VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Esporte / Educação / Lazer

APA de Conceição da Barra alia esporte e preservação ambiental

Publicados

CIDADES

Conceição da Barra / ES

O esporte é uma das formas da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB) promover a preservação ambiental. Só neste mês de fevereiro, a Unidade de Conservação, sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), foi palco de dois eventos esportivos que uniram atividade física e de conscientização ambiental.

A unidade recebeu, nos dias 02 e 09 de fevereiro, respectivamente, a 1ª etapa da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike (MTB) e a 1ª etapa da Copa Norte Capixaba de Corrida de Rua. As competições reuniram atletas, entusiastas de esporte e visitantes, promovendo o contato direto com a natureza e destacando a importância da preservação local.

Na Copa Norte Capixaba de MTB, cerca de 200 ciclistas participaram da competição, enfrentando percursos desafiadores na APA. A categoria Sport percorreu 40 quilômetros, enquanto a categoria PRO encarou um trajeto de 50 quilômetros por trilhas na mata de restinga e estradas do interior da área.

Já a corrida de rua contou com 730 inscritos. A largada aconteceu em frente ao Centro Tamar, com percursos de 5 e 10 quilômetros para adultos, além de trajetos adaptados para crianças, variando de 40 a 200 metros, conforme a faixa etária.

Orientação e informações sobre o Meio Ambiente / Foto: Divulgação Iema

Além das competições, os eventos incluíram ações de educação ambiental, como a “Trilha do Sagui”, um percurso guiado por monitores que apresentou aos participantes a biodiversidade da restinga. Também foram realizadas atividades sobre a importância das áreas protegidas na conservação da fauna e flora.

Leia Também:  Novo parque na praia de Camburi será inaugurado no aniversário de Vitória

Para o gestor da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, Gilcimar Pereira, as iniciativas reforçaram o compromisso com a valorização dos recursos naturais. “Essas competições acontecem em um cenário privilegiado, dentro de uma unidade de conservação fundamental para a biodiversidade local. Queremos que os participantes vivenciem esse contato com a natureza e compreendam a importância da preservação ambiental”, destacou.

————————————————————————————————————————-

* Informações do Iema / Assessoria de Comunicação – Conteúdo
* Foto/Destaque: Ciclistas no Calçadão da orla de Conceição da Barra / Divulgação / Iema

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicados

em

Por Michelle Moretti*

Vitória / ES

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Justiça não vê dano ambiental em obra na mansão de Neymar no RJ

Peterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Fotos: Leo Duarte / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA