Data Histórica
Brasil sai na frente, mas sofre apagão e perde pela primeira vez para o Japão
Futebol Internacional
Seleção faz 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Paulo Henrique e Martinelli, mas sofre virada em 25 minutos na etapa final
A seleção brasileira decepcionou no último amistoso na Ásia. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o Brasil abusou dos erros e cedeu a virada para o Japão por 3 a 2, nesta terça-feira (14), em Tóquio. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram os gols brasileiros, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda fizeram para os donos da casa.
Foi a primeira vitória do Japão sobre o Brasil na história. Após a sequência de amistosos na Ásia, a seleção brasileira volta a campo em novembro. A CBF tem um acordo para enfrentar Senegal, em Londres, na Inglaterra, e a Tunísia, em Paris, na França. A confirmação deve ocorrer nos próximos dias, após o fim da data Fifa de outubro.
Paulo Henrique marca, Brasil larga na frente e faz 2 a 0
Com muitas mudanças, o Brasil demorou a se encontrar em campo. Nos primeiros minutos, o Japão chegou com mais perigo pelo lado direito com Ueda, mas não criou nenhuma chance clara — apesar de uma jogada que Minamino não conseguiu completar na pequena área.
Depois de um início com dificuldades, o Brasil conseguiu se encontrar. A marcação encaixou na frente e gerou problemas para os japoneses. Após boa jogada com Bruno Guimarães, aos 25 minutos, Lucas Paquetá serviu Paulo Henrique, do Vasco, que invadiu a área e abriu o placar.
Pouco depois, aos 31 minutos, Lucas Paquetá voltou a brilhar como garçom. O camisa 11 deu belo passe de “cavadinha” e encontrou Gabriel Martinelli, que invadiu a área e bateu cruzado para ampliar a vantagem da seleção brasileira em Tóquio.
Brasil sofre virada em 25 minutos e perde pela primeira vez para o Japão
Na etapa final, a seleção brasileira teve uma atuação irreconhecível. Logo aos seis minutos, Fabrício Bruno falhou na saída de bola e entregou a bola no pé de Minamino, que descontou. Pouco depois, o zagueiro do Cruzeiro desviou um chute de Nakamura contra a própria meta, aos 16, que igualou o placar.
Após o início ruim, o Brasil deu sinais de reação com gol anulado de Matheus Cunha. Mas foi ponto fora da curva. Quatro minutos depois, aos 25, o Japão aproveitou, mais uma vez, o apagão da seleção brasileira, e virou. Após cruzamento de Ito, Ueda desviou sozinho na pequena área e fez 3 a 2 para os japoneses.
Depois de sofrer a virada, Carlo Ancelotti colocou Estêvão e Richarlison como uma última cartada na busca pelo empate. Mas não surtiu efeito. O Brasil não conseguiu construir nenhuma jogada e foi pouco efetivo com a bola no pé, e acabou perdendo para o Japão pela primeira vez na história.
_________________________________________
* Informações de O Dia – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Yuichi Yamazaki / AFP / Gabriel Martinelli faz um dos gols do Brasil
Futebol Internacional
Real Madrid atropela o Pachuca e é campeão da Copa Intercontinental
Trio de ataque formado por Mbappé, Rodrygo e Vini Jr brilhou para garantir o troféu no Catar
O Real Madrid confirmou o favoritismo na tarde desta quarta-feira (18), no Lusail Stadium, em Doha, no Catar, e levantou o troféu da Copa Intercontinental. Na final contra o Pachuca, do México, a equipe comandada por Carlo Ancelotti venceu pelo placar de 3 a 0 com gols marcados por Mbaappé, Rodrgygo e Vini Jr.

Comemoração pelo gol do Rodrygo / Foto: Mahmud Hams / AFP
No novo formato da competição de fim de ano entre os campeões continentais, a equipe espanhola entrou direto na final. O Pachuca, por sua vez, passou por Botafogo (3 a 0) e Al Ahly, do Egito (nos pênaltis).
O jogo
O Pachuca começou com tudo buscando os espaços e aproveitando erros dos merengues. Idrissi e Rondón tiveram boas chances de construção no ataque, mas não conseguiram abrir o placar a favor do time mexicano. Quando cresceu e controlou a partida, o Real Madrid balançou a rede. Aos 37 do primeiro tempo, Vini Jr, eleito o melhor jogador do mundo no ano na última terça-feira, fez linda jogada pela esquerda e rolou para Mbappé, que, sozinho na pequena área, só tocou com a perna esquerda.

Pose do time campeão / Foto: Karim Jaafar – AFP
A disparidade técnica ficou evidente logo nos primeiros minutos da segunda etapa. Com liberdade, aos oito minutos, Rodrygo recebeu pelo meio, encarou a marcação, driblou para a perna direita e acertou linda finalização, colocada no canto esquerdo do goleiro Moreno.
Para completar a festa, faltava o gol do melhor do mundo, que fazia ótima partida. Aos 37, Idrissi cometeu falta em Lucas Vázquez dentro da área e, após revisão no monito do VAR, o árbitro Jesús Valenzuela assinalou pênalti. Vini Jr foi para a bola e soltou uma bomba no meio do gol. Moreno chegou a tocar, mas não evitou o terceiro gol do Real Madrid.
——————————————————-
* Informações O Dia
* Foto/Destaque: Mahmud Hamas / AFP
-
EVENTOS4 dias atrásCinema capixaba realiza oficina exclusiva para pessoas trans, travestis e não binárias
-
Brasil / Segurança7 dias atrás“Bunker do crime”: Cláudio Castro culpa decisões judiciais por refúgio de líderes no RJ
-
SEGURANÇA7 dias atrásGoverno do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro
-
SEGURANÇA3 dias atrásFamília e amigos se despedem de mulher morta com tiro na cabeça na Linha Amarela
-
Brasil / Segurança6 dias atrásGovernadores de direita anunciam “Consórcio da Paz” após megaoperação no Rio
-
POLÍTICA & GOVERNO6 dias atrásRegularização Fundiária avança em Aracruz e beneficia centenas de famílias
-
BRASIL5 dias atrásPesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ
-
Política / Eleições4 dias atrásLíder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026