Luto na Música Brasileira
Morre Hermeto Pascoal, músico e multi-instrumentista, aos 89 anos
Famosos

Artista estava internado no hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de agosto, com quadro de fibrose pulmonar
O músico Hermeto Pascoal morreu, na noite deste sábado (13/9), aos 89 anos. O artista estava internado no hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de agosto com quadro de fibrose pulmonar.
O artista deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. A morte foi anunciada no perfil do Hermeto no Instagram. De acordo com a publicação, o músico “fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”.
diz a publicação. Confira
Em nota, o Hospital Samaritano Barra detalhou a internação do artista. “O compositor deu entrada no hospital no dia 30 de agosto para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar. A despeito de todo suporte terapêutico , o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos”, diz a nota do hospital.
Trajetória marcada por talento e sucesso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/O/v/Gmu5I9Q3qdyOE2NNYBzw/saveclip.app-548496109-18477583984073752-676903638739610242-n.jpg)
Morre Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista brasileiro, aos 89 anos / Foto: Divulgação
Nascido em Lagoa da Canoa em 1936, o alagoano Hermeto era compositor, instrumentista e tocava acordeão, flauta, saxofone, piano, entre outros instrumentos. Recebeu o apelido de “Bruxo”, pelo talento que o permitia transformar qualquer barulho de objeto ou som inusitado em uma melodia marcante.
Hermeto fundou o Quarteto Novo e colaborou com ícones do jazz como Miles Davis. A prolífica produção musical, estimada em milhares de composições, reflete a criatividade inesgotável do compositor. Reconhecido internacionalmente, ele ganhou prêmios Grammy e até virou nome de rosa e de uma nova espécie de árvore.

Hermeto Pascoal: o ‘Bruxo’ da música brasileira e universal / Foto: BBC News Brasil
Hermeto foi três vezes vencedor do Grammy Latino e recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard School, da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.
Em maio de 2023, ao ser homenageado com o mais alto título da escola de ensino superior Julliard, em Nova Iorque, Hermeto foi apresentado pelo trompetista Miles Davis, um dos maiores nomes da história do jazz. Miles nomeou o brasileiro como “o músico mais impressionante do mundo”.
Na entrega do título, o trompetista Wynton Marsalis também prestou homenagem ao brasileiro. “Um artista que mescla diversos instrumentos clássicos, mas também toca em xícaras de chá, objetos não reconhecidos, tudo aquilo que tocasse sua imaginação” disse o trompetista.
Jornalista fala sobre o artista
“Lembro-me quando em uma das vezes que jogava futebol no ginásio da PUC-RJ, como fazia todos os sábados, conheci o Hermeto Pascoal. Atrás de uma das balizas, era estendida uma rede para que a bola não atingisse o palco, que ficava atrás do gol. Hermeto ensaiava para o show que aconteceria à noite. Após a partida fui até ele e tive a oportunidade de saber como ele tirava o som dqueles instrumentos e um pouco da sua história, pois só o conhecia de nome, mas não a sua música. Além do som, a sua figura nos chamou a atenção. Esse fato aconteceu nos anos 70, quando eu era um simples estudante, mas já sabia apreciar os maiores talentos brasileiros”. Depoimento do jornalista Paulo Borges.
_______________________________________
* Com informações da mídia
* Foto/Destaque: crédito – Rudi Bodanese / Divulgação

Famosos
Michel Teló revela compra de avião e detalha conquista de patrimônio milionário

Cantor sonha pilotar e diz que vai tirar brevê: “Thaís disse que tudo bem”
Vocês não viu na rede social, mas Michel Teló acaba de comprar um avião. O cantor, avesso a ostentação, numa tinha imaginado adquirir um, como faz quase todo cantor sertanejo que fica milionário, mas mudou de ideia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/E/X/JoHKg4TQulZvl2LEVTLw/telo5.jpg)
A fazenda de Michel Teló no Pantanal — Foto: Reprodução/ Instagram
Antes, Teló costumava dizer que o dinheiro economizado durante dez anos com voo comercial, ao invés do particular, daria para comprar uma fazenda gigante. Hoje, dono de três, ele se deu esse luxo.
“Atualmente me permito mais conforto e uma maior qualidade de vida. Já estou pensando em tirar o brevê. Tenho o sonho de pilotar. Já falei com a Thaís (Fersoza, sua mulher) e ela disse tudo bem”, disse o cantor em entrevista ao canal de Andre Piunti, no YouTube.
Michel Teló falou também sobre seu patrimônio milionário e revelou alguns segredos dessa conquista, aos 44 anos. O cantor, que já disse não viver mais só da música, é dono de três fazendas: uma em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e outra no Pantanal, ambas para a criação de gado, além da que tem em Minas Gerais onde planta Mogno Africano.
“Meu pensamento sempre foi de diversificar os negócios. Parte do meu patrimônio vem dos imóveis que compramos para alugar e também do fundo de investimento. Tem também as fazendas. Compro boi desde que comecei na carreira. Nunca fui de esbanjar. Meu pensamento sempre foi gastar a metade que eu ganho. O restante é para investimento”, detalhou.
————————————————–
- Reprodução – Jornal Extra
- Fotos: Reprodução / Instagram
-
GERAL7 dias atrás
Mulher morre carbonizada durante incêndio em casa em São Mateus
-
Justiça6 dias atrás
Ministro Fux vota pela absolvição do ex-presidente Bolsonaro de todos os crimes
-
Economia6 dias atrás
Safra de café no Espírito Santo deve crescer 23% em 2025
-
CIDADES6 dias atrás
Realizado em Vitória o 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
-
EVENTOS6 dias atrás
Feira de mulheres empreendedoras oferece serviços de saúde e programação cultural, sexta (12)
-
CIDADES3 dias atrás
Deputado Gandini cobra solução para esgoto irregular no Córrego Camburi
-
EVENTOS6 dias atrás
26º Encob 2025 discute fortalecimento de Comitês de Bacias
-
EVENTOS2 dias atrás
São Mateus celebra 481 anos com grandes atrações