VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Estadual

Governo do Estado entrega 115 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

Por Giovani Pagotto* | Vitória – ES

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, realizou, na manhã desta terça-feira (05), a entrega de 115 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Com investimento total de R$ 21 milhões, a aquisição fortalece o policiamento ostensivo e amplia a proteção das guarnições nas regiões capixabas. A entrega faz parte de um conjunto de ações do Governo voltadas à renovação e ampliação da frota da corporação, contribuindo para um Espírito Santo cada vez mais seguro.

“Esse é um momento em que reafirmamos nosso compromisso com um Espírito Santo cada vez mais seguro, para que as pessoas possam viver em paz e realizar seus sonhos. Vamos continuar dando às nossas forças de segurança valorização e fortalecimento, para que possam seguir liderando esse processo que vivemos em nosso Estado. Quero agradecer a todos os praças e oficiais da Polícia Militar e também às demais forças de segurança pelo melhor mês de abril da nossa história, com redução em todos os crimes. Isso é resultado de muito trabalho e investimento”, afirmou o governador.

Os novos veículos, modelo Renault Duster 1.3 TCe, são equipados com motorização turbo de até 163 cavalos de potência e transmissão automática CVT, oferecendo melhor desempenho nas respostas operacionais, especialmente em ocorrências que exigem deslocamento rápido e atuação em áreas de difícil acesso. As viaturas também contam com proteção balística semiblindada e um pacote ampliado de segurança, sistema de sinalização de emergência, compartimento de custódia para conduzidos e preparação para equipamentos de comunicação.

Leia Também:  Câmara impõe dura derrota ao governo

Para o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim, a entrega fortalece a presença das forças de segurança no Espírito Santo. “São investimentos constantes do Governo do Estado na modernização da nossa Polícia Militar. Quando oferecemos mais segurança aos policiais e melhoramos as condições de trabalho, ampliamos também a eficiência dos atendimentos prestados à população e a capacidade de resposta às ocorrências. É a presença ostensiva da PMES nas ruas”, destacou.

As novas viaturas serão distribuídas entre batalhões e companhias independentes da PMES em diferentes regiões do Estado, incluindo unidades operacionais da Grande Vitória, do interior e especializadas, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU).

Rio Doce

Do total de novas viaturas, 62 foram adquiridas por meio de recursos provenientes do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo Desastre de Mariana, com aporte de R$ 11,3 milhões. Os veículos auxiliarão os trabalhos de segurança em 11 cidades capixabas diretamente impactadas pelo rompimento da barragem: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.

Leia Também:  IPC de Cariacica conquista 5º lugar em prêmio nacional e se destaca pela excelência na gestão previdenciária

Esses recursos foram repassados ao Estado, e sua aplicação é coordenada pela Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd). O investimento amplia a cobertura do policiamento motorizado em áreas urbanas e rurais, inclusive em locais de difícil acesso, promovendo maior proximidade com a comunidade, prevenindo delitos e reforçando a sensação de segurança da população.

“Além destes recursos, a Serd e a Sesp já firmaram termos de cooperação, em 2025, para a aquisição de novos veículos para atuação na Bacia do Rio Doce. São viaturas para o Corpo de Bombeiros, para a Polícia Militar, para a Polícia Ambiental e para a Polícia Civil. Além da segurança pública, são investimentos para potencializar a fiscalização ambiental e o atendimento a emergências”, comentou a secretária de Estado de Recuperação do Rio Doce, Margareth Saraiva.

______________________________________________________

  • Governo do Estado | Assessoria de Comunicação – Conteúdo
  • Foto destaque: Crédito – Cid Costa | Governo do ES
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa

Publicados

em

Por Francine Castro* | Vitória (ES)

A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.

A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.

Leia Também:  Governo amplia investimentos em educação, saúde, segurança e infraestrutura em São Mateus

O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.

Inadimplência

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.

O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.

Leia Também:  Governo capixaba realiza leilão para tratamento de esgoto para reuso em siderúrgica

Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho

———————————————————

 *Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo

*Foto destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA