Política
Eleitos tomam posse nesta quarta-feira no Congresso Nacional
POLÍTICA & GOVERNO
O índice de renovação da bancada capixaba na Câmara foi de 50%, após o resultado das eleições do ano passado
Brasília – DF
Nesta quarta-feira (01), a partir das 10h, Câmara dos Deputados dá posse aos parlamentares eleitos e reeleitos no pleito de outubro de 2022.
Pelo Espírito Santo, os capixabas elegeram dez deputados federais, que serão empossados durante a cerimônia realizada em Brasília.
O índice de renovação da bancada capixaba na Câmara foi de 50%. Por isso, serão empossados cinco deputados reeleitos e outros cinco estreantes na Casa.
Também são cinco o número de parlamentares que deixam seus mandatos por não terem conseguido se reeleger.
DEPUTADOS FEDERAIS QUE TOMARÃO POSSE NESTA QUARTA:
Amaro Neto (Republicanos) – 52.375 votos;
Da Vitória (PP) – 71.779 votos;
Dr. Victor (Podemos) – 53.483 votos;
Evair de Melo (PP) – 75.034 votos;
Gilson Daniel (Podemos) – 74.215 votos
Gilvan da Federal (PL) – 87.994 votos;
Helder Salomão (PT) – 120.337 votos;
Jack Rocha (PT) – 51.317 votos;
Messias Donato (Republicanos) – 42.640;
Paulo Foletto (PSB) – 48.776 votos.
Capixabas vão poder legislar e participar da votação de projetos importantes para o país
Os 513 integrantes da Câmara dos Deputados são eleitos a cada quatro anos. Cada estado tem entre 8 e 70 representantes, mas o que faz um deputado federal?
Como representante do povo, esse parlamentar tem duas atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar e fiscalizar. Nos últimos anos, os deputados têm ganhado cada vez mais relevância também na definição do Orçamento federal.
Posse de Magno Malta também será nesta quarta
Eleito senador pelo no Espírito Santo, com 887.882 votos, Magno Malta (PL) volta ao cargo após quatro anos sem mandato. Assim como os deputados federais, ele também será empossado no cargo em sessão solene realizada nesta quarta.
O mandato de senador tem duração de oito anos. Já fazem parte da bancada capixaba no Senado os senadores Fabiano Contarato (PT) e Marcos Do Val (Podemos), eleitos no pleito de 2018.
- Com informações da Câmara dos Deputados
POLÍTICA & GOVERNO
Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa
Por Francine Castro* | Vitória (ES)
A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.
A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.
O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.
Inadimplência
De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.
O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.
Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho
———————————————————
*Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo
*Foto destaque: Reprodução / Internet
-
Esportes / Futebol5 dias atrásArgentina vence Argélia, e Messi iguala Klose como maior artilheiro da história das Copas
-
CIDADES5 dias atrásFiscalização faz vista grossa para ocupação irregular de trailers em vagas de estacionamento
-
Esportes / Futebol4 dias atrásInglaterra com show de Kane vence a Croácia
-
Política / Eleições4 dias atrásPazolini registra menor rejeição entre todos os nomes testados para o Governo do Estado
-
BRASIL7 dias atrásBrasil terá Rede de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa
-
Política Internacional7 dias atrásIrã confirma acordo com EUA, mas exige pagamento de pedágio em Ormuz
-
CIDADES5 dias atrásBR-447 vai transformar a mobilidade urbana de Cariacica e retirar caminhões da área central
-
Educação4 dias atrásLideranças da Educação de vários estados do Brasil visitam Vitória para jornada formativa