VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Competição

Campeonato de Xadrez reúne centenas de enxadristas em Vitória

Publicados

ESPORTES

Jovens, crianças e adultos disputaram partidas que demonstraram que o xadrez capixaba é forte e competitivo, apesar de todas as dificuldades e falta de apoio

 A Federação Capixaba de Xadrez Escolar (FCHESS) realizou mais um torneio em que reuniu dezenas de enxadristas. De acordo com o presidente da entidade, Paulo Cesar Vieira, foram 60 estudantes e 31 adultos que estiveram mostrando todo o seu talento e aprendizado desse esporte milenar, no Shopping Unique, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. As partidas aconteceram nas categorias Sub 10, 12, 14, 16 e 18, além da categoria máster.

O evento, que aconteceu no último sábado (1º), movimentou um grande público que acompanhou atento o desenrolar das partidas admirando o talento e a capacidade de execução de estratégias demonstrando preparo, estudo e conhecimento dos participantes desse esporte importante na formação do caráter e desenvolvimento intelectual.

Durante as partidas se apresentaram talentos como Aquiles David, de 10 anos, que estuda as táticas e estratégias para se tornar “um grande mestre do xadrez”. Seus pais enfatizam que o filho é estudioso na escola e no xadrez e que ele incentiva os colegas a participarem dos eventos esportivos de xadrez. Em tempo: Aquiles é bilíngue, é mole?!

Leia Também:  Vereador de Vitória é preso pela Polícia Federal

 

Na categoria adulto, o destaque é o enxadrista Rogério Zanon da Silveira, outro campeão que começou ainda adolescente e conquistou alguns campeonatos. Para ele, o xadrez ajuda até nas escolhas e no seu desenvolvimento profissional, usando a disciplina, o estudo, a dedicação e determinação, o que contribui para a realização de tarefas e desempenho profissional.

Outro campeão é o professor de História, Ailton dos Santos, que também é vice-presidente da Federação Capixaba de Xadrez Escolar. Venceu campeonatos e até foi ao exterior com enxadristas nacionais para torneios importantes. O xadrez entrou na vida do Ailton através de um desafio que fez com um professor, ainda no ensino médio. Era ruim em Matemática, mas se tornou craque no xadrez e venceu o desafio sendo bom em Matemática. Craque duas vezes, mas acabou estudando História e deseja um dia entrar no Instituto Rio Branco para ingressar na carreira diplomática.

Vários troféus e medalhas foram entregues aos que mais se destacaram no torneio promovido pela FCHESS, no Shopping Unique. Todos foram unânimes em afirmar que o evento foi um exemplo de organização; um sucesso!

Leia Também:  Autor de dois gols, Bruno Mezenga prega respeito ao Palmeiras após vitória do Água Santa

Para o próximo ano, segundo Paulo Vieira, a Federação – que já existe há cinco anos com sede no município de Serra – pretende realizar um Circuito Estadual com eventos nos municípios do interior e também um em Vitória com a presença do Grande Mestre brasileiro, Mequinho. Ainda está na fase embrionária, mas a possibilidade da presença do famoso mestre é real. Vieira lembra que Vitória era referência no xadrez e na cidade grandes torneios eram realizados, mas por problemas fora da alçada lógica e do bom senso, acabou ficando para trás e os grandes eventos migraram para outros estados.

Uma opinião muito comum entre todos os que se preocupam com a educação, é na defesa do xadrez como disciplina nas escolas, podendo ser inserida nas aulas de Educação Física.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Secretaria de Esporte abre 216 vagas em sete modalidades na Região 5

Publicados

em

Por Jaqueline da Hora* – Vila Velha / ES

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha criou o Projeto Multiesporte, que está ofertando 216 vagas em aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas para crianças e jovens de 5 a 17 anos, em bairros da Região 5, que compreende a Grande Terra Vermelha.

Estão sendo ofertadas aulas gratuitas de futebol de campo, futsal, basquete, capoeira, jiu-jítsu, kickboxing e taekwendo. As aulas são realizadas em quadras poliesportivas, praças, campos de futebol e escolas, ocupando espaços públicos para incentivar a prática esportiva desde a infância.

Inscrições

Para participar das aulas, os pais dos alunos devem preencher, no dia e horário da aula, uma ficha no local, além de apresentar comprovante de regularidade escolar, carteira de identidade ou certidão de nascimento.  Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o whatsapp  (27) 99950-3782.

“O esporte ensina respeito às regras, trabalho em equipe e resolução de conflitos, habilidades essenciais para a vida em sociedade. É uma poderosa ferramenta de educação, saúde e cidadania, ajudando crianças e adolescentes a crescerem mais saudáveis, equilibrados e preparados para a vida. Crianças que praticam esportes têm melhor autocontrole, empatia e confiança”, relatou o secretário de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira.

Leia Também:  Nova dinastia: favorita e renovada, seleção dos EUA busca o tricampeonato consecutivo

Confira os dias, horários e locais das aulas
 
Basquete – de 9 a 15 anos (20 vagas)
Terças e quintas-feiras, das 9 às 10 horas
Local: Quadra Poliesportiva de Jabaeté – Rua Quarenta e Oito, s/nº.
 
Capoeira  – de 9 a 14 anos (20 vagas)
Segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas
Local: Umef Prefeito Vasco Alves – Avenida Seis, s/nº, Jabaeté.
 
Futebol de campo – 7 a 15 anos (25 vagas)
Segundas e quartas-feiras,  das 8 às 10 horas e das 15h30 às 17h30
Local: Campo do Normilhão – Avenida N, 233 – Normília da Cunha Santos.
 
Futebol de campo (20 vagas)
Segundas e quartas-feiras
De 7 a 9 anos, das 7h30 às 9 horas
De 11 a 14 anos, das 16 às 17h30
Local: Campo de Morada da Barra – Rua José do Patrocínio.

Futsal – De 5 a 14 anos (60 vagas)
Terças e quintas-feiras, das 16 às 18 horas
Local: Quadra da 1° etapa – Avenida França, s/n, Jabaeté.
 
Jiu-jítsu – De 8 a 14 anos (6 vagas)
Segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas
Local: Praça de Riviera da Barra – Avenida Vitória, s/nº (em cima do Corujão Lanches).
 
Taekwendo – De 7 a 14 anos (15 vagas)
Terças e quintas-feiras, das 19 às 20 horas
Local: Praça de Riviera da Barra – Avenida Vitória, s/nº (em cima do Corujão Lanches).
 
Taekwendo – De 5 e 6 anos (30 vagas)
Terças e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30
Local: Umei Diretora Belycarlla Rodrigues Juniar – Rua Machado de Assis, s/nº, Cidade da Barra.
 
Taekwendo – de 7 a 15 anos (10 vagas)
Terças e quintas-feiras, das 19 às 20 horas
Local: Primeira Igreja Batista em Santa Paula (PIBASP) – Rua Santa Leopoldina, 269, Santa Paula II.
 
Kickboxing – De 9  a 14 anos (10 vagas)
Terças e sextas-feiras, das 18 às 19 horas
Local: Avenida Álvares de Azevedo,  458, próximo à rotatória de Riviera da Barra.

Leia Também:  Vitória perde em casa para o Athletic pelo Campeonato Brasileiro da Série D

________________________________________________________

* Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Esporte e Lazer – Conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / PMVV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA