VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Municipal

Candidato a prefeito tenta acabar com as sessões itinerantes da Câmara de Santa Teresa

Publicados

Política / Municipal

Santa Teresa / ES

Por Paulo Borges*

Acredite se quiser, mas o candidato a prefeito de Santa Teresa, Claumir Zamprogno (PSB), entrou com uma representação para impedir que a Câmara de Vereadores continuasse realizando suas sessões itinerantes. Felizmente sua intenção não prosperou.

[Corte Fala] do... - Câmara Municipal de Santa Teresa

Bruno Araújo (PL), presidente da Câmara

Ele alega que as sessões dão visibilidade aos parlamentares que disputam à reeleição, principalmente como forma de divulgar a atuação do candidato a prefeito e presidente da Câmara, Bruno Araújo (PL), o que lhe pareceu irregular, pois, segundo ele, é uma forma de fazer campanha usando a estrutura do legislativo municipal.

As sessões itinerantes são muito comuns e já foram incorporadas por diversas câmaras como forma de levar o legislativo mais próximo do cidadão que reside no interior e nem sempre pode ir à sede da câmara, localizada na cidade. Em Santa Teresa foram implantadas ano passado e a primeira foi realizada em 6 de junho daquele ano, na comunidade de São João de Petrópolis, conhecida como Barracão. A sessão itinerante é uma sessão ordinária e – na ocasião – pioneira, contou com a participação dos munícipes e de estudantes da escola em que foi realizada a sessão.

Para o presidente Bruno Araújo, surpreso com a atitude do candidato a prefeito Claumir Zamprogno, as sessões itinerantes “são importantes porque os vereadores atendam às demandas das diferentes comunidades”. Lembrou que nessas sessões, “são seguidos os procedimentos e regras estabelecidas para as sessões ordinárias, mas adaptadas ao local onde estão sendo realizadas”, pontuou Bruno Araújo.

Leia Também:  Vereador cobra atendimento da Prefeitura para a comunidade de Caramuru e acusa o prefeito de prejudicá-lo

Vale ressaltar que nas sessões itinerantes permitem aos vereadores abrirem o diálogo com a população; entenderem quais os anseios e as prioridades de cada comunidade; incentivarem a participação ativa dos cidadãos nos debates; promoverem uma gestão mais próxima da população e atendendo às demandas das diferentes comunidades do município.

Claumir Zamprogno fala sobre suas propostas para o meio ambiente em Santa  Teresa (ES) | Salvem o Rio 5 de Novembro

Claumir, quis acabar com as sessões itinerantes

Na sessão itinerante da terça-feira (3), realizada na localidade de Santo Antônio de Canaã, conhecida como Patrimônio, o presidente Bruno Araújo comentou a intenção de Claumir.

“Pensei que já tinha visto de tudo na política, coisas boas e ruins e, neste caso, de coisa ruim”, disse surpreso ao receber a notificação do candidato a prefeito querendo suspender a realização das sessões itinerantes. “Ele teve a coragem e denunciou as nossas sessões itinerantes que iniciaram ano passado e não agora na hora da política, não incomodou político nenhum e estamos felizes de levar até o cidadão os trabalhos do legislativo”.

Todos os vereadores, presentes à sessão itinerante ocorrida na comunidade de Santo Antônio de Canaã, foram unânimes em condenar a atitude de Claumir Zamprogno. Gervásio Madalon (MDB), disse: “Dói o coração da gente ter um candidato assim”; O vereador Douglas Lacerda (Podemos) também demonstrou seu repúdio dizendo: “É uma atitude abusiva, uma ação ditatorial”.

[Corte Fala] do... - Câmara Municipal de Santa Teresa

Vereador Paulo Vitor (PSD)

Para Paulo Vitor (PSD), “Um camarada desse, que foi vereador, prefeito e agora pleiteia ser prefeito novamente, que fechou escola no 25 e até em sua região, que quebrou o hospital deixando uma dívida de R$ 3 milhões, fazer isso?”, questionou. “É um desesperado, isso é um ataque ao povo de Santa Teresa, a democracia, é abuso contra essa Casa de Leis. É rasgar a democracia”.

Outros que também se pronunciaram. “É uma situação esdrúxula, ele ataca a democracia”, pontuou o vereador Professor Renato (PL).

Leia Também:  Projeto de ampliação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi motivou embate entre deputado e prefeito

A vereadora Almery – Dra. Mel (PSDB), explicou a importância do parlamento de estar próximo do cidadão e ressaltou a legitimidade das sessões itinerantes.O Poder Legislativo é independente, temos amparo legal e o papel do vereador é ser o representante do cidadão, estar próximo a ele, ouvir suas demandas e, através de proposições encaminharmos essas solicitações ao Executivo, que tem a tarefa de executá-las”.

Vereadora de Santa Leopoldina Dra. Mel

A justiça indeferiu o pedido do ex-prefeito e atual candidato, novamente, ao cargo majoritário, Claumir Zamprogno.

“As sessões itinerantes são importantes e queremos que continuem”, era o que disseram quem esteve presente ao evento político.

O presidente da Câmara, Bruno Araújo, disse que já foram realizadas oito sessões dessa natureza e até o final do ano devem acontecer mais vinte.


  • Da Redação 
  • Fotos: Reprodução – Câmara Municipal de Santa Teresa
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política / Municipal

Alunos visitam a Câmara de São Mateus com a finalidade de aproximar os jovens da realidade política e institucional do município

Publicados

em

Alunos conheceram o funcionamento do Poder Legislativo em atividade do projeto Direitos Legais.

São Mateus / ES – Do Correspondente

A política e os políticos têm uma péssima avaliação junto à sociedade por tudo que tem acontecido no cenário político da Nação.

Para desmistificar esse conceito e fazer com que as novas gerações tomem precocemente conhecimento da importância da política e do Parlamento, a Câmara Municipal de São Mateus teve a iniciativa de desenvolver um programa, dentro de atividade do projeto da disciplina eletiva “Direitos Legais” para abrir as portas do Legislativo mateense aos alunos das primeiras séries escolares do município.

Presidente Wanderlei Segantini é o maior incentivador dessa integração legislativo com os jovens e sociedade

Na última sexta-feira (7), estudantes do 2° ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Egídio Bordoni (EMEFTI) fizeram uma visita pedagógica às dependências da Câmara Municipal de São Mateus. A autorização veio da Presidência, hoje tendo à frente o vereador Wanderlei Segantini (MDB). Os alunos foram acompanhados pelas professoras Bruna Azevedo, Cida Ferreira, Ludmilla e pela equipe pedagógica da escola. Foram 46 alunos que tiveram também a companhia do presidente daquela Casa de Leis.

Leia Também:  Vereador cobra atendimento da Prefeitura para a comunidade de Caramuru e acusa o prefeito de prejudicá-lo

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, suas principais atribuições e a estrutura organizacional da Câmara. A ação proporcionou momentos de aprendizado e interação, contribuindo para o desenvolvimento da educação cidadã e o fortalecimento do vínculo entre o Legislativo e a comunidade escolar.

Sede do Poder Legislativo de São Mateus / Foto: Divulgação – CMSM

Essa iniciativa do Legislativo municipal tem merecido todo o apoio do presidente Segantini e sua equipe, reconhecendo a importância desse evento que integra a instituição com os jovens. A Câmara Municipal de São Mateus reforça seu compromisso em incentivar iniciativas educativas que aproximem os jovens da realidade política e institucional do município”, afirma o Poder Legislativo mateense.

_____________________________________________________

* Foto/Destaque: Alunos com o presidente / Crédito: Comunicação / CMSM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA