Economia
Fábrica chinesa firma acordo para se instalar no Espírito Santo
Economia
A fábrica GWM vai construir seus veículos no município de Aracruz
Foi assinada nesta quarta-feira (14) entre o Governo do Espírito Santo e a Great Wall Motors (GWM) um Termo de Compromisso com a finalidade de implantação de uma indústria de produção de veículos. O governador Renato Casagrande (PSB) foi quem fez o anúncio e, na oportunidade, confirmou que o município de Aracruz vai receber a fábrica. Para ele,a chegada da montadora fortalece a economia capixaba, gera empregos mais qualificados e atrai novos fornecedores do setor automotivo.
“A GWM assumiu o compromisso de instalar uma indústria de automóveis aqui em Aracruz. Para nós, é uma notícia importante, que consolida o momento de oportunidades que o Espírito Santo vive”, afirmou.
O governador ressaltou ainda que a parceria amplia uma relação já existente. A GWM mantém forte atuação logística no Estado por meio dos portos capixabas, pelos quais importou mais de 45 mil veículos somente em 2025, reforçando a relevância do Espírito Santo no mapa automotivo nacional.
Casagrande informou que o vice-governador Ricardo Ferraço está na China e participou das tratativas finais junto ao fundador da empresa, Jack Wei. “Esse investimento fortalece a economia local, gera oportunidades e ajuda a realizar um sonho antigo dos capixabas: ter uma indústria de automóveis instalada no Estado”, concluiu.
——————————————-
- Fonte: Governo do ES
- Foto Destacada: Reprodução
Economia
Deputado Gandini é o autor da lei que proíbe cobrança de material escolar de uso coletivo
A lei impede que escolas cobrem materiais como papel higiênico, álcool em gel, sabonete e copos descartáveis, além de artigos usados na área administrativa, como pincéis para lousa, grampeadores e tintas de impressora
As escolas começaram a divulgar as listas de materiais escolares com a proximidade do início das aulas que acontecem dia 4 de fevereiro. Os pais e responsáveis devem estar atentos porque tem a Lei n° 11.751/2022, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), que proibe a inclusão de itens de uso coletivo na lista de material escolar. A legislação abrange tanto instituições privadas quanto públicas no Espírito Santo.

De acordo com a lei, impede que escolas cobrem materiais como papel higiênico, álcool em gel, sabonete e copos descartáveis, além de artigos usados na área administrativa, como pincéis para lousa, grampeadores e tintas de impressora. Esses custos já devem estar embutidos nas mensalidades ou no orçamento público, conforme o caso.
Gandini destacou que o objetivo é aliviar o orçamento familiar e promover o acesso à educação com mais equidade. “A cobrança de itens coletivos onera desnecessariamente as famílias, que já lidam com muitas despesas no início do ano”, enfatizou o parlamentar, que é membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e um dos mais propositivos do Legislativo capixaba.
Além disso, a legislação proíbe a prática comum de indicar marcas específicas ou locais de compra de materiais, garantindo liberdade de escolha aos pais. Para quem tiver dúvidas ou encontrar itens irregulares na lista, o ideal é formalizar a reclamação por escrito junto à escola. Persistindo o problema, o Procon-ES (www.procon.es.gov.br)
deve ser acionado para tomar as providências cabíveis.
A lei estabelece penalidades baseadas no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), incluindo sanções e multas para as instituições que descumprirem a norma. A fiscalização ativa e a denúncia são ferramentas importantes para garantir que a regra seja respeitada.
Com a nova medida, o deputado Gandini reforça que mais acessibilidade e menos gastos “tornam a educação um direito efetivamente acessível a todos”.
————————————————
- Fonte: Assessoria do Deputado
* Foto Destacada: Crédito – Gleberson Nascimento
-
CIDADES4 dias atrásTrânsito caótico no centro de São Mateus
-
GERAL5 dias atrásTarifa do Transcol foi reajustada de 4,8% passando de 4,90 para 5,10
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás“O Agente Secreto” leva o Globo de Ouro 2026, mas perde como melhor filme
-
BRASIL4 dias atrásFraude no INSS: Advogado pede a prisão preventiva de Lulinha
-
GERAL6 dias atrásAtriz de Cheias de Charme morre aos 48 anos
-
CIDADES4 dias atrásVitória lidera ranking de abertura de empresas no Sudeste
-
BRASIL4 dias atrásNavio-hospital chinês atracado no Rio levanta questionamentos do Cremerj sobre atendimentos médicos
-
CIDADES5 dias atrásVitória é a melhor cidade para visitar no ES