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Procon-ES orienta beneficiários do INSS sobre devolução de valores descontados indevidamente

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Por Amanda Ribeiro* – Vitória / ES

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) informa que, a partir do dia 30 de maio de 2025, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não realizaram a consulta ou identificarem descontos indevidos em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios espalhadas pelo país.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos consumidores aos serviços de verificação, contestação e solicitação de ressarcimento em casos de fraudes relacionadas a benefícios previdenciários.

O Procon-ES está à disposição para orientar consumidores que enfrentam problemas relacionados a descontos não autorizados em benefícios previdenciários. Os atendimentos realizados pelo órgão são devidamente registrados e acompanhados, mas é importante destacar que os pedidos de ressarcimento devem ser encaminhados diretamente ao INSS, por meio dos canais oficiais de atendimento.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, faz um alerta à população sobre golpes envolvendo os ressarcimentos. “É fundamental que os consumidores desconfiem de mensagens ou ligações que prometem antecipação de valores e solicitam dados pessoais ou pagamentos. Links suspeitos podem levar a fraudes e causar prejuízos financeiros. As agências dos Correios não pedirão qualquer informação por telefone, mensagem ou e-mail. Todo atendimento será realizado presencialmente, com segurança e transparência”, afirmou Letícia Nogueira.

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INSS começa a devolver valores de descontos indevidos a aposentados e pensionistas

Desde essa segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de pagamento referente ao mês de abril começaram a receber os valores de volta.

Para solicitar a devolução de mensalidades antigas, o beneficiário deverá informar ao INSS caso não reconheça ter autorizado o desconto. O pedido pode ser feito pelo Meu INSS (disponível como aplicativo e site: meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos nem fornecer dados bancários. Basta informar se autorizou ou não o desconto.

Após o registro da solicitação, o INSS entrará em contato com a entidade responsável pelo desconto, que deverá apresentar comprovação da autorização. Se a entidade não conseguir comprovar, deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário. A devolução será realizada pelo mesmo canal usado para os pagamentos regulares, como conta bancária ou cartão magnético.

Canais oficiais para atendimento

Os consumidores poderão utilizar os seguintes canais oficiais disponibilizados pelo INSS:

  •  Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br): permite consultar descontos, solicitar bloqueio de cobranças não autorizadas, protocolar pedidos de ressarcimento e acompanhar o andamento das solicitações.
  •  Central 135: atendimento telefônico gratuito, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  •  Agências dos Correios (a partir de 30/05): oferecerão atendimento presencial para verificar descontos indevidos, identificar a entidade responsável, orientar sobre contestações e pedidos de ressarcimento.
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Recomendações ao consumidor

  • Não forneça dados pessoais, bancários ou documentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens;
  • Desconfie de promessas de liberação antecipada de valores ou vantagens indevidas;
  • Evite clicar em links suspeitos ou de origem desconhecida;
  • Utilize sempre os canais oficiais do INSS para tratar de assuntos relacionados aos benefícios;
  • Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, procure orientação no Procon-ES.

Canais de atendimento do Procon-ES

Caso necessário, os consumidores poderão buscar auxílio do Procon-ES que oferece atendimento por telefone, WhatsApp e presencialmente. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

O atendimento presencial está disponível em dois locais. Na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio no site agenda.es.gov.br.

Outra opção é o Faça Fácil Cariacica, situado na Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André, com atendimento de segunda a sábado. Os agendamentos devem ser feitos pelo site facafacil.es.gov.br.

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* Procon Estadual – Assessoria de Comunicação

* Foto/Destaque: Reprodução / Internet

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Garis se tornam heróis diante de um bairro devastado pelos constantes alagamentos

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Moradores e frequentadores de Guriri sofrem com a via crucis do dia-a-dia. O único salvador, além de Deus, tem sido o empenho dos garis que recolhem o lixo, evitando que doenças provenientes do acúmulo desse lixo, devido aos recorrentes alagamentos, torne pior a vida e a saúde das pessoas.

Por Paulo Roberto Borges

Pode ser um exagero o título desta matéria, mas não o é. Basta fazer um retrospecto honesto dessa situação por que passam os moradores do balneário de Guriri, em São Mateus, que amargam o descaso de várias administrações que passaram pela Prefeitura e, apesar de apresentarem Guriri como a Ilha do Mel, o Paraiso do Céu aqui na terra, o melhor carnaval do universo etc e etc e tal, tudo isso são narrativas oportunistas, desejos que nunca se confirmaram para quem vive o dia-a-dia no balneário de Guriri, um bairro da cidade de São Mateus. Tudo que apresentavam nas páginas de jornais, nas telas televisivas, nas declarações de políticos, tudo isso foi para o ralo, foi na vazão das águas que alagaram ruas e avenidas, transformaram a vida das pessoas num verdadeiro calvário. Muito papo, muita idolatria de um bairro, desmascaradas pela realidade de ontem e de hoje.

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Diante de tudo isso, surgiu nesses dias sombrios, uma categoria de pessoas simples, dedicadas, com disposição na execução do seu trabalho. Trata-se dos garis, daqueles que recolhem o seu lixo, limpa a cidade, neste caso, mesmo debaixo de condições adversas, estão recolhendo o lixo de Guriri para que as águas acumuladas e paradas com entulhos e lixo, tornem ainda e desaguem em um problema maior de saúde pública.

Lixo são também as palavras vazias de todos aqueles que prometeram soluções e até hoje nada surtiu efeito prático para melhorar a vida de quem mora e vive no balneário de Guriri. Parabéns só mesmo para os garis, os nossos garis que não medem esforços para diminuir o sofrimento de uma população que não mais acredita na turma de oportunistas, incompetentes, ilusionistas que prometeram e aí está o resultado. Um bairro caótico, com seus imóveis desvalorizados, serviços prejudicados dentre outras mazelas, fruto do descaso de anos a fio.

Parabéns aos nossos valorosos garis que limpam o lixo, mas infelizmente não conseguem limpar a lixarada de tantos oportunistas que só apresentaram fake news. Talvez, quem sabe, em 2026 e 2028 a limpeza possa ser completa. Não somente pelos garis, mas pela população mateense.

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