VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Ação de Governo / Curso

Formatura de dois mil alunos do Programa Qualificar ES na Grande Vitória

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

Vitória / ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promoveu, na noite dessa terça-feira (10), a cerimônia de formatura de mais de dois mil alunos da 2ª oferta de cursos do Programa Qualificar ES na Grande Vitória. O evento realizado em um espaço de evento na Capital reuniu cerca de cinco mil pessoas em uma noite dedicada à celebração da qualificação profissional.

“Eu fico muito animado com a disposição de vocês ao fazerem um curso do Qualificar ES. O programa é oportunidade na veia. Somente por meio do programa são oferecidas 100 mil vagas anuais em cursos profissionalizantes. Durante o nosso governo, a meta é chegar a um total de 800 mil cursos ofertados. A cada edital que a gente lança, uma multidão de gente vem participar. A gente sabe que essa é uma oportunidade que pode mudar a vida de vocês. Além disso, estamos oferecendo crédito para quem conclui o curso e quer empreender”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Leia Também:  Projeto de Lei do deputado Lucas Scaramussa visa incentivar cultivo de cacau de qualidade

Durante a cerimônia, foram entregues certificados e kits empreendedores. Formandos representando cada um dos municípios da Grande Vitória e atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) subiram ao palco para receber seus certificados das mãos do governador e do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, além de outras autoridades.

“Essa formatura reforça o compromisso do Governo do Estado com a educação e a empregabilidade, proporcionando oportunidades que preparam milhares de capixabas para o mercado de trabalho, além de impulsionar o crescimento socioeconômico do Espírito Santo”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O Programa Qualificar ES tem como objetivo promover a qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico no Espírito Santo. Já foram ofertadas mais de 80 mil vagas somente em 2024, contemplando 60 municípios capixabas. Até o momento, 13.927 alunos concluíram os cursos presenciais, enquanto 24.682 pessoas se formaram nas modalidades semi presenciais e online. Apenas nesta segunda oferta, o Programa Qualificar ES formou mais de cinco mil alunos.

Leia Também:  Projeto sobre substituição de sirenes e alarmes nas escolas foi sancionado e agora é lei em Santa Teresa

Também estiveram presentes o deputado estadual Tyago Hoffmann; a secretária de Estado de Mulheres, Jacqueline Moraes; a subsecretária de Educação Profissional, Solange Batista; a gerente de Educação Profissional, Renata Resstel; além da equipe de professores e coordenadores do programa.

——————————————————-

* Fonte: Secti – Heliomara Ribeiro Mululo

* Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Autorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno

Publicados

em

Foi assinada, neste sábado (15), pelo governador Renato Casagrande (PSB), a Ordem de Serviço para autorizar o início das obras de implantação da infraestrutura de urbanística do Morro do Moreno, em Vila Velha. Estiveram ao lado do governador, o prefeito do município, Arnaldinho Borgo, secretários, vereadores, lideranças comunitárias dentre outros convidados para o evento.

Visita técnica às obras do Canal da Costa / Foto: Rodrigo Zaca – Governo do ES

Antes a comitiva do governador esteve no Canal da Costa com visita técnica às obras que vem sendo executadas em parceria com a Prefeitura. O trecho visitado é embaixo da  Terceira Ponte, que será construída uma galeria dupla e implantado um parque linear, levando mais qualidade de vida aos moradores do bairro e de toda a região.

Morro do Moreno e o Canal da Costa

O projeto prevê a implantação de pórtico, guarita, recepção, estacionamento, playground, restaurante e dois mirantes, criando uma estrutura moderna, segura e integrada ao patrimônio natural do Morro do Moreno. O investimento total é de R$ 14,8 milhões, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), destinado à construção de um complexo de equipamentos que irá transformar a experiência de moradores e visitantes.

Leia Também:  Projeto sobre substituição de sirenes e alarmes nas escolas foi sancionado e agora é lei em Santa Teresa

“Estamos fazendo tantas obras nessa região e avançamos com o tamponamento do Canal da Costa, que vai contar com um lindo parque linear. Essa região já é outra. É uma obra que muda a vida de quem mora aqui. A urbanização do Morro do Moreno vai transformá-lo em um local ainda mais visitado, com mirantes, melhor estrutura de acesso e cafeteria. Tudo isso só é possível porque temos um Estado organizado e que sabe fazer parcerias”, afirmou o governador Casagrande.

As obras contemplam um conjunto amplo de intervenções de engenharia, incluindo 7.728 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 635 metros quadrados de piso intertravado, 1.288 metros quadrados de sarjeta e 2.576 metros de meio-fio. O sistema de drenagem será reforçado com 60 unidades de drenagem, seis caixas ralo e duas caixas de passagem, garantindo mais segurança e eficiência no escoamento das águas pluviais.

A estrutura do projeto também envolve a instalação de 48.464,92 quilos de estrutura metálica, 146 metros cúbicos de estrutura de madeira, 1.051,40 metros quadrados de cobertura em telha cerâmica, além de 1.371 metros quadrados de revestimentos externos e 878,85 metros quadrados de revestimento cerâmico.

Leia Também:  Leilão internacional para ampliar tratamento de esgoto em 43 municípios do Espírito Santo

As áreas de circulação e convivência receberão piso cimentado camurçado, 506,10 metros quadrados de assoalho de madeira, grama sintética e plantio de grama em placas, além da instalação de guarda-corpos em aço galvanizado e madeira. O espaço terá ainda um pergolado de 58,08 metros quadrados, ampliando a área de lazer e contemplação.

Essa intervenção representa um avanço significativo para o Morro do Moreno, que é um dos cartões-postais mais importantes do Espírito Santo. A nova infraestrutura trará mais segurança, organização e conforto para quem visita o local, além de valorizar o patrimônio natural e impulsionar o desenvolvimento econômico. A Sedurb tem trabalhado para entregar projetos que realmente mudem a realidade das cidades, e este é um deles”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
—————————————————-
* Fonte: Governo do Estado / Sedurb

*Fotos: Crédito – Rodrigo Zaca / Governo do Estado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA