Comemorando a História
Vila Velha comemora 488 anos de colonização com desfile e anuncia investimentos
EVENTOS
Na manhã desta terça-feira (23), a população canela-verde foi para a rua prestigiar o aniversário da cidade: cerca de 15 mil pessoas assistiram ao desfile cívico-militar em comemoração aos 488 anos de Vila Velha. Tirando fotos, filmando e registrando todos os detalhes, famílias acompanharam a solenidade ao longo das laterais da avenida Jerônimo Monteiro, onde desfilaram mais de 50 organizações sociais e instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, escolas, bandas marciais, dentre outras.
A abertura da cerimônia foi marcada pela chegada do fogo simbólico de transferência da capital capixaba de Vitória para Vila Velha, especificamente durante a data, que celebra também a Colonização do Solo Espírito-Santense. Em seguida, o governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo realizaram a entrega de medalhas e anunciaram licitações, ordens de serviços e novos investimentos no município.
O prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) destacou o somatório de forças que tornam Vila Velha como a cidade protagonista do estado. “São mais de 350 milhões de reais em investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas, como obras de macrodrenagem, construção da Casa da Mulher Brasileira para acolher as vítimas de violência doméstica, inauguração de unidades de saúde, escolas, pavimentação, entre outras obras que vão impactar efetiva e positivamente na vida dos moradores da cidade”, salientou.
O governador Renato Casagrande parabenizou a cidade e frisou a importância da cooperação entre as gestões estadual e municipal. “Parabéns para Vila Velha, afinal o Espírito Santo começou aqui. O nosso estado conquistou posições importantes no Brasil e hoje é referência em diversas políticas públicas. Com essa organização e parceria com os municípios, como temos aqui em Vila Velha, vamos seguir avançando muito. A cidade vive hoje um momento de resgate histórico, com investimentos em saneamento, macrodrenagem, saúde e educação que jamais foram feitos”, declarou.
O desfile iniciou com a temática “Onde tudo começou…”, em alusão ao aspecto histórico da cidade como o berço da colonização capixaba. A alegria, a cultura e a qualidade de vida do povo canela-verde deram o tom do enredo sob o tema central “Vila Velha: Terra de gente feliz”. Além de toda a emoção na avenida, três aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) sobrevoaram o local do evento, chamando a atenção dos espectadores.
A aposentada Nailda de Jesus, 64 anos, é baiana, mas já mora em Vila Velha há nove anos. “Fui muito bem recebida por essa cidade acolhedora. E esta é a primeira vez que assisto ao desfile. Estou encantada com toda a programação de aniversário da cidade, é uma verdadeira festa. A Prefeitura está de parabéns, tudo muito lindo e animado”, comentou.
O motorista Marcos André do Nascimento, 33 anos, trouxe o filho André Luiz, de 7 anos, para assistir à solenidade. “Vim com a minha família e também convidei os amigos. É extremamente importante a gente participar e prestigiar as escolas e todas as instituições que participam”, disse.
A administradora Dayane Toneto, 30 anos, também marcou presença no evento com toda a família e fez questão de levar os pequenos Levi, 2 anos, e Lara, 5. “Eu desfilava com a escola quando era nova e hoje faço questão de trazer as crianças. Venho todos os anos. É um ato de civismo”, afirmou.
Além da marcha, estilo musical que comumente embala os desfiles cívico-militares, o tradicional congo capixaba não ficou de fora, animando e abrilhantando o festejo, que seguiu mesmo debaixo de chuva fina. Perto do encerramento do evento e representando os servidores públicos, os garis passaram, sob muitos aplausos, fazendo a limpeza da avenida e mantendo as vias da cidade limpas e bem cuidadas.
- Informações da Prefeitura de Vila Velha – Laiz Fidalgo / Foto: Antônio Oliveira
EVENTOS
Semana Nacional da Consciência Negra celebrada no ES
Os municípios de São Mateus, Nova Venécia, Boa Esperança e Conceição da Barra que compõem a Rota da Liberdade, tem vasta programação para comemorar a Semana Nacional da Consciência Negra.

A programação começa neste sábado (15) até 22 deste mês de novembro com palestras, exposições em comunidade quilombola, caminhada na Rota da Liberdade, exposição de arte, homenagem a personalidades e programação artística/cultural na Vila de Itaúnas, no município de Conceição da Barra.
———————————————————-
* Informações dos organizadores do evento
* Foto/Destaque: Divulgação
-
BRASIL5 dias atrásPropina para presidente do INSS era paga via pizzaria e imobiliária, diz PF
-
BRASIL4 dias atrásPrefeito é expulso após agredir jornalista na COP30
-
POLÍTICA & GOVERNO4 dias atrásAutorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrásGoverno do Estado anuncia pagamento de abono para servidores
-
POLÍTICA & GOVERNO6 dias atrásPMV antecipa pagamento do 13º salário e vai injetar quase R$ 100 milhões na economia
-
GERAL5 dias atrásEDP apresenta Plano Verão 25/26 e destaca investimentos para ampliar a resiliência do sistema elétrico
-
Justiça4 dias atrásCapitão Assumção é condenado por publicações contra Casagrande na pandemia
-
EVENTOS4 dias atrásSemana Nacional da Consciência Negra celebrada no ES
