Premiação Merecida
María Corina Machado recebe Nobel da Paz 2025
INTERNACIONAL
A venezuelana é considerada figura-chave e unificadora em seu país frente a oposição política, resistência à militarização e apoio a transição à democracia
Por Luciana Corrêa e Aline Gouveia* – Brasilia / DF
A premiação tão esperada para o Nobel da Paz 2025 foi revelada nesta sexta-feira (10/10). O Comitê Norueguês do Nobel concedeu à venezuelana María Corina Machado por seu trabalho em prol dos direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.
“A Sra. Machado tem sido uma figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes era profundamente dividida — uma oposição que encontrou um ponto em comum na reivindicação por eleições livres e um governo representativo. É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo discordando. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto em comum”, diz o comunicado do comitê do Nobel.
Para premiação, o vencedor deve cumprir com três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a seleção de um laureado com o Prêmio da Paz. Segundo o comitê “ela uniu a oposição de seu país. Nunca vacilou em resistir à militarização da sociedade venezuelana e tem sido firme em seu apoio a uma transição pacífica para a democracia”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/w/NbdR7sSPiYsAn1Srdjhg/60656da0-3a50-11f0-96c3-cf669419a2b0.jpg.webp)
María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz 2025 / Foto: Reprodução – Redes Sociais
O comitê também destacou que a Venezuela evoluiu de um país relativamente democrático e próspero para um Estado brutal e autoritário que agora sofre uma crise humanitária e econômica. “A maioria dos venezuelanos vive em extrema pobreza, enquanto os poucos no topo enriquecem. A máquina violenta do Estado é direcionada contra os próprios cidadãos”, citou.
“O regime autoritário da Venezuela dificulta enormemente o trabalho político. Como fundadora da Súmate, uma organização dedicada ao desenvolvimento democrático, a Sra. Machado defendeu eleições livres e justas há mais de 20 anos. Como ela mesma disse: ‘Foi uma escolha entre votos e balas'”, pontuou o comitê.
Antes das eleições de 2024, a María Corina era a candidata presidencial da oposição, mas o regime venezuelano bloqueou a candidatura dele. Então, ela então apoiou o representante de outro partido, Edmundo Gonzalez Urrutia, na eleição. No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral reconheceu a vitória do Nicolás Maduro. O resultado foi questionado pela oposição e por alguns líderes internacionais, que pediram mais transparência no processo.
Ganhadores do prêmio Nobel da Paz nos últimos anos
O Nobel da Paz do ano passado foi concedido para a associação japonesa Nihon Hidankyo “pelos esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de depoimentos de testemunhas, que as armas nucleares nunca mais devem ser usadas”.
Em 2023, a agraciada pela honraria foi a ativista iraniana Narges Mohammadi. Ela foi reconhecida “por sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”.
Em 2022, o prêmio foi para o defensor dos direitos humanos Ales Bialiatski, da Bielorrússia, à organização russa Memorial e à organização ucraniana Center for Civil Liberties. Há muitos anos, eles têm se esforçado para documentar crimes de guerra, violações de direitos humanos e abuso de poder. “Juntos, eles demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia”, frisou o comitê do Nobel.
Em 2021, o prêmio foi concedido para a jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Andreyevich Muratov “por seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”.
Já em 2020, o Nobel da Paz foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) “pelos esforços no combate à fome, pela contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”.
As indicações para o Prêmio Nobel da Paz vêm de todo o mundo e são submetidas ao Comitê Norueguês do Nobel , responsável pela seleção dos laureados.
_______________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Fotos: Reprodução / Redes Sociais
INTERNACIONAL
Para Trump encontro com Lula pode possibilitar “bons acordos”
Os presidentes se reuniram neste domingo (26/10)
Por Raphael Pati*
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre o encontro que teve na tarde deste domingo (26/10) com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia. A reunião durou 45 minutos e serviu para fortalecer as relações entre os dois países, enfraquecida durante o julgamento do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro, mas que ganhou novo vigor após o encontro não oficial durante a Cúpula das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em setembro.
“É uma grande honra estar ao lado do presidente do Brasil. Acredito que poderemos fazer bons acordos para ambos os países. Sempre mantivemos uma boa relação, acredito que ela continuará”, escreveu Trump, no X.
Mais cedo, Lula já havia comentado sobre o encontro e descreveu a reunião como “ótima” e manifestou estar confiante na reversão da política comercial norte-americana com o Brasil.
“Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o presidente, em um post no Instagram.
_________________________________________________
* Correio Braziliense – Conteúdo
* Foto/Destaque: Ricardo Stuckert / Presidência da República
-
Brasil / Segurança5 dias atrásLula planeja indenizar familiares de bandidos mortos do CV no RJ
-
SAÚDE5 dias atrásHIMABA é o único hospital pediátrico do Espírito Santo a receber o Selo Hospital Amigo da Criança
-
Mundo Cristão6 dias atrásCristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV
-
Esportes / Futebol5 dias atrásFlamengo empata com o São Paulo, e Palmeiras pode ampliar vantagem na liderança
-
SAÚDE5 dias atrásDá tempo de emagrecer até o verão? Médico responde e faz alerta sobre dietas extremas
-
Política Nacional6 dias atrásLula classifica como ‘desastrosa’ megaoperação contra o Comando Vermelho
-
ESPORTES6 dias atrásSecretaria de Esporte abre 216 vagas em sete modalidades na Região 5
-
CIDADES6 dias atrásVitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada