Competição
Campeonato de Xadrez reúne centenas de enxadristas em Vitória
ESPORTES

Jovens, crianças e adultos disputaram partidas que demonstraram que o xadrez capixaba é forte e competitivo, apesar de todas as dificuldades e falta de apoio
A Federação Capixaba de Xadrez Escolar (FCHESS) realizou mais um torneio em que reuniu dezenas de enxadristas. De acordo com o presidente da entidade, Paulo Cesar Vieira, foram 60 estudantes e 31 adultos que estiveram mostrando todo o seu talento e aprendizado desse esporte milenar, no Shopping Unique, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. As partidas aconteceram nas categorias Sub 10, 12, 14, 16 e 18, além da categoria máster.
O evento, que aconteceu no último sábado (1º), movimentou um grande público que acompanhou atento o desenrolar das partidas admirando o talento e a capacidade de execução de estratégias demonstrando preparo, estudo e conhecimento dos participantes desse esporte importante na formação do caráter e desenvolvimento intelectual.
Durante as partidas se apresentaram talentos como Aquiles David, de 10 anos, que estuda as táticas e estratégias para se tornar “um grande mestre do xadrez”. Seus pais enfatizam que o filho é estudioso na escola e no xadrez e que ele incentiva os colegas a participarem dos eventos esportivos de xadrez. Em tempo: Aquiles é bilíngue, é mole?!
Na categoria adulto, o destaque é o enxadrista Rogério Zanon da Silveira, outro campeão que começou ainda adolescente e conquistou alguns campeonatos. Para ele, o xadrez ajuda até nas escolhas e no seu desenvolvimento profissional, usando a disciplina, o estudo, a dedicação e determinação, o que contribui para a realização de tarefas e desempenho profissional.
Outro campeão é o professor de História, Ailton dos Santos, que também é vice-presidente da Federação Capixaba de Xadrez Escolar. Venceu campeonatos e até foi ao exterior com enxadristas nacionais para torneios importantes. O xadrez entrou na vida do Ailton através de um desafio que fez com um professor, ainda no ensino médio. Era ruim em Matemática, mas se tornou craque no xadrez e venceu o desafio sendo bom em Matemática. Craque duas vezes, mas acabou estudando História e deseja um dia entrar no Instituto Rio Branco para ingressar na carreira diplomática.
Vários troféus e medalhas foram entregues aos que mais se destacaram no torneio promovido pela FCHESS, no Shopping Unique. Todos foram unânimes em afirmar que o evento foi um exemplo de organização; um sucesso!
Para o próximo ano, segundo Paulo Vieira, a Federação – que já existe há cinco anos com sede no município de Serra – pretende realizar um Circuito Estadual com eventos nos municípios do interior e também um em Vitória com a presença do Grande Mestre brasileiro, Mequinho. Ainda está na fase embrionária, mas a possibilidade da presença do famoso mestre é real. Vieira lembra que Vitória era referência no xadrez e na cidade grandes torneios eram realizados, mas por problemas fora da alçada lógica e do bom senso, acabou ficando para trás e os grandes eventos migraram para outros estados.
Uma opinião muito comum entre todos os que se preocupam com a educação, é na defesa do xadrez como disciplina nas escolas, podendo ser inserida nas aulas de Educação Física.

ESPORTES
Acontece neste sábado (20), em Vila Velha, o maior evento de MMA da América Latina

O Jungle Fight 140 define finalistas do Fight do Milhão em Vila Velha-ES e esta edição celebra os 22 anos do maior evento de MMA da América Latina com transmissão da Globo, Sportv e Combate
Por Jaqueline Da Hora* – Vila Velha / ES
O Jungle Fight 140 promete eletrizar a Arena Tartarugão, em Vila Velha-ES, neste sábado (20), quando serão definidas as finalistas do torneio peso-mosca feminino do Fight do Milhão. A edição marca os 22 anos do maior evento de MMA da América Latina e terá transmissão ao vivo da Globo, logo após o programa Altas Horas. Sportv e no Combate transmitem o card na íntegra, a partir das 20h.
MMA / Foto: Divulgação
A luta principal coloca frente a frente duas das melhores lutadoras da categoria em um duelo Rio x São Paulo. A fluminense Brena Cardozo encara a paulista Queila Braga, ambas classificadas à semifinal após vitórias por decisão unânime.
Do outro lado da chave, o destino promoveu um reencontro digno de cinema. Com a saída da baiana Layze Cerqueira, que não bateu o peso da categoria, Leidiane Fernandes assumiu a vaga e terá pela frente Yasmin Guimarães, em uma revanche 100% carioca. No primeiro duelo entre elas, em julho, Yasmin venceu por decisão dividida, na luta mais equilibrada da fase inicial.
MMA / Foto: Divulgação
As vencedoras carimbam o passaporte para a grande finalíssima, marcada para 25 de outubro, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A campeã levará para casa meio milhão de reais, a maior premiação já paga na história do MMA brasileiro.
O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, enalteceu a importância histórica da edição: “Estamos diante de um grande momento para o MMA nacional. As semifinais do Fight do Milhão representam a força das mulheres no esporte”, destacou. “Agradeço ao deputado federal Dr. Victor Linhalis, ao prefeito Arnaldinho Borgo, ao governador Renato Casagrande e ao secretário de Esportes Anadelso Pereira por acreditarem no esporte como ferramenta de inclusão social. Vila Velha abraçou o Jungle Fight e esse apoio é fundamental para fazermos história.”
O deputado federal Dr. Victor Linhalis ressaltou o papel de união do evento: “Jungle Fight é união. E, mais uma vez, nosso prefeito Arnaldinho Borgo está abrindo as portas de Vila Velha para o maior evento de MMA da América Latina, através de emenda parlamentar, para oferecer este show de altíssimo nível para as famílias capixabas”.
Já o prefeito Arnaldinho Borgo convocou o público: “Amanhã Vila Velha vai pegar fogo aqui na Arena Tartarugão. Venham. Em 2023 foi lindo e desta vez não será diferente. É guerra, é selva, é Jungle Fight”.
Por fim, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira, destacou a relevância para o município: “É uma grande satisfação receber o maior evento de MMA da América Latina. A realização desta edição do Jungle Fight consolida Vila Velha como a cidade do esporte. Nosso compromisso é valorizar o esporte em todas as suas modalidades, e o MMA projeta o município e a carreira dos nossos atletas para o Brasil e o mundo”.
Confira abaixo o card completo do evento:
57kg: Brena Cardozo (RJ) x Queila Braga (SP)
57kg: Yasmin Guimarães (RJ) x Leidiane Fernandes (RJ)
120kg: Abner Ferreira (ES) x Geraldo Rodrigues (MG)
120kg: André Miranda (BA) x Hyago Vieira Silva (RJ)
77kg: Yuri Santos (ES) x Caio Fernandes Cocão (ES)
66kg: Hamyrez Oliveira (ES) x Geovani Barbosa (RN)
61kg: João Vitor Pereira (MG) x Emerson do Amaral (PA)
57kg: Frank Bispo (ES) x Luiz Henrique da Silva (RJ)
84kg: Allef Magrão (ES) x Gustavo Guilherme Rocha (MG)
66kg: Dennis de Oliveira (ES) x João Victor Oliveira (BA)
77kg: Reynaldo Paes (ES) x Igor Delesposte Zanuncio (ES)
70kg: João André Luna (ES) x Kaue Araújo dos Santos (MT)
61kg: Mathias Melgaço Guedes (ES) x Danilo Teixeira (RJ

Vila Velha recebe o maior evento de MMA da América Latina / Foto: Reprodução – Redes Sociais
________________________________________________________
* Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Esporte e Lazer – Conteúdo
* Foto/Destaque: Crédito – Jaqueline Da Hora / PMVV
-
SAÚDE6 dias atrás
Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrás
Nova embarcação entra em operação e amplia capacidade do Sistema Aquaviário
-
ESPORTES6 dias atrás
Acontece neste sábado (20), em Vila Velha, o maior evento de MMA da América Latina
-
Política5 dias atrás
Em novembro a União de Vereadores do Brasil realizará encontro em Conceição da Barra
-
Esportes / Futebol5 dias atrás
Fluminense com time misto bate o Vitória no Campeonato Brasileiro
-
Evento Esportivo4 dias atrás
Luna Hardman fecha com chave de ouro o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro
-
Esportes / Futebol4 dias atrás
Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã
-
Política / Eleições5 dias atrás
Prefeito e vice, de Pedro Canário, são multados por gasto excessivo em campanha