos. O conteúdo digitalizado servirá como um guia para pesquisas acadêmicas, principalmente para geógrafos, arquitetos urbanistas, historiadores e cientistas sociais, além de colaborar para a construção da memória coletiva e afetiva dos moradores da região.
Tiago de Matos Alves, historiador e um dos responsáveis pelo projeto, se diz orgulhoso e grato com o trabalho: “Colaborar no processo de conhecimento da história e das transformações urbanas e sociais da cidade e do Espírito Santo é um papel que exerço com muita satisfação e humildade. Somos eternos aprendizes”, declarou.
Além de Tiago, também participam do projeto o arquivista e historiador Michel Caldeira de Souza e o designer gráfico, Alexandre Matias.
O trabalho será amplamente divulgado em redes sociais, como Facebook e Instagram, e em grupos de WhatsApp de comunidades relacionadas à história de Vitória e do Espírito Santo.
Serviço
Lançamento do projeto “Bento Ferreira conta a sua História: catálogo seletivo de fontes documentais”
Quando: dia 26 de março às 14 horas.
Onde: Emef Adilson Silva Castro – Rua João Vieira, 50, Monte Belo, Vitória/ES
Público-alvo: recomendado para maiores de 10 anos.
———————————————————–
* Prefeitura Municipal de Vitória – Conteúdo
* Fotos: Divulgação / PMV

CIDADES
Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Por Michelle Moretti*
Vitória / ES
O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.
Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.
Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.
Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.
Peterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.
O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.
A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.
________________________________________
* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Leo Duarte / PMV
-
GERAL6 dias atrás
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos
-
BRASIL6 dias atrás
AGU cria grupo para reparar danos causados por fraudes ao INSS
-
BRASIL5 dias atrás
Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
-
Educação & Cultura7 dias atrás
Maciel de Aguiar lança nesta quinta-feira (24), em Vitória, mais uma obra literária: “O Velho Lobo do Mar”
-
BRASIL7 dias atrás
Ministro Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru
-
Mundo Cristão6 dias atrás
Bispo de São Mateus relembra “encontro engraçado” com Papa Francisco em 2016
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Atacante do Porto Vitória é convocado para a seleção da Zâmbia
-
POLÌCIA4 dias atrás
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF