Evento Sócio Educativo
Crianças da escolinha de taekwondo do Projeto Saber Viver recebem materiais esportivos
Evento Esportivo

O projeto, que é da Associação Amigos da Justiça, conta com apoio da Suzano e possui cerca de 60 alunos inscritos
Por Vitor De Vicentis*
Aracruz / ES
Na última sexta-feira, 25 de abril, o Projeto Saber Viver, iniciativa da Associação Amigos da Justiça na Barra do Riacho, em Aracruz (ES), celebrou a entrega de parte do material esportivo para as aulas de taekwondo, como doboks, luvas, manoplas e uma torre de chute. As crianças e adolescentes envolvidos realizaram uma apresentação sob orientação do Mestre Norê Marciano, responsável pelas aulas da arte marcial. O evento contou com a presença de representantes das empresas financiadoras do projeto, como a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Evonik, a Estel e o Grupo Vertical.
A Suzano, desde 2012, apoia a Associação Amigos da Justiça, contribuindo para o desenvolvimento de projetos sociais no Espírito Santo. Com o apoio direto ao Projeto Saber Viver, via Lei de Incentivo ao Esporte, a empresa passou a ampliar as possibilidades de atuação da iniciativa e a transformar vidas de jovens capixabas.
“É uma felicidade enorme estar aqui e poder ver essas crianças lindas uniformizadas, com equipamentos adequados. Essa é uma parceria importante porque a Suzano preza pelo desenvolvimento do seu território e pelo desenvolvimento das pessoas que estão nesse território. Um dos nossos direcionadores culturais é ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, então a gente está vendo que aqui no Saber Viver está sendo feito algo que é bom para o mundo. Agradeço pela oportunidade de estar aqui presenciando essa apresentação tão linda e poder participar desse momento de entrega dos materiais, que sei que é importante para cada uma das crianças aqui presentes”, afirmou Rafaela Cavalcanti, Consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.
Atualmente o Projeto Saber Viver oferece aulas gratuitas de taekwondo para cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, matriculados em instituições de ensino. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, no espaço do projeto localizado na Av. Luiz Cariacica dos Santos, 910 – Barra do Riacho, Aracruz/ES. O responsável pelas aulas, desde 2016, é o mestre Norê Marciano, faixa preta 2° Dan de taekwondo.
“Até hoje, cerca de 450, 500 alunos já passaram aqui pelo nosso projeto. Temos alunos semi profissionais, temos campeões estaduais que defendem títulos, mas a parte social é aquilo que a gente mais busca dentro do esporte. É muito fácil ensinar um menino ou menina a lutar, mas o que eu posso ensinar além disso? Ser um bom cidadão, um bom aluno, referência na comunidade, que atenda a necessidade exigida. É isso que a gente trabalha aqui dentro da nossa oficina. Eu costumo brincar dizendo que formar atleta é muito fácil, mas formar cidadão é o desafio”, destacou Norê.
Um dos destaques esportivos da turma do Mestre Norê é o jovem Abner Petrus Miranda, de 16 anos. Para ele, o mestre é como um pai na vida e o projeto é apenas uma escada para seu futuro como atleta. “Sempre me identifiquei com o esporte de luta por causa da questão de manter a disciplina, o foco, o equilíbrio entre a mente e o corpo. Isso tudo é fundamental para mim. Como competidor estadual, pretendo me tornar um atleta profissional um dia e sei que o projeto aqui é o primeiro degrau para essa minha subida. O Norê é um grande pai para mim, ele se preocupa com a gente, manda mensagem para saber se estamos bem, puxa nossa orelha se a gente começar a faltar, cobra para irmos bem no colégio e para treinarmos com dedicação, então eu digo que ele é um pai mesmo e vai me ajudar sempre”, revelou.
A atuação da Suzano via Lei de Incentivo Fiscal
Atualmente a Suzano tem mais de 60 projetos incentivados pelo Brasil, divididos entre a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o Fundo Nacional do Idoso (FNI). As leis de incentivo fiscal permitem que pessoas e empresas destinem parte dos impostos que pagam para o governo a programas que beneficiem a comunidade em segmentos como saúde, educação, esporte e cultura.
Sobre a Associação Amigos da Justiça
A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA JUSTIÇA, CIDADANIA, EDUCAÇÃO E ARTE foi idealizada pelo Excelentíssimo Doutor Juiz de Direito da Comarca de Ibiraçu/ES, Gedeon Rocha Lima Junior, no ano de 2008, com o objetivo de ofertar atividades lúdicas e pedagógicas às crianças e adolescentes, em risco e vulnerabilidade social. Formou-se uma equipe de pessoas voluntárias com o objetivo de oferecer estratégias preventivas e atuantes para reforçar os fatores de proteção, em especial promover o conhecimento e potencializar as capacidades intelectuais, contribuir para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida e garantir os direitos da criança, adolescente, jovem, adulto e idoso.
_____________________________
* Pauta6 Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Divulgação

Evento Esportivo
Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, Luna vence a categoria profissional da última etapa feminina do Circuito Mundial
Por Flávio Dias* – Serra / ES
A capixaba Luna Hardman fechou com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, a última etapa feminina do Circuito Mundial. No seu retorno às competições após cirurgia nos ombros, ela brilhou e venceu o evento realizado na praia de Jacaraípe, em Serra.
A competição reuniu bodyboarders de 10 países e definiu os títulos mundiais de 2025 nas categorias profissional, pro júnior e master.
Luna fez a final da categoria profissional e derrotou a gaúcha Joselani Amorim no final da manhã deste sábado (20) com 14,75 de somatório nas notas, contra 10,10 da adversária.
Retorno triunfante às competições
Luna Hardman operou os dois ombros em junho deste ano para corrigir uma frouxidão ligamentar que, com o impacto do esporte, levava a um deslocamento do ombro. Por causa disso, ficou fora da disputa pelas primeiras colocações no ranking mundial da temporada.
O retorno às competições aconteceu justamente no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Jacaraípe, competição idealizada e organizada pela sua mãe, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho.
“É um sonho se tornando realidade. Foram meses difíceis, mas eu acreditei que eu voltaria a tempo do Wahine. Foi muita fisioterapia, muitas orações, eu só queria vir aqui e me divertir, pegar umas ondas. Mas aí eu fiz um 9, cheguei nas quartas de final, e vi que eu iria ganhar. Deu tudo certo”, comemorou Luna.
Bicampeã mundial da categoria júnior, a capixaba de 19 anos disputou sua primeira temporada exclusivamente na categoria profissional.
“Era minha meta para este ano ganhar uma etapa do Circuito Mundial e eu tinha riscado esta meta por conta da cirurgia. E agora alcancei a meta”.
Neymara curte momento de mãe-coruja
Semifinalista e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, Neymara Carvalho vibrou com a conquista da filha.
A “Pequena Notável” tinha a possibilidade de fazer a final contra a filha, porém, acabou eliminada na semifinal por Joselani Amorim. Luna, por sua vez, passou pela portuguesa Filipa Broeiro nas semifinais.
“Eu tô radiante. Foi extraordinário. Eu sonhei em ser campeã mundial e fui campeã mundial. Eu sonhei em realizar este evento, e realizei. Sonhei ser mãe e sou mãe. E agora sou mãe de campeã. Ela me falou que veio pra vencer este campeonato e ela mostrou que tinha capacidade pra isso desde a primeira onda”, elogiou Neymara.
Etapa decidiu o título mundial da temporada
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro decidiu também o título mundial da temporada 2025, que ficou com Alexandra Rinder.
Natural das Ilhas Canárias, ela compete pela Áustria e conquistou o título mundial na quarta-feira (17), com a eliminação da japonesa Namika Yamashita nas quartas de final. Foi o terceiro título mundial da bodyboarder, que havia vencido também em 2015 a 2016.
Confira as campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro:
- Profissional:Luna Hardman/BRA
- Master:Joselani Amorim/BRA
- Pro Júnior:Alice Teotonio/POR
- PCDs:Renata Bazone/BRA (deficientes visuais), Carla Cunha/BRA (amputadas) e Tiana Dantas/BRA (mastectomizadas)
——————————————————
* Folha Vitória – Conteúdo
* Fotos: Divulgação / Wahine Bodyboarding
-
SAÚDE6 dias atrás
Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Nova embarcação entra em operação e amplia capacidade do Sistema Aquaviário
-
ESPORTES5 dias atrás
Acontece neste sábado (20), em Vila Velha, o maior evento de MMA da América Latina
-
Política5 dias atrás
Em novembro a União de Vereadores do Brasil realizará encontro em Conceição da Barra
-
Esportes / Futebol5 dias atrás
Fluminense com time misto bate o Vitória no Campeonato Brasileiro
-
Evento Esportivo4 dias atrás
Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro
-
Esportes / Futebol3 dias atrás
Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã
-
BRASIL2 dias atrás
Acusado de mentir, empresário sai preso da CPMI do INSS