VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Incêndio de Grandes Proporções

Incêndio atinge galpões em Viana e coluna de fumaça é vista na Grande Vitória

Publicados

GERAL

Fogo atingiu dois depósitos e, segundo o Corpo de Bombeiros, não há relatos de vítimas

Por Andressa Antunes*

Um incêndio de grandes proporções atingiu dois galpões de um centro logístico no bairro Canaã, em Viana, na manhã deste sábado (7). Imagens feitas por moradores mostram que a coluna de fumaça que se formou no local pode ser vista em diferentes pontos da Grande Vitória, e bombeiros seguem atuando na ocorrência. Veja vídeos:

De acordo com informações da repórter Taynara Nascimento, da TV Tribuna/Band, o fogo atingiu um depósito de comésticos e do Supemercados BH. Um prestador de serviços da rede, que não quis se identificar, afirmou que o incêndio começou pouco antes do início do turno de trabalho, o que fez com que as poucas pessoas que estavam no local conseguissem sair com segurança. “Se fosse no horário de funcionamento, que começa às 7 horas, com certeza teria alguém ferido por conta da fumaça”, disse. 

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para a ocorrência por volta de 6h30 e que parte da estrutura entrou em colapso durante o incêndio. “A maior concentração de fumaça está onde há mais carga características de depósito de supermercado”, explicou a corporação.

Leia Também:  Prefeitura de Linhares anuncia reajuste salarial, abono e reajuste do tíquete alimentação

Ainda segundo os bombeiros, não há relatos de vítimas. Por volta de 14h40, a corporação atualizou o status da ocorrência e afirmou que as equipes seguem em combate, mas com a situação controlada. “Ainda há pontos de calor remanescentes, que os bombeiros seguem combatendo. O teto do galpão colapsou”, informou.

Por nota, a Prefeitura de Viana explicou que, como o incêndio ocorreu dentro da área do galpão logístico, o trânsito da região não foi afetado. A administração do município acompanha a situação e forneceu um caminhão-pipa para auxiliar as equipes de emergência. “A Defesa Civil municipal permanece em contato com os agentes do Corpo de Bombeiros para apoiar em qualquer situação”, destacou. 

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, afirmou que o município deseja ajudar a estabelecer a normalidade no funcionamento do centro logístico, que emprega milhares de pessoas na região. “Uma triste notícia. […] Uma área de 30 mil metros quadrados que foi acometida 100% neste incêndio”.

Supermercados BH se manifesta

A rede Supermercados BH usou as redes sociais para se manifestar oficialmente sobre o incêndio. Por nota, a empresa afirmou que houve perda total de estrutura e das mercadorias do centro de distribuição, e que o presidente da empresa, Pedro Lourenço, já está no Estado para acompanhar o caso. Veja a nota na íntegra: 

Leia Também:  Mãe faz vigília na praia após filha desaparecer no mar

“O Supermercados BH lamenta informar que, na manhã deste sábado, 7 de fevereiro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Centro de Distribuição localizado em Viana (ES). Os danos foram severos, causando a perda total de estrutura e mercadorias.

Assim que o foco foi identificado, o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e segue atuando para o controle total da ocorrência.

Felizmente, não houve feridos. As causas do incidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

O Presidente da empresa, Pedro Lourenço, já se encontra no estado para acompanhar de perto a situação e adotar todas as medidas necessárias para garantir a continuidade do abastecimento das lojas, buscando minimizar ao máximo qualquer impacto aos nossos clientes.

Reforçamos que a segurança de nossos colaboradores é prioridade absoluta.

Supermercados BH

Contagem, 7 de fevereiro de 2026″

—————————————————–

  • A Tribuna – Conteúdo
  • Foto Destaque: Reprodução
  • Vídeo Folha Vitória / Reprodução
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Sítio Histórico de São Mateus está interditado por risco de desabamento

Publicados

em

Laudo técnico aponta deterioração avançada no Casarão 18 e alerta para perigo a moradores, turistas e pedestres

Por Laura Mel*

Sítio Histórico do Porto de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, está interditado após recomendação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo(Crea-ES), que identificou risco iminente de desabamento no imóvel conhecido como Casarão 18.

A interdição foi recomendada e comunicada à Prefeitura de São Mateus e ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com a indicação de adoção de medidas emergenciais para garantir a segurança de moradores, pedestres e turistas que circulam pelo local.

De acordo com o laudo técnico elaborado por engenheiros do Conselho, a edificação apresenta avançado estado de deterioração, com comprometimento significativo da cobertura e das fachadas.

A situação é agravada pela presença de vegetação invasiva e infiltrações, fatores que fragilizam as alvenarias e elevam o risco de colapso parcial ou total da estrutura.

Risco de queda de fragmentos na via pública

A análise técnica apontou ainda perigo de queda de fragmentos sobre a via pública, o que motivou a restrição total de acesso ao interior e ao entorno do casarão.

Leia Também:  Comunidade espírita Kardecista do Espírito Santo lamenta falecimento do palestrante e médium Eliomar Borgo

Entre as medidas indicadas e tomadas estão o isolamento da área com barreiras físicas, sinalização de alerta em português e inglês, devido ao fluxo de visitantes no Porto, e a realização de escoramento emergencial para estabilizar a estrutura.

Segundo o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Luiz e Silva, a atuação do Conselho tem como foco a segurança da sociedade. Conforme o órgão, a situação do Casarão 18 ultrapassa o aspecto visual e representa um risco concreto à integridade física de quem frequenta o Sítio Histórico.

Em nota, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que acompanha o caso desde julho de 2025, quando vistoria do Crea-ES identificou risco iminente de colapso do Casarão 18.

Segundo o órgão, foi instaurado procedimento para monitorar a situação e, em janeiro de 2026, o município informou ter adotado medidas de isolamento e sinalização, além de aderir a programa para futura recuperação do patrimônio.

———————————————————

  • Folha Vitória – Conteúdo
  • Foto Destacada: Divulgação / PMSM
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA