VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Defesa Civil de Alagoas prevê surgimento de uma cratera de 300 metros na capital

Publicados

CIDADES

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, informou que o ritmo de velocidade de afundamento da mina 18 teve redução nessa sexta-feira (1º).

Maceió / AL

“Continuamos em alerta, mas vimos que deu uma amenizada, reduziu a velocidade de afundamento, assim temos mais tempo para agir”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, que não informou de quanto foi essa redução.

O órgão reforça que as pessoas não devem transitar pela região até que novas recomendações sejam feitas. A estimativa divulgada na última quinta-feira (30) era a de que a mina iria colapsar no início da manhã dessa sexta, o que não ocorreu. A situação permanecia sem alterações.

Cratera

Com o calapso da mina, a Defesa Civil prevê o surgimento de uma cratera de até 300 metros. A previsão era que o solo se abrisse no começo da manhã dessa sexta-feira (1º), o que não ocorreu, mas isso é “questão de tempo”, segundo técnicos.

Em 48 horas, foi registrado um afundamento de 1 metro e 6 centímetros do solo. Antes, esse afundamento vinha sendo de 50 cm por dia. O aumento de 3 cm para cada 24 horas foi considerado uma aceleração da movimentação.

Leia Também:  Prefeitos compromissados em servir à população se mobilizaram para enfrentar as chuvas torrenciais que caíram na Grande Vitória

Esse afundamento do solo é provocado por causa de uma das minas de sal-gema da indústria petroquímica Braskem. Elas criaram espécies de “ocos” no subterrâneo, que foram preenchidos com um líquido em vazamento. Esses túneis foram construídos desde 1994.

Por conta do risco imediato de colapso, houve a proibição da navegação na Lagoa Mundaú, mas não há risco de tsunami, conforme informou o tenente-coronel Moisés Melo, do Corpo de Bombeiros. Porém, ele alerta sobre o afundamento: “É só questão de tempo”.

No momento do colapso, são previstos tremores de terra na região, mas isso não deve provocar estragos nas construções ao redor, segundo as autoridades.

————————–

* Com informações Gazeta de Alagoas – Regina Carvalho

* Foto/Crédito: Ailton Cruz

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vitória conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante em Transparência e Governança

Publicados

em

Por Tarcísio Costa* – Vitória / ES

A Prefeitura de Vitória reafirma sua posição de liderança em gestão pública transparente ao conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante em Qualidade e Transparência Pública. A premiação foi anunciada nesta quarta-feira (10) pelo movimento Espírito Santo em Ação, em parceria com a Transparência Capixaba, durante a divulgação do ranking estadual que avalia os 78 municípios capixabas.

Criado em 2023, o levantamento tem como objetivo reconhecer as cidades que mais se destacam na divulgação de dados públicos e na adoção de práticas de governança. A classificação é dividida em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, sendo esta última a mais alta. Com a conquista, Vitória reafirma seu compromisso com uma gestão ética, transparente e voltada para o cidadão.

Além do destaque estadual, Vitória também obteve reconhecimento nacional em 2025 ao receber o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Essa distinção, anunciada no dia 8 de dezembro, é a mais elevada do programa e posiciona a Capital entre as melhores práticas de governança pública do país.

Leia Também:  Projeto Vitória com Você chega a Jardim Camburi neste sábado (21) com muitas novidades

Outro resultado expressivo foi a manutenção da primeira colocação no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, divulgado em outubro. Vitória alcançou nota máxima (100 pontos) tanto na avaliação geral quanto no índice específico da área da saúde, consolidando-se como referência estadual. O estudo foi realizado pela Transparência Capixaba, em parceria com o Movimento ES em Ação e apoio técnico da Transparência Internacional Brasil.

A metodologia do ranking considera critérios rigorosos, como transparência ativa, gestão fiscal, licitações e contratos, obras públicas, integridade, comunicação e participação social. Esses indicadores refletem o compromisso da administração municipal com práticas que garantem acesso à informação e fortalecem a confiança da população na gestão pública.

Para a Prefeitura de Vitória, os resultados representam mais do que prêmios: são a confirmação de uma política contínua de governança baseada em responsabilidade, inovação e participação social. A transparência é um dos pilares da administração, que busca assegurar que cada cidadão tenha acesso às informações de forma clara e segura.

Com essas conquistas, Vitória se consolida como exemplo de boas práticas no Espírito Santo e no Brasil, reforçando sua posição como uma cidade que valoriza a ética, a eficiência e a proximidade com a sociedade.

Leia Também:  Moradores de Santa Leopoldina pedem ao governo estadual melhorias em estrada

 ————————————-

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destaque: Crédito – Jansen Lube
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA