Empreendedorismo
21° Fórum Empreendedor – Compartilhando Saberes, Geração de Renda, Cultura e Cidadania
Evento / Empreendedorismo

Serra / ES
A cidade da Serra recebe, entre os dias 3 e 5 de outubro, o 21º Fórum Empreendedor – Compartilhando Saberes, Geração de Renda, Cultura e Cidadania, um dos mais importantes encontros voltados ao fortalecimento do empreendedorismo comunitário e à promoção do desenvolvimento social. O evento acontecera no anexo do CRAS de Boa Vista/Jardim Carapina, das 8h às 21h30, com entrada gratuita.
Com uma programação diversificada, o Fórum reunirá palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições culturais e feiras de produtos e serviços, incentivando a troca de experiências entre empreendedores locais, instituições de ensino, entidades sociais e representantes da sociedade civil.
De acordo com o Gestor do Instituto, Tiago Martins, a iniciativa tem como objetivo valorizar, unir, capacitar os empreendedores local, estimular a geração de renda e ampliar oportunidades para pequenos negócios e iniciativas comunitárias, além de reforçar o papel da cultura e da cidadania no fortalecimento do tecido social. O Fórum é também uma oportunidade de aproximação entre poder público, empreendedores e comunidade, criando um ambiente favorável ao surgimento de novas parcerias, redes de apoio e projetos transformadores.
“Mais do que falar de empreendedorismo, queremos mostrar que é possível crescer juntos, aprender coletivamente e transformar realidades a partir do conhecimento, da cultura e da solidariedade”, destacam os coordenadores do evento.
O 21º Fórum Empreendedor promete ser um marco para a região, celebrando a união entre saberes tradicionais, inovação, cidadania e inclusão social.
Serviço:
📍 Local: Anexo do CRAS de Boa Vista/Jardim Carapina – Serra/ES
📅 Data: 3 a 5 de outubro de 2025
🕗 Horário: 08h às 21h
___________________________
* Informações dos organizadores
* Foto/Destaque:

Evento / Empreendedorismo
Abertas as inscrições para a maior competição de empreendedorismo e tecnologia para jovens do Brasil

Com participação de alunos do Espírito Santo, Desafio Liga Jovem, do Sebrae, estimula a criatividade juvenil e premia com viagens internacionais, celulares, notebooks e vales-compra
Por Vitor De Vicentis* – Vitória /ES
Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para a 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), a maior competição de empreendedorismo e tecnologia voltada para estudantes do Brasil. A iniciativa gratuita do Sebrae convida alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos), médio, técnico, profissionalizante, EJA (educação de jovens adultos) e superior, de escolas públicas e privadas, a desenvolverem soluções inovadoras para problemas das suas escolas ou comunidades, com o uso da tecnologia.
A edição de 2025 será peculiar por ser a primeira vez em que todos os estados brasileiros estarão representados na grande final, totalizando 405 alunos e 81 professores. Do Espírito Santo, serão três equipes classificadas para disputar presencialmente a etapa nacional, prevista para novembro e dezembro. “Aqui no Espírito Santo o lançamento será no dia 16 de junho, às 13h, na sede do Sebrae/ES. Em todas as edições tivemos equipes capixabas participando. É uma oportunidade de ouro para que nossos jovens explorem o potencial criativo, aprendam na prática o que é inovar e vivenciem o empreendedorismo como ferramenta de transformação social”, destaca Jussara Pancieri, gestora de Educação Empreendedora do Sebrae/ES.
Ao longo do desafio, os participantes vivenciam etapas de capacitação com certificado de 30 horas, oficinas on-line, missões de engajamento e apresentação de vídeo-pitch. As equipes que se destacarem nas etapas estaduais ganham vales de R$ 500 por participante e viajam para disputar a etapa nacional, em local a ser confirmado. Os vencedores da grande final, em cada categoria, receberão como prêmio uma viagem internacional de até 10 dias com tudo pago, prevista para 2026. Também haverá prêmios para os segundos e terceiros colocados (notebooks e celulares, respectivamente) e certificados de honra ao mérito.
A participação capixaba vem crescendo. A Equipe Pocar, composta por estudantes de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é a atual campeã da etapa estadual, finalizada em novembro de 2024. No total, desde o início do desafio, mais de 74 mil estudantes participaram das atividades em todo o Brasil, com mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados e 43% dos municípios brasileiros impactados.
Jussara Pancieri deixa um aviso para as escolas que precisarem de uma ajuda com a divulgação entre os estudantes: “A escola ou universidade que queira realizar uma mobilização para a participação dos alunos e professores é só solicitar que a gente vai até o local. O Sebrae/ES faz uma campanha de mobilização mais completa para ajudar essas instituições. Além disso, também podem indicar algum professor ou gestor que queira se capacitar para ser um multiplicador dentro do ambiente escolar”, explica.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site: www.desafioligajovem.com.br.
ETAPAS DA 3ª EDIÇÃO DO DESAFIO LIGA JOVEM
- 23 de maio a 30 de junho – Inscrições
- A partir de junho – Mobilização de equipes – missões de engajamento online e offline, valendo premiações fora da competição principal.
- Junho a agosto – Etapa de Capacitação
- Agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
- Setembro e outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
- Novembro e dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
- 2026 – Missão Internacional
PREMIAÇÃO
Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
Etapa Nacional Presencial – Os 3 representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.
Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
____________________________________
* Sebrae / Pauta6 Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Divulgação / Pauta6
-
EVENTOS6 dias atrás
Parque Aberto terá Edgar e Paulo Prot em fim de semana gratuito no Parque Cultural Casa do Governador
-
POLÌCIA7 dias atrás
Operação mira grupos criminosos e mobiliza quase 50 agentes em São Mateus
-
SEGURANÇA7 dias atrás
Deputados do RJ aprovam benefício a policiais civis que matarem bandidos em confronto
-
Esportes / Futebol7 dias atrás
Luis Zubeldía é o novo técnico do Fluminense
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Inaugurado sistema de travessia por balsa e governo anuncia novos investimentos em Conceição da Barra
-
Evento Esportivo5 dias atrás
Popó vence Wanderlei Silva, e luta termina em pancadaria generalizada
-
Mundo Cristão4 dias atrás
A História de São Cosme e Damião
-
Esportes / Futebol5 dias atrás
Vasco vence o Cruzeiro em São Januário e sobe na tabela do Brasileirão