Prefeitura / Concurso Público
Prefeitura vai abrir concurso este ano para a Guarda Civil Municipal
CIDADES
Vitória – ES
O ano de 2024 vai ser marcado por mais um avanço na segurança pública da capital. A Guarda Civil Municipal de Vitória ganhará um reforço no efetivo mediante a abertura de concurso público. 
“Assinamos o contrato com a instituição que realizará o certame e, em breve, abriremos as inscrições da prova que selecionará os futuros Guardas Civis da capital. Esta é mais uma das grandes realizações na segurança feitas pela nossa gestão. Ao longo destes três anos, promovemos a valorização integral e o fortalecimento da categoria com novos Planos de Cargos, Carreira e Vencimento e atualizamos o Estatuto da Guarda Civil Municipal”, pontuou o prefeito, Lorenzo Pazolini.
O edital do concurso deverá ser lançado até março, mas já é possível afirmar que os candidatos deverão ter, no máximo, 30 anos e altura de, no mínimo, 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Serão abertas 100 vagas e a banca da seleção será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Esta é mais uma medida estruturante para a Segurança Pública Municipal que dá melhores condições e maior operacionalidade para nossa Guarda”, destacou Amarilio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.
Com 20 anos de existência, a instituição possui 427 agentes e atua tanto na ostensividade quanto na segurança viária da cidade. “O efetivo aguarda ansiosamente por essa nova turma, que vem para somar e ampliar o serviço de qualidade que vem prestando no município”, completou a comandante da Guarda Municipal, Dayse Barbosa.
—–
* Com informações PMV – Glacieri Carraretto / Fotos: Divulgação / Reprodução
CIDADES
Vitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada
Vitória / ES
A capital capixaba registrou um avanço histórico no acesso à água tratada. De acordo com os levantamentos comparativos do Instituto Trata Brasil (Ranking do Saneamento, ano-base 2023), divulgados na última semana. Enquanto em 2018 a capital capixaba ocupava a 17ª posição, em 2025 ela atingiu o 1º lugar entre as capitais brasileiras com melhor índice de acesso à água tratada.
A evolução confirma o impacto da política pública de saneamento executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). “O salto não é circunstancial: é resultado de planejamento, execução contínua de obras, modernização de estruturas e avanço tecnológico”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud. Em 2023, ano-base do ranking, a Cesan investiu R$ 12,6 milhões em água.
Em 2024, esse valor avançou para R$ 32,4 milhões, consolidando uma curva de crescimento que indica potencial de posicionamento ainda melhor em edições futuras do ranking. Esse movimento vem acompanhado de uma agenda de projetos estruturantes, que fortalecerão ainda mais a resiliência hídrica não só na capital, mas em toda a região metropolitana: a construção da Barragem dos Imigrantes, o novo reservatório de água de São Benedito, o uso de métodos não destrutivos no combate a vazamentos e a parceria público-privada do esgotamento sanitário, que elevará a eficiência operacional e a cobertura de coleta e tratamento.
“Esse resultado não é por acaso. É fruto de decisão estratégica, planejamento de longo prazo e investimentos contínuos. Estamos trabalhando para garantir segurança hídrica, ampliar a cobertura e avançar rumo à universalização também dos serviços de esgoto no Espírito Santo. Vitória alcançou o 1º lugar, mas o nosso compromisso é avançar em todo o Estado”, enfatizou o presidente.
Munir Abud destacou ainda que Vitória se consolida, assim, como uma das capitais mais bem preparadas para enfrentar os desafios de demanda hídrica crescente e adaptação às mudanças climáticas, e o Espírito Santo reafirma sua posição de vanguarda no saneamento brasileiro.
_______________________________
* Fonte: Cesan
* Foto/Destaque: Reprodução / Cesan
-
EVENTOS4 dias atrásCinema capixaba realiza oficina exclusiva para pessoas trans, travestis e não binárias
-
Brasil / Segurança7 dias atrás“Bunker do crime”: Cláudio Castro culpa decisões judiciais por refúgio de líderes no RJ
-
SEGURANÇA4 dias atrásFamília e amigos se despedem de mulher morta com tiro na cabeça na Linha Amarela
-
Brasil / Segurança6 dias atrásGovernadores de direita anunciam “Consórcio da Paz” após megaoperação no Rio
-
BRASIL5 dias atrásPesquisa indica que aprovação de Castro subiu após megaoperação no RJ
-
Política / Eleições4 dias atrásLíder no ranking de violência policial, Bahia pode dar dor de cabeça a Lula em 2026
-
CIDADES4 dias atrásPraça dos Namorados agora conta com espaço dedicado aos pets
-
Esportes / Futebol4 dias atrásVasco perde para o São Paulo e não aproveita chance de encostar no G-6 do Brasileiro