VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Mundo Cristão / Luto

Vaticano divulga imagens do corpo do Papa Francisco em caixão

Publicados

Mundo Cristão

Corpo do pontífice ficará em câmara funerária até o dia da cerimônia, que será realizada no sábado (26)

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do Papa Francisco deitado em seu caixão. O corpo do pontífice jaz na capela da Casa Santa Marta. Nas imagens é possível observar o caixão de madeira, o papa com vestes vermelhas e sua mitra episcopal. Em uma das fotos, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, aparece rezando pelo pontífice.

Francisco morreu nessa segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e colapso cardiocirculatório. Ele estava se recuperando após cinco semanas internado com pneumonia dupla.

Ainda de acordo com a Santa Sé, o corpo do pontífice será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), para que os fiéis possam prestar suas homenagens, e ficará em câmara funerária até seu funeral a ser realizado no sábado (26), no mesmo dia do sepultamento.

“O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito de translação na quarta-feira, que começará às 9 horas (horário local) com um momento de oração”, afirmou o Vaticano.

Leia Também:  Luto na Igreja Católica! Papa Francisco morre aos 88 anos

A procissão passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos; do Arco dos Sinos, sairá para a Praça de São Pedro e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.

No Altar da Confissão, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terão início as visitas ao corpo do papa.

Funeral do Papa Francisco acontecerá no sábado

O funeral do pontífice no sábado na Praça São Pedro está previsto para as 10 horas, horário local (5 horas, pelo fuso de Brasília).

“O cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, presidirá a missa, que será concelebrada por patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o mundo”, disse a Santa Sé.

A celebração eucarística terminará com a Ultima commendatio e a Valedictio, marcando o início dos nove dias de luto e missas pela alma do papa.

O corpo do pontífice será levado, posteriormente, para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o seu sepultamento.

 __________________________________

* Com informações de jornais e agências

* Foto/destaque: AFP

* Vídeo: Reprodução / Vatican News

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mundo Cristão

Cristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV

Publicados

em

Água, resultante do derretimento de um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, é considerada um símbolo da urgência climática global

Por Raphael Fernandes* – Rio de Janeiro / RJ

Santuário Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe, nesta segunda-feira (03/11), uma quantidade de água abençoada recentemente pelo Papa Leão XIV.

No último mês de outubro, durante a conferência ”Raising Hope for Climate Justice” (”Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, em português), realizada em Castel Gandolfo, na Itália, o sumo pontífice da Igreja Católica abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, ilha situada na América do Norte, como símbolo da urgência climática global.

Posteriormente, com o derretimento do referido bloco de gelo, a água resultante dessa fusão foi devidamente preservada e trazida ao Brasil, iniciando sua peregrinação pelo país no último sábado (02/11), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Agora, o líquido chega ao Rio para, depois, ser levado a Belém, no Pará, onde estará na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, entre os dias 10 e 12 de novembro, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Leia Também:  Morre Divaldo Franco aos 98 anos, médium e líder espírita

No Cristo Redentor, na segunda-feira (3), houve uma celebração religiosa, presidida pelo padre Josafá Carlos de Siqueira, vigário episcopal do Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade (Vemas), da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com a presença de representantes católicos, organizações da sociedade civil e lideranças socioambientais. Logo após, o tradicional monumento carioca será iluminado em azul.

________________________________

* Diário do Rio – Conteúdo

* Foto/Destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA